GESTÃO

Reitora apresentou demanda ao secretário de Educação do DF. Proposta é que local funcione como um centro de pesquisa e de práticas pedagógicas inovadoras

A reitora Márcia Abrahão apresentou a demanda e explicou que a Universidade de Brasília já possui um terreno para a doação, nas proximidades da L3. Imagem: Reprodução

A reitora Márcia Abrahão esteve reunida, nesta quarta-feira (10), com o secretário de Educação do Distrito Federal, Leandro Cruz, para falar sobre a construção de uma creche no campus Darcy Ribeiro. A gestora apresentou a demanda e explicou que a Universidade de Brasília já possui um terreno para a doação, nas proximidades da L3. A proposta é fazer do local um ambiente para a aprendizagem de estudantes da instituição e para a realização de projetos de pesquisa.

"Nossa ideia é que seja uma creche-escola, com estagiários nossos, proposta pedagógica inovadora e arquitetura própria", explicou Márcia. "Com isso, conseguiríamos realizar projetos voltados para a educação infantil e, ao mesmo tempo, atender a uma parte da demanda por vagas de creche no DF", acrescentou. A deputada federal Paula Belmonte tem interesse em apoiar o projeto com a destinação de emenda parlamentar.

A reitora consultou o secretário sobre a possibilidade de destinar parte das vagas à comunidade da UnB. "Além de nossos servidores, temos muitos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica com filhos. Ter esse apoio, perto da Universidade, seria muito importante", justificou.

O secretário manifestou disposição em dar andamento à construção da creche, que seria erguida com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Entretanto, ele ponderou não ser possível fazer nenhum tipo de reserva de vagas. "Tenho uma demanda reprimida de 20 mil vagas em creches. Mas é possível que os estudantes e servidores tenham precedência ao incluir, no cadastramento, o endereço da Universidade como local de trabalho ou estudo", afirmou.

Também presente na reunião, a decana de Extensão, Olgamir Amancia, sugeriu que as duas instituições trabalhem em conjunto para a construção do projeto – tanto no que diz respeito aos aspectos pedagógicos quanto aos jurídicos e de infraestrutura. O decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira, e a coordenadora de Integração das Licenciaturas (CIL/DEG), Eloísa Pilati, também participaram da conversa. A professora Eloísa será a interlocutora da UnB nas próximas etapas da negociação. Ela já está em tratativas com o FNDE e com o Gabinete da deputada Paula Belmonte.

A construção da creche é uma antiga reivindicação da comunidade da UnB. Márcia Abrahão já levou a demanda para o governador Ibaneis Rocha e para o ex-governador Rodrigo Rollemberg. Em 2020, a gestora também esteve com o então secretário de Educação, João Pedro Ferraz, discutindo o pedido.