CULTURA

Parte do acervo da UnB está disponível para apreciação a céu aberto em diferentes pontos

Sob campo de tensão, da estudante de Artes Visuais Marilu Cerqueira, completa quatro anos na Universidade: “Acredito que a obra ainda tem algo a dizer”, comenta a artista. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

O retorno às atividades presenciais na Universidade de Brasília, no dia 6 de junho, trará a oportunidade de um reencontro não apenas entre a comunidade acadêmica, mas também com intervenções artísticas memoráveis espalhadas pelos diferentes espaços da instituição. No campus Darcy Ribeiro, uma breve caminhada desde a L3 Norte até as áreas verdes e os prédios das unidades acadêmicas e administrativas pode revelar este variado acervo de arte. Entre as obras, uma chama bastante atenção: trata-se de um grande meteoro, suspenso do solo por cabos de aço fixos a dois postes de alta tensão, levemente inclinados.

 

Intitulada Sob campo de tensão, a arte, encontrada em frente à Faculdade de Educação, acaba de ser reinstalada pela estudante de Artes Visuais do Instituto de Artes (IdA) da UnB e autora, Marilu Cerqueira (53), após ter se desprendido dos cabos de aço. A instalação ganhou notoriedade em 2018, quando foi exibida pela primeira vez no trecho que margeia a via L3 Norte. “A gente está vivendo em um mundo tão louco que as pessoas acreditaram realmente que caiu um meteoro de verdade aqui no campus”, lembra a artista, que se diverte com os comentários sobre a obra e as diferentes impressões que ela causa em quem passa pelo local.

 

Marilu conta que um documentário sobre a instalação está sendo produzido com previsão de lançamento ainda este semestre. Além de mostrar o processo de criação, o filme trará depoimentos de pessoas que tiveram contato com a instalação. “É um caso de site specific art, em que o lugar faz parte da elaboração da obra”, explica. Neste caso, um espaço amplo da Universidade, sem interferência de prédios ou casas, que pode ser acessado a pé, de bicicleta ou carro, localizado próximo a uma barreira eletrônica de controle de velocidade.

 

Com aproximadamente 2 m de diâmetro e 150 kg, o meteoro é feito de espuma de poliuretano misturada com pedras e, em seu interior, está contido todo o lixo produzido pela própria artista durante a execução da obra, como pedaços de pincéis velhos e restos de jornais. Os postes de alta tensão foram doados pela antiga Companhia Energética de Brasília (CEB), que ajudou a instalá-los em 2018. “Eram postes que estavam no depósito e não podiam ser aproveitados”, destaca.

 

Agora a obra ganhou reforço na base, nova pintura e foi reerguida com a ajuda da Prefeitura da UnB. “Não sei se, por causa do vento, a pedra virou e acabou encostando no chão com o desgaste natural dos cabos de aço”, conta Marilu. “É um trabalho bastante pesado manter a instalação, mas acredito que ela ainda tem uma mensagem a passar, já que vivemos um momento político de muita tensão”, diz.

 

Primeira instalação contemporânea com essas dimensões a ser montada no campus Darcy Ribeiro, Sob campo de tensão foi criada na disciplina Escultura 2, ministrada pelo professor Miguel Simão. A arte está na lista de obras a serem avaliadas por uma comissão especializada para compor o catálogo do acervo artístico da UnB. A obra acaba de completar quatro anos no campus, sem data para ser desmontada.

 

Marilu Cerqueira é formada em Comunicação Social, com mestrado em Artes e Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). Ingressou no Instituto de Artes (IdA) em 2014, como portadora de diploma de curso superior. “Cheguei a Brasília e senti a necessidade de interagir com a cidade. Além de conhecer gente nova, o curso de Artes Visuais na UnB me permitiu explorar outras linguagens artísticas para além da minha área de atuação, que é a fotografia”, conta. Parte de seu trabalho como fotógrafa foi exibido, em 2016, no Museu Nacional da República, em Brasília, na mostra Murmuro Bè Afrik, que traz registros seus na República Centro-Africana.

 

Para Marilu, a arte tem a importância de estimular a imaginação, provocar, tocar as pessoas de alguma forma, especialmente pessoas comuns, que não são especialistas e estão fora do circuito das artes. “Se a arte consegue tirar uma pessoa da rotina, causar espanto, mudar o humor, estimular a imaginação e a reflexão, ou transformar as ideias de alguém, nem que seja por alguns segundos, ela já está cumprindo o seu papel”, acredita a artista.

