As professoras Maria Inês Conceição e Fabrícia Borges tomaram posse, nesta terça-feira (22), como diretora e vice-diretora do Instituto de Psicologia (IP) para o quadriênio 2020-2024. Eleitas pela comunidade do IP, as docentes sucedem a gestão de Wânia de Souza e Cláudio Torres como diretora e vice-diretor. A cerimônia e assinatura do termo de posse foram realizadas virtualmente, em atenção às recomendações de distanciamento social ensejadas pela pandemia de covid-19.
"Quero reafirmar meu compromisso com o posto [de diretora] declarando minha defesa à oferta de qualidade no ensino, meu baluarte na luta em prol dos interesses institucionais e minha garantia de que os interesses econômicos, políticos ou narcísicos não irão se sobrepor à vida e à garantia da segurança da comunidade enquanto estivermos na direção do IP", declarou Maria Inês Conceição em sua primeira fala como diretora.
A colega de gestão, Fabrícia Borges, lembrou que são muitas as pessoas da comunidade "a olhar e a cuidar". Ela espera que os próximos anos sejam tanto de cuidado quanto para fomentar novas ideias. Fabrícia reconheceu ainda o trabalho da gestão anterior e o empenho dos ex-diretores em propiciar uma transição tranquila.
O papel do Instituto de Psicologia e seu protagonismo frente a iniciativas de saúde mental, que deram apoio e trouxeram alívio à comunidade universitária durante a corrente pandemia de covid-19, foi fortemente lembrado pela reitora Márcia Abrahão. "O IP sempre deu suporte e seu pessoal tem sido incansável em dar apoio a esses projetos", disse. Ela comentou que a gestão anterior foi muito atuante e parabenizou a nova diretoria, ressaltando, por experiência própria, as dificuldades que vêm antes das conquistas dos gestores à frente de institutos.
Tanto Wânia Souza quanto Carlos Torres agradeceram o apoio da administração superior durante o período em que estiveram na gestão. A ex-diretora ainda estendeu seu agradecimento aos servidores, estudantes e integrantes de estruturas do Instituto, como o Centro Acadêmico de Psicologia, as chefias de departamento, o Programa de Educação Tutorial (PET/PSI) e a Praxis, empresa júnior.
PERFIS – Nova diretora do IP, a psicóloga Maria Inês Gandolfo Conceição fez mestrado e doutorado na Universidade de Brasília, tendo sido professora visitante em universidades fora do Brasil por duas vezes e acumulando quatro estágios pós-doutorais. Ela atua na linha de pesquisa Processos Interacionais no contexto do casal, da família, do grupo e da comunidade.
Tem ainda experiência na área de psicologia clínica, com ênfase em saúde, processos grupais e de comunicação, atuando principalmente com os temas de uso de drogas; adolescentes em conflito com a lei; métodos qualitativos em pesquisa; narrativas em saúde; violência; inclusão social; psicodrama e sociodrama; prevenção e promoção à saúde; e reabilitação.
Já a vice-diretora, a psicóloga Fabrícia Teixeira Borges, concentra sua área de estudo na psicologia do desenvolvimento humano, com especial interesse nos temas identidade de professores; experiência entre estética e arte; e construção de si a partir das diversidades sociais. Com mestrado e doutorado pela Universidade de Brasília, ela também estuda cinema e desenvolvimento; ensino a distância; mídias e cultura audiovisual; tendo três estágios pós-doutorais que também refletem essas áreas de interesse.
Leia também:
>> CAD aprova nova resolução sobre trabalho remoto
>> Faculdade UnB Ceilândia tem nova direção
>> Selo Pesquisa, Inovação e Ousadia da Editora UnB tem mais 18 novos títulos
>> Em carta, reitora agradece parceria e união
>> Cepe aprova resolução com regras para o próximo semestre
>> Revista Darcy traz reflexão aprofundada sobre a pandemia
>> Desenvolvido na UnB, unicórnio brasileiro tem potencial para revolucionar agronegócio
>> Universidade de Brasília divulga editais de abertura do Programa de Avaliação Seriada
>> Grupo de pesquisa da Faculdade de Direito atua como 'amigo da corte' em sessão no STF
>> Professora da Universidade de Brasília é eleita para a Academia Brasileira de Ciência
>> Ouvidoria da Universidade de Brasília é reconhecida por seu aprimoramento constante
>> Biblioteca Central disponibiliza serviço de digitalização de obras físicas do acervo
>> Livro de professor da UnB com análise sobre desigualdade racial e acesso à renda é premiado
>> Jornal-laboratório da Faculdade de Comunicação completa 50 anos
>> Iniciada segunda rodada da pesquisa social com a comunidade acadêmica acerca do semestre remoto
>> UnB manterá aulas em modo remoto no próximo semestre
>> UnB tem 25 pesquisadores entre os mais influentes do mundo
>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus