RETORNO SEGURO

Animação e ansiedade foram sentimentos que tomaram conta de calouros e veteranos, que voltaram à circular na UnB nesta segunda (6)

Após dois anos sem aulas presenciais, calouros e veteranos encontram-se no campus Darcy Ribeiro. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Nesta segunda-feira (6), a Universidade de Brasília abriu completamente as portas para a volta integral de todo o corpo acadêmico desde a suspensão das aulas presenciais, em março de 2020, devido à pandemia de covid-19. Além de ser a primeira vez nos campi para muitos estudantes que ingressaram na Universidade neste semestre, o momento também foi de estreia na presencialidade para milhares de alunos que iniciaram a graduação e a pós-graduação de 2020 até agora.

É o caso de David Herbert de Souza Brito, de 19 anos, acadêmico do curso de Engenharia da Computação e natural de Correntina, na Bahia. Ele ingressou na UnB em 2020 e, após quatro semestres de ensino remoto, pôde finalmente conhecer a instituição em que estuda. “Eu estava ansioso, sem brincadeira. São dois anos – quatro semestres – sentado sozinho na cadeira, agora eu quero aproveitar ao máximo, principalmente as disciplinas práticas”, relata.

David mudou-se para Brasília há apenas dois dias e foi para o campus Darcy Ribeiro de imediato, mesmo não havendo aula no período. A intenção era conhecer o ambiente universitário e confraternizar com outros alunos. “Uma das coisas principais da faculdade é a relação interpessoal, para mim não vale muito a pena entrar e não conhecer ninguém.”

Para David Brito, a maior vontade era ter contato presencial com os alunos e professores. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Outro estudante que esperou muito para retornar à vida acadêmica presencial foi Valdeir Mendes, de 21 anos, discente de Publicidade e Propaganda. Valdeir inicia agora o quinto semestre do curso e conseguiu ter somente uma semana de aulas presenciais antes da deflagração da pandemia.

Para ele, agora o momento é de readaptação da rotina: “é um misto de emoções e ansiedade, espero muito que [as aulas] se mantenham presenciais. Por enquanto, vou me adaptar a esse novo cotidiano de ônibus e estudos”.

Foi o momento também de conhecer os amigos que só via de forma on-line. “Estou encontrando com meus colegas de classe depois de dois anos, e é bom e diferente estar reunido com todos aqui, e não só pela tela do computador”, compartilha Valdir.

“Estou chegando hoje à UnB e sentindo muita felicidade. Eu quis desde criança esse curso e tem sido incrível, eu estava ansiosa por esse momento”, relata Júlia Boaventura, após sair de sua primeira aula. Caloura de Psicologia, ela inicia sua vida acadêmica de forma presencial e conta que esse fato foi essencial. “Para mim, era muito importante ter contato com pessoas. Eu gosto muito dessa troca, claro, tomando os cuidados.”

A volta aos campi também oportunizou aos estudantes o acesso a serviços essenciais, agora retomados completamente, como os restaurantes universitários (RUs), a Biblioteca Central (BCE) e as setoriais. Além destes, outros serviços de acolhimento e apoio acadêmico estão disponíveis à comunidade.

CUIDADOS SANITÁRIOS – Quem circulou pelo prédio do Instituto Central de Ciências (ICC), no campus Darcy Ribeiro, observou não somente o intenso movimento, mas também os cuidados da comunidade acadêmica para evitar a propagação da covid-19. A adesão ao uso de máscara se mostrou positiva neste primeiro dia de grande movimentação na Universidade.

Medidas de biossegurança também vêm sendo adotadas pela instituição para que a retomada presencial ocorra de forma segura. Dispensadores de álcool em gel e cartazes com orientações sobre a covid-19 estão espalhados em diversos pontos do edifício. Entre as recomendações para reduzir a disseminação do coronavírus, destacam-se o uso de máscara e a vacinação completa, com todas as doses oferecidas. Um protocolo de notificações de casos ou suspeitas de covid-19 identificados em sala de aula também foi elaborado para estudantes e docentes.

BOAS-VINDAS – O início do semestre está com uma extensa programação para receber todos os alunos de volta à Universidade. Atividades culturais, educativas, físicas, de acolhimento e para conhecer os espaços acadêmicos estão sendo ofertadas nos quatro campi da instituição até o dia 22 de junho. Nesta data, a UnB promove sua tradicional aula inaugural #InspiraUnB, às 16h, no Centro Comunitário Athos Bulcão. Desta vez, a atividade será ministrada pela professora do Instituto de Ciência Política Flávia Biroli, que discutirá o tema Mulheres, desigualdades de gênero e desafios para a democracia no Brasil.