O Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília acaba de ganhar mais um espaço para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. O bloco B do prédio, que já possuía a estrutura e fundação prontas desde 2010, foi inaugurado nesta terça-feira (26). A nova área, no primeiro andar, tem 724 metros quadrados e vai abrigar cinco salas de aula e dez salas de professores.
"É com profunda alegria que estamos dando este passo, logo na sequência ao aniversário de 25 anos do CDS", comemorou o diretor do Centro, Maurício Amazonas, em referência à efeméride, celebrada em 2020. "Nosso Centro, criado sob a perspectiva da integração entre várias áreas, agora está pronto para uma nova fase, na qual possamos pensar a sustentabilidade de um modo ainda mais amplo", acrescentou o professor.
A reitora Márcia Abrahão frisou que o complemento ao prédio fortalece o espírito inovador da UnB. "O CDS trabalha com a interdisciplinaridade, na graduação e na pós-graduação, uma característica que foi de vanguarda quando foi criado. Desejo que permaneça assim e que, quando nos for permitido voltar às atividades presenciais, este local fique repleto de professores, pesquisadores e estudantes", disse.
A gestora frisou, ainda, que a obra representa menos um "esqueleto" (obra inacabada) para a UnB, o que sinaliza uma melhor gestão dos recursos públicos. "Isso demonstra também a importância da parceria com a sociedade do Distrito Federal. Conseguimos os recursos por meio de uma emenda parlamentar do senador Cristóvam Buarque, grande parceiro da UnB", destacou.
A obra foi orçada em cerca de R$ 792 mil, mas, na licitação – feita por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) – a Universidade obteve desconto de 20%. "O RDC traz inúmeras vantagens para a administração. Uma delas é que permite a participação de um maior número de interessados, pois não exige que as empresas tenham sede no local onde será realizada a obra”, detalhou a secretária de Infraestrutura da UnB, Helena Zanella. Além das salas, o novo espaço também conta com saguão e elevador, para dar acessibilidade ao piso superior.
AVANÇOS – Para a reitora, a obra do CDS vem na esteira de outros avanços institucionais para a melhoria da infraestrutura e da sustentabilidade. "Melhoramos consideravelmente neste quesito nos últimos anos. Temos uma Secretaria de Meio Ambiente; fazemos a compostagem de todos os resíduos da poda de árvores e temos usinas de geração de energia solar em todos os campi, com mais quatro projetos já sendo colocados em prática", enumerou.
Durante a cerimônia, os presentes também prestaram homenagem ao professor João Nildo de Souza Vianna, que era integrante do CDS e morreu em setembro do ano passado. "Ele esteve à frente da construção da primeira etapa do prédio, em 2010, e certamente teria enorme satisfação em ver a inauguração de hoje", comentou o professor Maurício.
Leia também:
>> Grupo de pesquisa ajuda a redigir projeto de lei que tramita no Senado
>> Novo decano quer incentivar soluções criativas na gestão do Decanato de Ensino de Graduação
>> Cartilha aborda uso racional de medicamentos na infância
>> Faculdade UnB Gama terá mais uma usina de geração de energia solar
>> Pesquisadores da UnB identificam padrão em inflamação celular causada pelo novo coronavírus
>> Departamento de Matemática promove atividades da tradicional Escola de Verão
>> HUB começa a vacinar colaboradores contra a covid-19
>> Disciplina alia ciência à busca pelo autoconhecimento
>> UnB disponibiliza ultracongeladores ao GDF
>> Mais de 81% dos estudantes pediram matrícula em disciplinas
>> Procap encerra 2020 com mais de 1.300 servidores da Universidade de Brasília capacitados
>> Estudantes da UnB criam projeto que oferece aulas gratuitas para o PAS
>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19
>> Iniciada segunda rodada da pesquisa social com a comunidade acadêmica acerca do semestre remoto
>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus