GESTÃO

Reitora apresentou demanda ao secretário de Educação do DF. Proposta é que local funcione como um centro de pesquisa e de práticas pedagógicas inovadoras

A reitora Márcia Abrahão apresentou a demanda e explicou que a Universidade de Brasília já possui um terreno para a doação, nas proximidades da L3. Imagem: Reprodução

 

A reitora Márcia Abrahão esteve reunida, nesta quarta-feira (10), com o secretário de Educação do Distrito Federal, Leandro Cruz, para falar sobre a construção de uma creche no campus Darcy Ribeiro. A gestora apresentou a demanda e explicou que a Universidade de Brasília já possui um terreno para a doação, nas proximidades da L3. A proposta é fazer do local um ambiente para a aprendizagem de estudantes da instituição e para a realização de projetos de pesquisa.

 

"Nossa ideia é que seja uma creche-escola, com estagiários nossos, proposta pedagógica inovadora e arquitetura própria", explicou Márcia. "Com isso, conseguiríamos realizar projetos voltados para a educação infantil e, ao mesmo tempo, atender a uma parte da demanda por vagas de creche no DF", acrescentou. A deputada federal Paula Belmonte tem interesse em apoiar o projeto com a destinação de emenda parlamentar.

 

A reitora consultou o secretário sobre a possibilidade de destinar parte das vagas à comunidade da UnB. "Além de nossos servidores, temos muitos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica com filhos. Ter esse apoio, perto da Universidade, seria muito importante", justificou.

 

O secretário manifestou disposição em dar andamento à construção da creche, que seria erguida com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Entretanto, ele ponderou não ser possível fazer nenhum tipo de reserva de vagas. "Tenho uma demanda reprimida de 20 mil vagas em creches. Mas é possível que os estudantes e servidores tenham precedência ao incluir, no cadastramento, o endereço da Universidade como local de trabalho ou estudo", afirmou.

 

Também presente na reunião, a decana de Extensão, Olgamir Amancia, sugeriu que as duas instituições trabalhem em conjunto para a construção do projeto – tanto no que diz respeito aos aspectos pedagógicos quanto aos jurídicos e de infraestrutura. O decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira, e a coordenadora de Integração das Licenciaturas (CIL/DEG), Eloísa Pilati, também participaram da conversa. A professora Eloísa será a interlocutora da UnB nas próximas etapas da negociação. Ela já está em tratativas com o FNDE e com o Gabinete da deputada Paula Belmonte.

 

A construção da creche é uma antiga reivindicação da comunidade da UnB. Márcia Abrahão já levou a demanda para o governador Ibaneis Rocha e para o ex-governador Rodrigo Rollemberg. Em 2020, a gestora também esteve com o então secretário de Educação, João Pedro Ferraz, discutindo o pedido.

 

Leia também:

>> Nova decana de Gestão de Pessoas quer fortalecer qualificação dos servidores e atendimento humanizado

>> Estudantes entregam carta de reivindicações à Reitoria

>> Epidemiologistas da Sala de Situação alertam para os riscos das aglomerações no carnaval

>> Com 45 anos dedicados à Faculdade de Educação Física, David Pereira de Castro recebe Mérito Universitário 

>> Prédio do CIC/EST terá placas de geração de energia solar

>> Nova cepa de Manaus pode estar por todo o país

>> Em carta, reitora dá boas-vindas à comunidade universitária

>> Comissão de Boas-Vindas promove lives para recepcionar estudantes da UnB

>> HUB inaugura Laboratório de Diagnóstico Molecular

>> UnB deve implantar polo de extensão no Paranoá

>> UnB faz testes para reduzir mortandade de aves que colidem em fachadas envidraçadas

>> Restrição no acesso à água em regiões do DF dificulta o combate à covid-19, aponta projeto

>> Decanato de Ensino de Graduação traz orientações para o início do semestre

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.