RECEPÇÃO

Eventos on-line de boas-vindas permitiram aos discentes conhecerem serviços e outras iniciativas acadêmicas

Lives estão disponíveis no canal da UnBTV no YouTube. Arte: Luisa Reis/Secom UnB

 

A Comissão de Boas-Vindas aos Calouros realizou, nos dias 8 e 9 de fevereiro, duas lives com gestores da UnB para orientar e tirar algumas dúvidas dos estudantes em relação ao início do segundo semestre letivo de 2020. As atividades foram transmitidas no canal da UnBTV no YouTube, por onde os discentes puderam enviar, via chat, perguntas sobre o assunto. Nesses dois dias, eles foram introduzidos aos principais serviços acadêmicos oferecidos pelos decanatos, editais, projetos e informações importantes a quem acabou de ingressar na instituição.

 

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As perguntas foram respondidas pelos decanos de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira; de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio; de Pós-Graduação, Lúcio Rennó; e de Extensão, Olgamir Amancia. Letícia Leite, diretora do Centro de Educação a Distância (Cead), e Jacir Bordim, secretário de Tecnologia da Informação, também participaram do encontro virtual.  

 

A primeira live aconteceu na segunda-feira (8) e contou com apresentações dos decanatos de Ensino de Graduação (DEG) e de Assuntos Comunitários (DAC), do Centro de Educação a Distância (Cead), da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA). Além de editais e serviços, os estudantes puderam conhecer ferramentas utilizadas nas atividades acadêmicas, como a plataforma Aprender, o e-mail institucional e o pacote Office 365.

 

Na terça-feira (9), segundo dia de live, foi a vez de saber mais sobre as atividades desempenhadas pelos decanatos de Extensão (DEX) e de Pós-Graduação (DPG), e outras pelo Cead, pela STI e pela SAA. Programas, projetos de extensão e ações de iniciação científica estiveram entre os assuntos abordados.

 

Mesmo com todas as informações disponibilizadas nas lives, os gestores reforçaram que os sites dos devidos setores podem ser acessados para que os discentes tirem suas dúvidas e encontrem contatos que possam auxiliar na resolução de possíveis problemas. Há, por exemplo, na página da STI, um FAQ com perguntas frequentes sobre questões como acesso ao e-mail institucional e problemas com os sistemas acadêmicos. No site de boas-vindas também é possível encontrar orientações detalhadas sobre o começo do segundo semestre de 2020.

 

>> Acesse o tira-dúvidas sobre o início do semestre

 

Confira abaixo as principais perguntas respondidas pelos gestores, além da íntegra das lives:

 

>> Live do dia 08/02:

 

O calouro pode trancar ou retirar disciplinas e até quando?

Henrique Soares, chefe do Serviço de Cursos, Currículos e Ofertas da SAA: Em um semestre normal, o calouro não pode trancar, mas excepcionalmente em razão da pandemia, ele pode, sim, realizar o trancamento do semestre até o último dia do calendário letivo, ou seja, até o dia 22 de maio. O aluno pode fazer a solicitação de trancamento via peticionamento eletrônico, assim como pode solicitar a retirada de disciplinas.

 

Como o calouro fica sabendo quais disciplinas cursar, se por acaso tiver algum problema com a plataforma?

Henrique Soares, chefe do Serviço de Cursos, Currículos e Ofertas da SAA: O estudante, por meio do portal público ou do quadro, dentro do Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA), tem acesso à estrutura curricular do curso dele. Todos os calouros de ingresso primário já foram registrados nas disciplinas do primeiro semestre do curso.

 

Então, se ainda tiver algum aluno que é de ingresso primário e que não estiver matriculado, ele deve encaminhar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando qual curso está fazendo e que não foi matriculado em nenhuma disciplina. Nós vamos verificar o que pode estar acontecendo. Não é para ter nenhum aluno de ingresso primário sem matrícula nas disciplinas de primeiro semestre.

 

As aulas presenciais ainda voltam este ano? Nós realmente teremos três semestres letivos em 2021?

Diêgo Madureira, decano de Ensino de Graduação: Na verdade, essa é uma decisão que compete ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Essa é uma instância da Universidade que tem representantes de todas as unidades, dos setores e dos estudantes, e é quem toma as decisões da instituição. Ainda não foi definido o calendário dos próximos semestres, mas recomendo que, quem estiver a fim de saber em primeira mão, acompanhe as reuniões do Cepe. É só olhar o calendário de reuniões na página da UnB – elas são transmitidas pela UnBTV.

 

Não dá para saber se voltaremos à presencialidade em breve, porque vai depender da situação epidemiológica, mas nós temos a possibilidade, sim, de ter alguma presencialidade, se progredirmos para o que chamamos de etapa 2 do nosso plano institucional de retomada.

 

>> Relembre decisão do Cepe sobre o formato do 2°/2020

 

Assista à primeira live, realizada em 08/02:

 

>> Live do dia 09/02:

 

Como aproveitar disciplinas de outras universidades? Quando fazer isso? A matrícula extraordinária é obrigatória?

Henrique Soares, chefe do Serviço de Cursos, Currículos e Ofertas da SAA: O aproveitamento em disciplinas é feito também pelo peticionamento eletrônico. O aluno faz a solicitação, anexa a documentação que comprove os componentes que ele cursou na outra universidade, e a coordenação do curso vai fazer essa análise e identificar quais são as disciplinas que ele aproveita.

 

Com relação à matrícula extraordinária, ela não é obrigatória. O estudante que já estiver satisfeito com as disciplinas que ele conseguiu se matricular nas fases de matrícula ou de rematrícula não precisa participar dessa etapa de matrícula extraordinária.

 

O que fazer ao não conseguir acessar o Aprender?

Letícia Leite, diretora do Cead: Em qualquer situação relacionada ao acesso ao Aprender, os estudantes podem entrar no Fale Conosco do site do Cead e nossa equipe de atendimento tem todas as condições de auxiliar a recuperar senha e a fazer o primeiro login. Caso não exista o usuário na plataforma, como ocorre com alunos especiais que ainda estão se matriculando, nós estamos processando essas matrículas. Pode ser que eles não estejam no Aprender, então tudo isso nós conseguimos resolver via atendimento on-line.

 

Após o término da graduação, o aluno perde o acesso ao e-mail institucional e ao OneDrive?

Jacir Bordim, secretário da STI: Enquanto o aluno estiver vinculado à Universidade, ele tem acesso. No momento em que ele perde o vínculo, nós damos um prazo para que ele faça a transferência dos dados das plataformas. O prazo é, normalmente, de 30 dias após a perda do vínculo.

 

Assista à segunda live, realizada em 09/02:

 

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