INÉDITO

Publicação detalha boas práticas que devem ser adotadas por profissionais do setor. Capacitação começa ainda neste semestre

Manual orienta sobre atividades de segurança a partir de Procedimentos Operacionais Padrões adotados nos campi. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB


Pela primeira vez na história da Universidade de Brasília (UnB) foi desenvolvido um Manual de Procedimentos de Segurança para os quatro campi. O documento, elaborado pelo Comitê de Segurança da UnB, orienta o trabalho de seguranças fixos, volantes e motorizados, e atividades de videomonitoramento. A ideia é usá-lo também como guia de campanhas de comunicação para a comunidade universitária.

 

>> Acesse o documento

 

“Consideramos um marco para os 60 anos da Universidade, que até hoje não tinha nada semelhante. É um documento que norteia o conceito de segurança institucional para toda a UnB. Esperamos que a comunidade tenha neste documento a referência para assuntos de segurança e se sinta mais segura em todos os campi”, afirma o vice-reitor Enrique Huelva, presidente do Comitê Consultivo Permanente para a Gestão de Segurança da UnB.

 

O manual foi desenvolvido a partir de Procedimentos Operacionais Padrões (POP) criados pela Universidade desde 2018. Com o material reunido, o documento estabelece deveres dos agentes de segurança e informações técnicas – como o uso de uniformes e equipamentos, comunicação e abordagem dos profissionais. Também apresenta instruções para procedimentos gerais de segurança e para operação padrão em casos diversificados de ocorrências, como acolher as vítimas, entre outras instruções. O manual prevê diversas situações, orientando os profissionais sobre a forma adequada de abordar cada ocorrência.

 

O prefeito dos campi, Valdeci Reis, a quem a Diretoria de Segurança (Diseg) é vinculada, comenta que o documento tem o intuito de reunir e padronizar os procedimentos de segurança institucional para a atuação dos profissionais de segurança vinculados à UnB. “Entre outros, o trabalho foi calcado no respeito ao ser humano e à diversidade, não deixando de lado os preceitos legais necessários. A segurança nos campi é responsabilidade de todos.”

 

ABORDAGEM – O manual dedica um capítulo a instruir os profissionais de segurança sobre as boas práticas que devem ser adotadas. “Na abordagem às pessoas que circulam pela Universidade, nunca deve ser usada a truculência nem devem ser aplicados métodos de revista pessoal”, orienta o documento, que destaca, também, o respeito aos direitos humanos.


Além disso, orientações sobre formas adequadas de comunicação, linguagem a ser utilizadas e orientações para comunicação entre agente de segurança e pessoas com deficiência também constam no manual.

 

A partir dos registros de ocorrências nos campi, relatórios mensais serão gerados para subsidiar estatísticas e ações das unidades acadêmicas e da Administração Superior da Universidade. As equipes de segurança serão capacitadas ainda neste semestre letivo.

 

COMITÊ DE SEGURANÇA – Criado em 2017, o comitê é um espaço estratégico e permanente de diálogo para o planejamento da segurança na Universidade. São realizadas reuniões regulares para propor novas medidas e avaliar as já implantadas. Fazem parte do grupo representantes de diversas áreas da UnB.

 

Leia também:

>> UnB 60 anos: Da redemocratização à criação de um ambiente inspirador

>> UnB destina R$ 8 milhões para a pós-graduação

>> Estudantes voltam aos campi para aulas presenciais

>> Conheça os serviços de acolhimento oferecidos pela Universidade de Brasília

>> Egressa da UnB realiza segunda edição da Mostra de Teatro Afro Cena, em Cavalcante (GO)

>> UnB cria Secretaria de Direitos Humanos

>> Restaurantes universitários e bibliotecas retomam o funcionamento integral

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19

>> Universidade prepara programação intensa para recepcionar estudantes

>> UnB Cerrado e Centro de Desenvolvimento Sustentável promovem palestras para Dia do Meio Ambiente

>> UnB divulga regras para acesso por meio de notas do Enem

>> Reitora fala sobre corte no orçamento com ADUnB, DCE e Sintfub

>> Servidor técnico Sérgio Brito é agraciado com Mérito Universitário

>> UnB oferece pilates para idosos

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.