COVID-19

Epidemiologistas da Sala de Situação alertam que vacina não é motivo para afrouxar medidas de controle e prevenção no cenário atual


Epidemiologistas da Sala de Situação da Universidade de Brasília (SDS/FS) reforçam que ainda é preciso manter as medidas de biossegurança, mesmo com a aplicação das vacinas. Imagem: Divulgação

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertou que a nova cepa de Manaus (AM), variante do novo coronavírus (Sars-Cov-2), já foi identificada em oito países: Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Alemanha, Coreia do Sul e Irlanda. Além de circular em outros continentes, a variante, nomeada de P.1, também já está em São Paulo (SP) e foi detectada em pessoas que tinham histórico de viagem ou residência em Manaus.

 

Provavelmente, segundo especialistas, a nova cepa já está por todo o país. Sabe-se pouco sobre ela. Inclusive, há dúvidas se ela compromete a eficácia das vacinas adotadas atualmente no Brasil. Portanto, epidemiologistas da Sala de Situação da Universidade de Brasília (SDS/FS) reforçam que ainda é preciso manter as medidas de biossegurança, mesmo com a aplicação das vacinas. Para evitar a circulação do vírus, deve-se manter o isolamento social. Alertam também que o Brasil precisa fortalecer a vigilância genômica de vírus.

 

De acordo com o epidemiologista e coordenador da SDS, Jonas Brant, devido ao pequeno número de sequenciamento de cepas virais no Brasil (o que indica as possíveis mutações no material genético do vírus e suas características), não é possível, de fato, concluir que a nova cepa já se espalhou pelo país. Ele acredita, porém, que, provavelmente, a P.1 circule em grande número no território nacional. Segundo Brant, um fator que explica essa hipótese é que a malha de transporte no Brasil tem funcionado normalmente, sem estratégia de contenção.

 

SEMELHANÇAS – Baseados em estudos já comprovados na Inglaterra, especialistas acreditam ser possível que o comportamento da variante lá existente, com maior transmissibilidade, seja semelhante ao comportamento da cepa brasileira. Assim, a P.1, somada a outros fatores, como a fragilidade do sistema de saúde do Amazonas, teria fortalecido o colapso em Manaus.

Epidemiologista e coordenador da SDS, Jonas Brant, acredita que, provavelmente, a variante P.1 circule em grande número no território nacional. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

“As mutações ocorrem na mesma direção, com alterações na proteína Spike – responsável por ligar o vírus às células humanas. Na Inglaterra, após alguns meses do surgimento da variante, a grande maioria dos casos que começaram a dominar o país era da nova cepa”, explica o coordenador da SDS/UnB.

 

O epidemiologista esclarece que essas mutações são naturais e ocorrem quando o vírus se multiplica e provoca pequenas alterações no seu código genético. Segundo Brant, alguns tipos de vírus têm capacidade maior de mutar, então, sofrem um número maior de modificações genéticas. A maioria são deletérias, ou seja, acabam matando o próprio vírus, pois o tornam inviável. Algumas, como as que têm sido detectadas, no entanto, mantêm esse vírus em circulação e podem facilitar a forma com que ele se transmite.

 

“É por isso que elas são preocupantes. Precisamos fortalecer a vigilância genômica no Brasil, para chegar a um nível com possibilidades de acompanhar a evolução dos genes do vírus. Como nos países da Europa, e também nos Estados Unidos e na Austrália, por exemplo, que têm feito um acompanhamento muito mais ativo dessas mutações no novo coronavírus”, explica Jonas.

 

Para tentar evitar que o vírus sofra mutações, o ideal é fazer com que ele circule menos. Jonas Brant reforça que quanto menos ele infectar e quanto mais isoladas as pessoas infectadas ficarem, menor a chance de ocorrer a mutação. “Já foram descritas mutações importantes na Inglaterra, África do Sul e Brasil, por exemplo. Isso porque existe grande circulação do vírus em todos esses países. Dessa forma, há probabilidade que se tenha uma mutação viável para o vírus ganhar mais velocidade, mais letalidade e mais chances de infectar o ser humano”, reforça.

