INFRAESTRUTURA

Entre os setores que ocuparão o novo prédio, está a Secretaria de Administração Acadêmica, que deixará o subsolo da Reitoria

O Centro de Vivência fica entre a entrada do ICC Sul e o Restaurante Universitário. A área que foi construída tem cerca de 1,6 mil metros quadrados, divididos em dois andares. O prédio seguiu todas as exigências legais no que diz respeito à acessibilidade. Foto: Raquel Aviani/ Secom UnB

 

"Hoje, estamos assistindo ao término de uma lenda. A lenda de que a SAA, um dia, deixaria o subsolo do prédio da Reitoria". Foi assim, com bom humor e um toque de emoção, que o secretário de Administração Acadêmica (SAA) da Universidade de Brasília, Júlio Garay, resumiu a importância da entrega do Centro de Vivência. O prédio, que ficou inacabado por anos, vai abrigar, além da SAA, a Ouvidoria, a Editora UnB e a Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (Deac/DAC).

 

Júlio foi o escolhido para representar os quatro setores durante a cerimônia de inauguração da obra, nesta segunda-feira (1º). "Desde que a Universidade passou a ter o direito de escolher seus dirigentes, pelo voto da comunidade, nós ouvimos de todos os reitores a promessa de um novo local para a SAA. Agora, vemos o cumprimento dessa promessa. Vamos sair do subsolo e ficar no térreo, ter uma outra visão da UnB", disse ele. 

"Seguiremos atuando para dar melhores condições de trabalho aos nossos servidores", disse a reitora Márcia Abrahão, durante a inauguração do prédio. Foto: Raquel Aviani/ Secom UnB

 

A reitora Márcia Abrahão também estava emocionada com a finalização da obra. "É um imenso prazer entregar mais um espaço de trabalho, porque isso aumenta a qualidade de vida dos nossos servidores", pontuou. "Também me sinto muito feliz de ter acabado com mais um dos 'esqueletos' da UnB, e esse ficava em frente a um dos principais prédios da Universidade", acrescentou.

 

O Centro de Vivência fica entre a entrada do ICC Sul e o Restaurante Universitário. A área que foi construída tem cerca de 1,6 mil metros quadrados, divididos em dois andares. O prédio seguiu todas as exigências legais no que diz respeito à acessibilidade. "Fizemos a licitação na modalidade RDC [Regime Diferenciado de Contratação] e obtivemos um desconto de cerca de 26%. Com isso, a obra custou R$ 1,9 milhão", detalhou a secretária de Infraestrutura, Helena Zanella. Mais tarde, a UnB precisou fazer um aditivo de R$ 135 mil para a construção de uma escada para rota de fuga, em caso de incêndio.

 

INTEGRAÇÃO – A diretora da Editora UnB (EDU), professora Germana Henriques Pereira, lembrou que a mudança de local de trabalho era uma antiga reivindicação dos servidores, que hoje trabalham no Edifício OK, no Setor Comercial Sul. "Com a mudança, estaremos mais próximos da Administração e também dos nossos autores, que são os pesquisadores e professores da UnB", destacou.

 

Para o professor Jonatas Maia da Costa, diretor da Deac/DAC, o novo local dará melhores condições de trabalho às equipes, sem perder a boa localização – atualmente, a Diretoria ocupa salas no ICC Sul. "É um espaço mais moderno e ventilado, que ainda permite contato próximo com os estudantes", frisou. A Deac é composta por três coordenações: a de Esporte e Lazer (CEL), a de Arte e Cultura (CoAC) e a de Organizações Comunitárias (COC).

 

A Ouvidoria, que atualmente ocupa um espaço no prédio da Biblioteca Central (BCE), também ocupará uma parte do edifício, no segundo andar. "Estamos muito felizes com a conquista. A mudança amplia a qualidade das condições de trabalho e o acesso aos serviços da Ouvidoria. O espaço é central e acessível a todos os públicos, ampliando, igualmente, as formas de atendimento e uma escuta acolhedora", pontuou a ouvidora da UnB, Ivoneide Brito.

 

A expectativa é que os setores possam fazer a mudança já nas próximas semanas. A administração ainda não tem destinação para as áreas que serão desocupadas. "Ainda vamos avaliar as necessidades de outros setores e o interesse institucional para tomar essa decisão. Mas, certamente, seguiremos atuando para dar melhores condições de trabalho aos nossos servidores", disse a reitora.

 

Leia também:

>> Pesquisas da UnB são agraciadas no Prêmio Brasil de Economia

>> Restrição no acesso à água em regiões do DF dificulta o combate à covid-19, aponta projeto

>> Decanato de Ensino de Graduação traz orientações para o início do semestre

>> UnB adia provas do PAS 1 e 2 

>> Universidade assina contrato para obra no Instituto de Geociências

>> UnB, Embrapa e Krilltech assinam acordo de propriedade intelectual

>> Nova decana de Administração pretende otimizar processos e investir na qualificação de técnicos

>> Grupo de pesquisa desenvolve ferramentas inéditas para aprimorar o SUS em Goiânia

>> Editais de auxílio alimentação e de apoio à inclusão digital recebem inscrições até 5 de fevereiro

>> Departamento de Matemática promove atividades da tradicional Escola de Verão

>> Disciplina alia ciência à busca pelo autoconhecimento

>> UnB disponibiliza ultracongeladores ao GDF

>> Estudantes da UnB criam projeto que oferece aulas gratuitas para o PAS

>> Especialistas comentam: as vacinas contra covid-19 são seguras?

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Cepe aprova resolução com regras para o próximo semestre

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.