60 ANOS

Estudante Bárbara Lopes venceu concurso promovido pela Embaixada da Irlanda nos 100 anos do livro de James Joyce

Intervenção artística foi realizada por estudante da UnB selecionada em concurso cultural promovido pela Embaixada e pelo Consulado-Geral da Irlanda em São Paulo. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

A reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, e o embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy, inauguraram na manhã de sexta-feira (24) mural no Instituto de Artes (IdA) em homenagem aos 100 anos do romance Ulysses, de James Joyce. A obra foi realizada pela estudante Bárbara Lopes, vencedora do concurso cultural Ulysses 100 pelos olhos brasileiros.

A Embaixada e o Consulado-Geral da Irlanda em São Paulo estabeleceram parceria com 18 universidades por todo o Brasil para que fosse concebida uma interpretação visual de cada um dos 18 capítulos do livro, marco da literatura mundial. À UnB coube o capítulo 9, Cila e Caríbdis, agora estampado visualmente em uma das paredes externas do Instituto de Artes.

Em sua segunda graduação na UnB, Bárbara Lopes agradeceu aos professores que a ajudaram a "desvendar palavras" e compreender os detalhes de uma narrativa bastante complexa. "Conhecia o livro por ser muito famoso, mas nunca tinha lido. E comecei por um capítulo que não é o primeiro", contou a estudante em vídeo enviado para a cerimônia de inauguração.

Reitora Márcia Abrahão e embaixador da Irlanda, Séan Hoy, inauguraram o mural no IdA. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

O embaixador Séan Hoy chamou atenção para a diversidade de interpretações que os estudantes brasileiros fizeram do clássico literário. "A Irlanda entregou essa obra-prima ao mundo há 100 anos. E agora temos de volta obras-primas nas universidades brasileiras com olhares muito interessantes", ressaltou. Ele revelou também a intenção de juntar imagens dos trabalhos vencedores em livro comemorativo.

Ao lado do secretário de Assuntos Internacionais da UnB, Virgílio Pereira de Almeida, a reitora Márcia Abrahão parabenizou a iniciativa, que integra as comemorações dos 60 anos da Universidade.

A reitora também realçou a qualidade do trabalho apresentada pela graduanda Bárbara Lopes, com o suporte de professores tanto do IdA como do Instituto de Letras. "É mais um passo de internacionalização da UnB", disse.

Em 16 de junho, a Irlanda comemora o Bloomsday, especialmente dedicado a homenagear o protagonista do Ulysses, Leopold Bloom. A obra conta um dia na vida de Bloom e de outras personagens na cidade de Dublin, em 1904. Ao longo dos capítulos, James Joyce descreve dilemas e adversidades, numa narrativa experimental repleta de símbolos e referências, em linguagem que inventa palavras e dá novos sentidos a outras.