VALORIZAÇÃO DA CIÊNCIA

Promovido junto a evento da UnB na temática, atividade contou com palestrantes de diversas nacionalidades que expuseram suas pesquisas

“Não temos inovação sem produção de conhecimento nas áreas básicas de pesquisa”, afirmou a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter (em destaque) durante a abertura do Colóquio. Imagem: Reprodução

 

Oportunizar que estudantes de graduação e pós-graduação exponham trabalhos e socializem experiências na área da psicologia escolar é proposta de dois eventos conjuntos promovidos Laboratório de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de Brasília nesta semana. A abertura do XIII Colóquio de Psicologia Escolar da UnB e do IV Colóquio Internacional de Psicologia Escolar ocorreu nesta quinta-feira (28), com transmissão pelo canal do evento no YouTube.

 

Esta é a segunda edição do Colóquio da UnB a ser realizada totalmente on-line, em função da pandemia do novo coronavírus. Com programação até esta sexta-feira (29), evento teve 85 trabalhos apresentados e contou com palestras de acadêmicos brasileiros, portugueses e estadunidenses. 

 

A psicologia escolar é o campo relacionado à educação que objetiva tornar o ambiente de aprendizado o mais adequado possível, proporcionando um melhor espaço não só para alunos que apresentam dificuldades, mas para todos os estudantes. Em 2021, o debate nesta área do conhecimento se mostra ainda mais importante devido às celebrações do centenário de Paulo Freire, educador cujas ideias receberam influência da psicologia.

 

>> Confira: Legado de Paulo Freire pulsa nas páginas da revista Darcy

 

À frente da organização do evento, a professora Claisy Marinho declarou que “o Colóquio é um evento de anúncio de esperança na transformação e na justiça social”.

 

Dentre os assuntos abordados, estiveram a identificação e o desenvolvimento da superdotação produtiva-criativa, a democratização do ensino superior e a identificação precoce de alunos em risco de não ter êxito no primeiro ciclo do ensino básico. Mesas-redondas também trouxe à tona temas como psicologia escolar e antirracismo, impacto da covid-19 e capacitismo.

 

“Eventos como este trazem para o nosso meio a vanguarda da produção de conhecimento na área”, observou o decano de Pós-Graduação, Lúcio Rennó, durante a abertura.

 

Já a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, afirma que o Colóquio reforçou o papel dos cientistas e que o campo colocou em foco temas relevantes no momento. “O debate da psicologia escolar traz luz a questões de saúde mental e educação e é um ato de resistência”, defendeu. Segundo ela, também é importante que os estudantes que participam desse tipo de atividade reconheçam a importância de seu papel na continuidade de projetos de ciência e tecnologia no Brasil.

 

O EVENTO  Neste ano, o Colóquio teve cerca de 1.100 participantes e contou com lançamento de livros, seis conferências e mais de 40 mesas-redondas. A programação completa pode ser conferida aqui, e todas as atividades realizadas estão disponíveis no canal do evento no YouTube.

 

O Colóquio nasceu em 2009, da articulação teórica-prática da disciplina Psicologia Escolar, ofertada pelo Instituto de Psicologia (IP/UnB) e ministrada pela professora Claisy Marinho, organizadora do evento. Desde 2013, a reunião passou a ter abrangência nacional.

 

Foi em 2018, porém, por ocasião da celebração do 10º aniversário do Colóquio, que o Laboratório de Psicologia Escolar buscou a internacionalização, realizando o evento na Universidade do Minho, em Portugal e repetindo a dose no ano seguinte, com parceiros da Espanha e Moçambique.

  

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.

 

Leia também:

>> Reitoria lamenta morte do professor Geraldo Brindeiro

>> CAD discute minuta sobre retorno ao trabalho presencial

>> Trabalhando para uma Universidade melhor

>> Divulgado o resultado da terceira etapa do PAS

>> Reitoria discute retorno ao trabalho presencial com ADUnB e Sintfub

>> UnB promove iniciativas em alusão ao Outubro Rosa, mês da prevenção do câncer de mama

>> Faculdade UnB Ceilândia e Hospital Universitário desenvolvem técnica para identificar variante de covid-19

>> Pesquisa social recolhe informações para planejamento do retorno às atividades presenciais na UnB

>> Exposição on-line detalha tradições do povo Bororo

>> Legado de Paulo Freire pulsa nas páginas da Darcy

>> Reitoria discute retorno ao trabalho presencial com diretores

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.