Acervo artístico está espalhado em diferentes localidades do campus Darcy Ribeiro. Clique na imagem para ampliá-la e conferir o mapa em detalhes. Arte: Secom UnB

 

MUSEU A CÉU ABERTO – Aqueles que se dispuserem a caminhar pelo campus Darcy Ribeiro poderão se deparar com outras obras de arte, a maioria delas doadas à Universidade de Brasília pelos próprios artistas. Parte das peças estão em áreas externas, nos gramados e jardins, e integradas à arquitetura, caso de esculturas e azulejarias.

 

>> Confira imagem com um panorama das obras

 

Entre elas, estão esculturas de Bruno Giorgi, Victor Brecheret e Alfredo Ceschiatti, artistas emblemáticos do modernismo brasileiro. No IdA, no prédio Oficinas Especiais, o caminhante estará diante do painel de azulejos de Athos Bulcão, outro ícone do modernismo.

 

Obras contemporâneas também estão espalhadas pelo campus. Feita de bronze em tamanho natural, a estátua de John Lennon (1984) pode ser vista ao lado do Restaurante Universitário. A obra foi doada em 1995 à Universidade de Brasília pela artista Ivna Duvivier, por sugestão do urbanista Lucio Costa. Em frente ao RU, há ainda um mosaico em homenagem à memória do estudante Honestino Guimarães, desaparecido durante a ditadura militar. 

 

Na Reitoria, o visitante irá se deparar com a obra em madeira Olho o verde vejo o azul (1997), de Jayme Golubov. O artista é também o autor do mural de azulejos instalado, em 1998, no Posto Ecológico da UnB. Jayme Golubov foi professor de Arquitetura na UnB.

 

Em frente à Faculdade de Educação, está a obra em ferro Monumento à cultura (1965), de Bruno Giorgi. Ainda na FE, pode-se apreciar a Índia Bartira (1952), de Victor Brecheret, escultura em bronze sobre pedestal de granito que foi adquirida por Darcy Ribeiro, em 1962, para compor o conjunto cultural da faculdade.

 

Parte do acervo da Biblioteca Central (BCE) da UnB, a estátua Minerva (1963), de Alfredo Ceschiatti, pode ser vista no saguão do prédio. Ao lado da BCE, repousa o busto de Simón Bolívar, o libertador das Américas. Já na Faculdade de Direito, estão os bustos dos juristas Aureliano Cândido Tavares Bastos, Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda e Carlos Álvares da Silva Campos.

 

O primeiro esforço de catalogação das obras de arte do campus aconteceu em 1997. Quase dez anos depois, houve uma segunda iniciativa com a criação da Comissão de Preservação do Patrimônio Artístico da UnB. A atividade deu início a um trabalho de sistematização e conservação dos bens artísticos da Universidade e resultou na publicação do livro Acervo de arte, em 2014, pela Editora UnB. O exemplar traz uma seleção de obras representativas do acervo. 

 

Leia também:

>> UnB instala Câmara de Direitos Humanos

>> Pesquisa cataloga móveis da UnB desenhados por Sérgio Rodrigues

>> Primeiro aluno surdocego ingressa em mestrado da Universidade de Brasília

>> UnB e Exército assinam aditivo de cooperação para serviços gráficos

>> Semana Universitária será presencial e começa em agosto

>> UnB entrega ao Exército ferramentas de avaliação psicológica de militares

>> Personalidades relatam experiências marcantes vividas na UnB

>> Inscrições da 74ª Reunião Anual da SBPC seguem abertas

>> Revista Traços destaca os 60 anos da Universidade de Brasília

>> Universidade sem muros

>> Decano do DEG traz esclarecimentos sobre início das aulas presenciais, em 6 de junho

>> Equipe da Universidade de Brasília disputa final em evento nacional de negociação

>> Tempo de agir

>> Consuni aprova primeiro regimento interno da BCE

>> UnB oferta atividades esportivas e de lazer nas férias

>> Faculdade de Planaltina comemora 16 anos

>> UnB concede título de Doutor Honoris Causa ao ativista Ailton Krenak

>> É necessário ressignificar

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.