UnB 60 ANOS

O evento será realizado de forma híbrida entre os dias 24 e 30 de julho de 2022, na Universidade. Os valores neste ano foram reduzidos

Evento acontece de forma híbrida, com atividades remotas e presencias – estas nos quatro campi: Darcy Ribeiro (foto), Ceilândia, Gama e Planaltina. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

A 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) segue com inscrições abertas. O evento será realizado de 24 a 30 de julho e terá como tema Ciência, independência e soberania nacional, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna. Esta edição acontecerá de forma híbrida, com atividades virtuais e presenciais, nos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB): Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.

 

A realização da 74ª RA na UnB é uma das grandes atividades da Universidade, à qual se une à SBPC, para a comemoração de seus 60 anos. O evento é aberto a todos.

 

Com conferências, mesas-redondas, webminicursos, painéis e sessões de bate-papo, a programação foi preparada com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência no Brasil. Entre os temas que serão debatidos nas conferências estão A literatura inspirada em estruturas matemáticas, A luta pela opinião no processo de independência, A visão da ciência no enfrentamento da pandemia e o futuro da saúde no Brasil, entre outros.

 

Entre alguns dos assuntos discutidos nas mesas-redondas estão Darcy Ribeiro e as universidades, Doenças raras no Brasil, Educação fundamental, Antes e o depois da BNCC, Inteligência artificial e jornalismo, entre outros.

 

60 anos da UnB e suas lutas, O caso Cancelier, 40 anos do Proantar são alguns dos temas das sessões especiais.

 

O evento contará também com atrações como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), além da SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação e a SBPC Inovação. De forma experimental, a SBPC levará à UnB atividades do programa SBPC vai à Escola, destinadas aos estudantes e professores da educação básica.

 

O evento se encerra com o Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.

 

>> Confira a programação preliminar e participe!

 

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.

 

Leia também:

>> Revista Traços destaca os 60 anos da Universidade de Brasília

>> Universidade sem muros

>> Decano do DEG traz esclarecimentos sobre início das aulas presenciais, em 6 de junho

>> Equipe da Universidade de Brasília disputa final em evento nacional de negociação

>> Tempo de agir

>> Consuni aprova primeiro regimento interno da BCE

>> UnB oferta atividades esportivas e de lazer nas férias

>> Faculdade de Planaltina comemora 16 anos

>> UnB concede título de Doutor Honoris Causa ao ativista Ailton Krenak

>> É necessário ressignificar

>> Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento visita UnB

>> Mércia Pinto torna-se professora emérita da UnB

>> Japão quer fortalecer laços acadêmicos e culturais com a UnB

>> UnB publica resultado de transferência facultativa e portador de diploma de ensino superior

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave