CORONAVAC

Primeira fase inclui 920 profissionais que atuam na linha de frente no combate à pandemia

Nesta quarta-feira (20), o Hospital Universitário de Brasília vacinou as primeiras 63 pessoas contra a covid-19. Neste primeiro momento, 920 profissionais que atuam nos serviços diretamente ligados ao enfrentamento da pandemia receberão o imunizante. Foto: Ascom/HUB

 

“Sinto-me privilegiada. Estou muito feliz”. A frase é da auxiliar de serviços gerais da Unidade de Pronto-Socorro do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), Láurea Gondim, que entrou para a história da instituição ao ser a primeira colaboradora vacinada contra a covid-19, às 14h de quarta-feira (20). Até o final do dia, 63 pessoas haviam recebido a primeira dose.

 

O ato simbólico marcou o começo da imunização no HUB, que será realizada neste primeiro momento para os profissionais que atuam nos serviços diretamente ligados ao enfrentamento da pandemia de covid-19, incluindo profissionais de saúde, residentes, internos, terceirizados e administrativos. Não haverá vacinação para pessoas de outras unidades de saúde.

 

“Não tinha como não iniciarmos a vacinação no Pronto-Socorro, com essa equipe que representa a força para o enfrentamento da doença. Todos podem ficar tranquilos, pois todos serão vacinados no tempo correto, assim que tivermos as vacinas disponíveis”, disse a superintendente do HUB, Elza Noronha.

 

O HUB segue os critérios de priorização definidos pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal e imunizará nesta primeira fase 920 trabalhadores, após recebimento das doses pela SES-DF na manhã de quarta-feira (20). “Estou numa expectativa imensa de que tudo possa ficar melhor daqui para frente, pois tenho três netinhas e nos vemos de longe por causa da pandemia”, declarou o técnico de enfermagem do Pronto-Socorro, Wellington Romão. Ele foi o segundo funcionário a receber a primeira dose da vacina no HUB.

 

A vacinação será realizada de forma gradual, conforme a liberação das doses pela secretaria, até que todos os colaboradores estejam imunizados. A médica geriatra que também atua na UPS, Cássia Salomão, foi a terceira colaboradora a ser imunizada. “Todos nós estávamos aguardando por isso e estamos muito felizes com a concretização da vacina, o que traz alívio e esperança”, relatou.

Presente no evento, reitora Márcia Abrahão reforçou necessidade de manutenção de medidas de cuidado mesmo após a vacinação. Foto: Ascom/HUB

 

A equipe responsável por aplicar o imunizante é formada por 12 profissionais de enfermagem do próprio HUB. “A palavra hoje é esperança, e o sentimento é de confiança”, disse a técnica de enfermagem do Setor de Vigilância em Saúde, Divalci Sousa. Conhecida como a “moça da vacina”, Diva foi responsável pela aplicação da primeira dose. 

 

A reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, que também acompanhou o evento, alertou para a importância de manter os cuidados durante a pandemia, mesmo com o início da vacinação. “Este é um passo muito importante dado pela ciência e uma demonstração da relevância do serviço público e das universidades públicas, mas ainda não é momento de relaxar com os cuidados de distanciamento social”, avaliou a reitora.

 

CORONAVAC – A vacina contra a covid-19 que está sendo aplicada em todo o país é a Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu autorização para uso emergencial do produto no último domingo (17). O HUB é um dos 16 centros de pesquisa do país que participam da fase 3 do ensaio clínico que testa a eficácia e a segurança do imunizante. Em Brasília, foram vacinados 948 participantes até o momento.

 

“É uma mistura de alegria com muita satisfação ver a iniciativa gerada no setor público vingar com tanto sucesso e sendo devolvida para a comunidade. É uma demonstração clara de toda a capacidade que temos no setor público de produzir soluções para situações críticas”, avaliou o coordenador do ensaio clínico no DF e diretor da Faculdade de Medicina da UnB, Gustavo Romero.

 

Os voluntários que participaram do estudo no HUB devem aguardar o contato da equipe que conduz o ensaio clínico. O objetivo é identificar o interesse da pessoa em descobrir se tomou o placebo ou a vacina, procedimento chamado quebra de cegamento. Caso tenha recebido o placebo e desejar tomar a vacina, o voluntário receberá a dose na sala do próprio estudo, no Ambulatório 2.

 

PROGRAMAÇÃO – A partir desta quinta-feira (21), a imunização passa a ser realizada na sala de vacina, que fica no corredor laranja (pediatria) do Ambulatório 1, de 8h30 às 12h e de 14h às 17h, exclusivamente para os profissionais convocados pela lista divulgada via Circular-SEI. Devem comparecer à sala de vacina apenas os colaboradores que estão na lista, no dia e horário agendados.

 

É preciso levar documento de identidade com foto ou crachá do hospital e preencher o formulário de triagem. Quem não estiver com a carteira de vacina receberá um comprovante de vacinação. O profissional deve guardar o documento, pois a apresentação será obrigatória para receber a segunda dose. A convocação para segunda aplicação, que deve ser realizada em até 28 dias após a primeira, será divulgada pelo SEI e na intranet do hospital.

 

>> Confira vídeo produzido pela UnBTV:

 

 

Leia também:

>> Disciplina alia ciência à busca pelo autoconhecimento

>> UnB disponibiliza ultracongeladores ao GDF

>> Mais de 81% dos estudantes pediram matrícula em disciplinas

>> Procap encerra 2020 com mais de 1.300 servidores da Universidade de Brasília capacitados

>> Estudantes da UnB criam projeto que oferece aulas gratuitas para o PAS

>> Pai da futura vice-presidente dos Estados Unidos atuou na UnB 

>> HUB recebe 15 pacientes de Manaus com covid-19

>> Consuni aprova a indicação de novos decanos para gestão 2020-2024

>> HUB receberá pacientes de Manaus com covid-19

>> Especialistas comentam: as vacinas contra covid-19 são seguras?

>> HUB abre dez leitos de saúde mental e amplia vagas de hemodiálise

>> Laboratório da Antropologia premiado disponibiliza mostras fotográficas e produções audiovisuais na internet

>> "Estamos muito satisfeitos com os resultados da vacina", diz diretor da Faculdade de Medicina da UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Cepe aprova resolução com regras para o próximo semestre

>> Iniciada segunda rodada da pesquisa social com a comunidade acadêmica acerca do semestre remoto

>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19  

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.