O vice-reitor Enrique Huelva, presidente da Comissão Consultiva Permanente para a Gestão de Segurança (CCPGS) da Universidade de Brasília, apresentou ao Conselho Universitário (Consuni) o relatório de atividades da comissão referente a 2023. O documento destaca as iniciativas adotadas pela UnB no tema da segurança e traz dados sobre as ocorrências registradas, evidenciando uma redução de 90% em comparação com 2016.
“Assim que assumimos, no final de 2016, recebi a secretária de Segurança do Distrito Federal na época, Márcia de Alencar, que dizia que a UnB impactava negativamente no número de ocorrências da Asa Norte. Hoje, os dados da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) mostram que a Universidade impacta positivamente nos índices de toda a Asa Norte. Isso é muito importante para vermos o resultado do trabalho da gestão, mesmo com inúmeros desafios, como os ataques às universidades e os cortes orçamentários que sofremos”, disse a reitora Márcia Abrahão, presidente do Consuni, ao parabenizar a equipe da CCPGS.
O relatório detalha como o uso de tecnologias, estratégias e capacitações promovem a segurança no campus Darcy Ribeiro. “Os dados das ocorrências mostram que as ações que temos implementado estão surtindo efeitos muito positivos. Tivemos uma redução de 90% em comparação com 2016. Acredito que fomos bastante efetivos nas medidas adotadas”, avaliou Enrique Huelva.
O diretor da Faculdade UnB Gama (FGA), Sandro Haddad, relatou que as medidas e preocupações da Administração Superior tiveram reflexo na FGA. “Posso dizer que a gente zerou os casos. Não tenho relatos, há muitos anos, de fatos que ocorreram no campus do Gama. Segurança tem que ser contínua. Parabéns à comissão e a toda comunidade da UnB”, complementou.
Entre as principais ações adotadas está a modernização do sistema de videomonitoramento. Em 2018, havia 350 câmeras. Atualmente, são mais de 600 equipamentos nos quatro campi. Todos os pontos de ônibus e todas as entradas do campus Darcy Ribeiro dispõem de câmeras, bem como as áreas que dão acesso aos banheiros localizados em espaços de uso comum, como os corredores do Instituto de Central de Ciências (ICC).
As informações coletadas no documento servem para subsidiar as tomadas de decisão da gestão. Os dados revelam que a maioria dos casos ocorre no período da manhã e início da tarde, entre 9h e 15h, sendo, principalmente, furtos e danos a bens públicos. O Instituto Central de Ciências (ICC) é o local com mais ocorrências.
A Universidade conta com uma Central de Segurança, operada por equipe especializada, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. O local tem 12 monitores e servidores para armazenar as imagens. Criada em 2018, a central passou por modernização em 2023 e recebeu novos equipamentos. Em 2021, o Comitê de Segurança aprovou o Planejamento Estratégico para utilização de drones como ferramenta de apoio à segurança da UnB.
Há, ainda, 11 botões de segurança instalados em pontos estratégicos do campus Darcy Ribeiro, todos equipados com câmeras. Ao acionar o botão, o usuário é atendido, por meio de um interfone, pela Central de Segurança da UnB, que tomará as providências necessárias. Em casos de emergência, as viaturas podem chegar ao local em menos de dois minutos. Nos estacionamentos, 14 cadeiras elevadas foram colocadas para que os vigilantes possam ter ampla visão dos espaços.
O relatório também detalha outras ações, como a troca de quase mil lâmpadas queimadas em vias públicas e a realização rotineira de podas de árvores, a fim de melhorar a visibilidade dentro dos campi, e a implementação de cinco corredores de segurança no campus Darcy Ribeiro. São eles: da L2, na altura da 608 Norte, aos institutos de Ciência Política (Ipol) e de Relações Internacionais (Irel); da L2, na altura da 607 Norte, à Biblioteca Central (BCE); da L2, na altura da 606 Norte, à Reitoria; do Hospital Universitário (HUB) ao Beijódromo; e da Biblioteca Central à Casa do Estudante Universitário (CEU).
Nos últimos anos, a gestão vem realizando treinamentos e reciclagem de mais de 500 pessoas, entre vigilantes do quadro, terceirizados e porteiros. Para 2024, estão previstas novas capacitações por meio de cursos de extensão.
Outra ação importante é o Manual de Procedimentos de Segurança, um guia elaborado a partir de debates e consultorias técnicas realizadas pelo Comitê de Segurança. Ele traz uma série de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), define as formas de comunicação e registro de ocorrências e oferece recomendações de atendimento, abordagem e acolhimento das vítimas.
TÍTULOS – Na mesma reunião do Consuni, realizada em 12 de julho, os conselheiros aprovaram por aclamação a concessão de dois títulos de Doutor Honoris Causa. O primeiro foi para o sociólogo espanhol Manuel Castells Oliván, pelas contribuições no campo da sociologia, sendo um dos mais influentes cientistas sociais contemporâneos. Já o segundo foi para a primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, em reconhecimento pela atuação na promoção da emancipação política dos povos e na defesa da democracia, das mulheres e dos direitos humanos.
Os conselheiros decidiram ainda pela concessão do título de Professora Emérita à docente da Faculdade de Medicina (FM) Maria Imaculada Muniz Barboza Junqueira. Coordenadora da disciplina de imunologia médica entre 1994 e 2023, quando se aposentou, Maria Imaculada construiu uma trajetória acadêmica e profissional de compromisso com a educação, a formação de novos profissionais e pesquisadores, e a produção científica.