UnBTV

Programa de entrevistas da TV universitária convidou o professor da FCE Wildo Navegantes para repercutir a escalada da doença em 2022

O Distrito Federal registrou aumento de mais de 500% nos casos de dengue de janeiro a abril deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021. Mas o pico da doença estava previsto para este mês de maio. A UnBTV entrevistou o professor de epidemiologia da Faculdade UnB Ceilândia (FCE) Wildo Navegantes, que atribuiu o aumento, entre outros motivos, ao foco no combate à pandemia de covid-19.

“Nós ainda estamos passando pelo período da pandemia de covid-19 e provavelmente as condições que favorecem não só o crescimento do mosquito, mas que viabilizam a doença, não mudaram”, reitera o pesquisador. O professor da FCE reforça que as medidas de prevenção ao mosquito vetor da dengue, como não deixar água parada e ter boa estrutura de saneamento básico, são fundamentais para o combate à doença.

Navegantes destaca que o aumento de casos no DF não é homogêneo. “Tem lugares de maior susceptibilidade, que acumulam questões estratégicas e importantes que favorecem o risco de adoecimento.” Para resolver o problema dessas localidades, o professor recomenda que sejam realizadas políticas públicas de saneamento básico e a educação da sociedade. “Na Estrutural, por exemplo, as pessoas coletam e guardam, em suas próprias casas, resíduos de lixo para depois vender.”

Ele ressalta que as instituições de pesquisa, sobretudo as instituições públicas, são fundamentais para a solução de problemas de saúde pública. “Historicamente, no Brasil e no mundo, as soluções relacionadas aos problemas de saúde pública, sejam eles mais marginalizados, como as doenças negligenciadas, que afetam algumas regiões mais vulneráveis, e também grandes soluções necessárias, como para a covid-19, são feitas por instituições terminantemente públicas. É com investimento público que você induz ciência, que você induz resoluções”, afirma Wildo Navegantes.

SOBRE – A UnBTV é o canal de televisão da Universidade de Brasília. UnBTV Entrevista é o programa de entrevistas sobre temas diversos de interesse da comunidade acadêmica. Os episódios podem ser conferidos no canal da UnBTV no YouTube.

Confira no UnBTV Entrevista:

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB, com informações da UnBTV.