 

PREVENÇÃO E CONTROLE – Apesar da aplicação de vacinas contra o novo coronavírus no país, as medidas de prevenção e controle da covid-19 devem continuar, ainda mais com a nova cepa circulando. Os cuidados são os de sempre: uso de máscaras, distanciamento social, boa ventilação dos ambientes, higiene das mãos com sabão ou álcool 70% e não tocar o rosto sem prévia higienização das mãos.

 

“O grande desafio neste momento é chamar a atenção da população para manter as medidas de biossegurança no dia a dia. É bom frisar que quem não se infectou até agora é porque, por acaso, não entrou em contato com o vírus, mas se não adotar as medidas de biossegurança, a probabilidade de isso ocorrer é muito maior”, alerta o especialista.

 

>> Relembre: Sala de Situação da UnB ganha espaço no DF e no país no enfrentamento a epidemias 

O epidemiologista Jonas Brant explica que existe uma preocupação dos cientistas de que essas mutações façam com que a vacina não consiga produzir anticorpos para atingir o vírus. Foto: Jefferson Peixoto

 

VACINAS – A maior parte das vacinas de combate ao novo coronavírus são desenvolvidas contra a proteína Spike. O epidemiologista Jonas Brant explica, contudo, que existe uma preocupação dos cientistas de que essas mutações façam com que a vacina não consiga produzir anticorpos para atingir o vírus. As mudanças na proteína Spike seriam a tal ponto de escapar da vacina e, ao mesmo tempo, conseguir infectar seres humanos.

 

“Esperamos que isso não ocorra. Por enquanto, os estudos sugerem que elas não estão conseguindo mutar de forma a escapar da imunidade gerada pela vacina, mas são questões que precisamos monitorar com o tempo”, pontua.

 

Segundo o epidemiologista da SDS/UnB, no momento, os dados sugerem que as vacinas continuam efetivas contra o novo coronavírus, mesmo com as mutações. Mas ele lembra que, assim como ocorre com a vacina contra a influenza, que todo o ano muda sua composição, talvez este também seja o caso para a covid-19.

 

“Não é desenvolver uma nova vacina e, sim, mudar um pouco das partes do antígeno. No caso do novo coronavírus, a proteína do Spike, para que possamos garantir que a vacina continue eficiente. Porém, é muito cedo para nos preocuparmos em relação a essas medidas. O momento é de pesquisarmos e tentar garantir que as nossas equipes de vigilância possam monitorar o vírus circulante, bem como as pessoas imunizadas, para perceber alguma alteração na imunidade gerada pela vacina”, conclui Jonas Brant.

 

Leia também:

>> Em carta, reitora dá boas-vindas à comunidade universitária

>> Comissão de Boas-Vindas promove lives para recepcionar estudantes da UnB

>> HUB inaugura Laboratório de Diagnóstico Molecular

>> UnB deve implantar polo de extensão no Paranoá

>> UnB faz testes para reduzir mortandade de aves que colidem em fachadas envidraçadas

>> Iniciativa da Engenharia Florestal ganha premiação internacional

>> Inaugurado nesta segunda-feira (1º), Centro de Vivência abrigará quatro áreas administrativas da Universidade

>> Pesquisas da UnB são agraciadas no Prêmio Brasil de Economia

>> Restrição no acesso à água em regiões do DF dificulta o combate à covid-19, aponta projeto

>> UnB terá maior planta de geração de energia solar entre as universidades federais

>> Decanato de Ensino de Graduação traz orientações para o início do semestre

>> UnB adia provas do PAS 1 e 2 

>> Editais de auxílio alimentação e de apoio à inclusão digital recebem inscrições até 5 de fevereiro

>> Estudantes da UnB criam projeto que oferece aulas gratuitas para o PAS

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.