FAU

Programa de entrevistas da UnBTV convidou para uma conversa o doutorando José Airton Costa Júnior, que catalogou e expôs o acervo do arquiteto carioca

Estudante de pós-graduação da FAU foi convidado da TV universitária no programa UnBTV Entrevista. Imagem: Reprodução

 

O arquiteto carioca Sérgio Rodrigues ganhou fama mundial na área de design de móveis ao defender que este deveria refletir a cultura local. Entre as décadas de 1960 e 1970, ele foi responsável por conceber parte do mobiliário moderno que iria ocupar a Universidade de Brasília. O pesquisador da UnB José Airton Costa Júnior decidiu catalogar e expor esse acervo.

 

“O que me fez expor e catalogar esses móveis foi a preocupação com a preservação de um patrimônio que não é muito valorizado porque ele faz parte do dia a dia da Universidade”, destacou Airton Costa Júnior, mestre e doutorando na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), ao programa UnBTV Entrevista. Ele realiza a pesquisa e a catalogação de móveis da UnB desde o período em que cursava o mestrado.

 

Às vésperas de inaugurar a Universidade de Brasília, Darcy Ribeiro entrou em contato com o Sérgio Rodrigues, encomendando alguns móveis para decorar o auditório Dois Candangos. Rodrigues, na época, estava trabalhando junto com o arquiteto Oscar Niemeyer para mobilhar o Catetinho, a primeira residência oficial de Juscelino Kubitschek.

 

Airton destaca que, devido às limitações tecnológicas da época, Sérgio Rodrigues teve de desenhar móveis mais leves. “O Sérgio mistura o aço com a madeira e com o couro, o que era uma tentativa de ‘driblar’ a falta de mão de obra.” Para o pesquisador, essa junção de materiais diferentes foi inovadora. “Ele juntava tudo isso para criar um móvel diferente dos feitos à época, com características coloniais que utilizavam só a madeira.”

 

A UnB possui muitos móveis pelo campus Darcy Ribeiro que não foram catalogados, e alguns se perderam com o decorrer do tempo. O pesquisador relata que uma das maiores dificuldades em catalogar os objetos históricos é a mudança destes do local onde se iniciou a pesquisa. “Os móveis são móveis, então eles não ficam muito tempo no mesmo lugar. Acaba que você faz uma pesquisa para saber onde esses móveis estão, mas um mês depois eles já não estão ali.”

 

A pesquisa de Airton Costa Júnior rendeu, além da memória histórica dos móveis e da exposição do acervo, um livro. Nele, além das obras catalogadas, há depoimentos de pessoas que trabalharam com o Sérgio Rodrigues. O livro Sergio Rodrigues e o Mobiliário Moderno da Universidade de Brasília, homônimo da exposição, foi lançado no dia 18 de março, e a mostra ficou disponível para visitação até 31 de março, no Museu de Arte de Brasília (MAB).

 

SOBRE – A UnBTV é o canal de televisão da Universidade de Brasília. UnBTV Entrevista é o programa de entrevistas sobre temas diversos de interesse da comunidade acadêmica. Os episódios podem ser conferidos no canal da UnBTV no YouTube.

 

Confira no UnBTV Entrevista o diálogo com José Airton Costa Júnior:




*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB, com informações da UnBTV

 

Leia também:

>> UnB instala Câmara de Direitos Humanos

>> Primeiro aluno surdo-cego ingressa em mestrado da Universidade de Brasília

>> UnB e Exército assinam aditivo de cooperação para serviços gráficos

>> Semana Universitária será presencial e começa em agosto

>> UnB entrega ao Exército ferramentas de avaliação psicológica de militares

>> Personalidades relatam experiências marcantes vividas na UnB

>> Inscrições da 74ª Reunião Anual da SBPC seguem abertas

>> Revista Traços destaca os 60 anos da Universidade de Brasília

>> Universidade sem muros

>> Decano do DEG traz esclarecimentos sobre início das aulas presenciais, em 6 de junho

>> Equipe da Universidade de Brasília disputa final em evento nacional de negociação

>> Tempo de agir

>> Consuni aprova primeiro regimento interno da BCE

>> UnB oferta atividades esportivas e de lazer nas férias

>> Faculdade de Planaltina comemora 16 anos

>> UnB concede título de Doutor Honoris Causa ao ativista Ailton Krenak

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.