A série publicada pela Secretaria de Comunicação (Secom) e pela UnBTV com os decanos da Universidade de Brasília segue com matéria sobre as perspectivas para a gestão da professora Rozana Naves à frente do Decanato de Administração (DAF). Escolhida para substituir a professora Maria Lucília dos Santos no novo mandato da reitora Márcia Abrahão, no quadriênio 2020-2024, a gestora reflete sobre iniciativas para alavancar o trabalho do decanato e desafios para os próximos anos.
Recém-empossada como titular do Decanato de Administração (DAF), Rozana Naves irá atuar para continuar no caminho já aberto pela decana anterior. "O carro-chefe da minha gestão será o planejamento. Para que possamos atuar cada vez mais forte no desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão, a área meio precisa contribuir ativamente para isso, e essa é a finalidade nesse primeiro momento", afirma.
Ex-diretora do Instituto de Letras (IL), a gestora faz parte do quadro da Universidade de Brasília desde 2006 e acredita que, no campo de gestão, sempre há muito o que ser feito. "Ao longo dos últimos quatro anos, a Universidade ganhou muito em termos de organização interna do decanato, mas ainda temos que aprimorar a relação com projetos acadêmicos de pesquisa e inovação", defende.
>> Leia mais: Consuni aprova indicação de novos decanos para gestão 2020-2024
A continuidade da simplificação de processos também estará presente na gestão de Naves, principalmente frente ao cenário de recuperação econômica da pandemia no país. A gestora acredita que o orçamento será possivelmente ainda menor e que será preciso agilidade nos processos de compra e contratação de serviços para a retomada presencial, quando for o momento – ainda não há data prevista.
CAPACITAÇÃO – Para que o DAF possa assumir o papel proativo que a gestora propõe, haverá incentivo à participação de técnicos do decanato em iniciativas que possam capacitá-los para fazer parte de projetos.
"O DAF é um decanato muito especializado, em razão da natureza muito dinâmica dos normativos e sistemas com que atua. Essa foi uma ação da gestão anterior que pretendemos ampliar", acrescenta a decana. Ela pretende associar a capacitação com a possibilidade de os servidores participarem de projetos. Isso deve acontecer sempre que houver interface entre as áreas de interesse do decanato e as iniciativas de formação dos técnicos.
DESAFIOS – "O orçamento cada vez menor nos faz sermos mais eficazes e eficientes. Precisaremos aprimorar a utilização de recursos, bem como realizar captação por meio de parcerias externas", explica a decana.
A resposta ao aperto orçamentário virá por meio de duas ações em paralelo: a otimização e o aumento da captação de recursos, como tem acontecido via Câmara de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos (Capro), instância ligada ao Conselho Universitário (Consuni). "A Universidade tem buscado parcerias junto a órgãos públicos e entidades privadas. O DAF está disposto a colaborar e acelerar o que for possível."
Para isso, a ideia é fazer com que o DAF seja proativo na relação com as unidades acadêmicas, buscando conjuntamente soluções para desafios e para a otimização do uso de recursos materiais e financeiros.
"[Apesar dos desafios] vamos levar nosso trabalho adiante com a força e o apoio da comunidade, e tenho certeza que teremos bons resultados", conclui Naves.
Confira a entrevista da nova gestora à UnBTV:
Leia também:
>> UnB inaugura área do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
>> Grupo de pesquisa ajuda a redigir projeto de lei que tramita no Senado
>> Novo decano quer incentivar soluções criativas na gestão do Decanato de Ensino de Graduação
>> Cartilha aborda uso racional de medicamentos na infância
>> Faculdade UnB Gama terá mais uma usina de geração de energia solar
>> Pesquisadores da UnB identificam padrão em inflamação celular causada pelo novo coronavírus
>> Departamento de Matemática promove atividades da tradicional Escola de Verão
>> HUB começa a vacinar colaboradores contra a covid-19
>> Disciplina alia ciência à busca pelo autoconhecimento
>> UnB disponibiliza ultracongeladores ao GDF
>> Mais de 81% dos estudantes pediram matrícula em disciplinas
>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19
>> Iniciada segunda rodada da pesquisa social com a comunidade acadêmica acerca do semestre remoto
>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus