2º/2022

Escritor e jornalista deu as boas-vindas aos calouros no #InspiraUnB diurno, nesta segunda-feira (24), e resgatou suas memórias de Darcy Ribeiro

Anfiteatro 9 em lotação máxima pelos estudantes para acompanhar a palestra de Eric Nepomuceno. Atividade foi transmitida para calouros no anfiteatro 10 e pelo canal da UnBTV no YouTube. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom

Centenas de estudantes lotaram os anfiteatros 9 e 10 do Instituto Central de Ciências, no campus Darcy Ribeiro, na tarde desta segunda-feira (24), para assistir à tradicional aula de abertura do semestre letivo, #InspiraUnB, com o escritor e jornalista Eric Nepomuceno.

O palestrante falou um pouco sobre a trajetória do antropólogo e educador Darcy Ribeiro, um dos fundadores da UnB, com quem conviveu de perto. O autor está atualmente escrevendo um perfil biográfico de Darcy com previsão de lançamento em 2023. “Darcy Ribeiro morreu há 25 anos, no dia 17 de fevereiro de 1997, aqui em Brasília. Viveu até o último instante desejando o que sempre quis: vida, mais vida”, disse. “A minha memória de Darcy é de um homem íntegro, visionário, construtor do futuro, alguém que no Brasil de hoje, tão destroçado, aviltado e emporcalhado, faz mais falta do que nunca.”

Escritor Eric Nepomuceno: “Darcy era um visionário e faz mais falta do que nunca”. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Das perguntas que nunca fez a Darcy, Eric citou algumas. “Nunca perguntei a Darcy se ele costumava cochilar, mas posso assegurar que não. Mesmo quando breves, seus sonos seriam profundos, porque profundos e infinitos em sua ousadia foram seus sonhos e não se sonha grande em cochilo leve. Darcy não sonhou pequeno nunca e também não se limitou a sonhar um mundo melhor, mais justo e possível. Não ficou no sonho jamais, foi lá fazer com que seus sonhos virassem realidade. Darcy não parava nunca. Por isso a vida dele não teve outono, foi uma floração permanente até o último instante. Ele foi à vida, ao mundo, para tornar sonhos realidade. Conseguiu algumas vezes, fracassou em outras. Disse muitas e muitas vezes que sentia mais orgulho de ter sido derrotado lutando pelo que lutou do que jamais conseguiria sentir se estivesse ao lado dos que o derrotaram.”

A reitora Márcia Abrahão parabenizou os estudantes recém-ingressos e lembrou o protagonismo da UnB ao longo da história. “Tenho orgulho de ser ex-aluna da UnB”, disse. “Neste ano em que a Universidade completa 60 anos, nada melhor do que dar as boas-vindas em um auditório histórico, onde muitas assembleias e reuniões importantes já aconteceram. O primeiro colocado do vestibular de estreia de Geologia foi morto durante a ditadura militar e jamais poderemos nos esquecer disso. Como as demais universidades federais, a UnB tem dado um exemplo de compromisso e competência. Mais de 90% da pesquisa científica no Brasil é realizada nas universidades públicas e, em troca, tem recebido cortes de orçamento. Precisamos de vocês nesse momento tão importante para levarmos adiante o sonho de Darcy Ribeiro.”

“Gostaria de parabenizar cada um de vocês pela conquista e por estarem hoje aqui como estudantes da Universidade de Brasília, uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina”, disse o vice-reitor Enrique Huelva. “Vocês passam a integrar uma universidade de excelência acadêmica e científica, com compromisso social e de cidadãos engajados”, comentou antes de dar algumas dicas aos novos alunos, como cultivar o pensamento crítico e aproveitar as oportunidades culturais e esportivas oferecidas por uma universidade pública, inclusiva, diversa e democrática.

Calouro do curso de Turismo, Mateus Lucas Rodrigues revela: “Estou bem animado com a grade do curso”. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

“Estou muito feliz”, disse a caloura de Direito Nadilane Souza, de 19 anos. “Não estou nem acreditando. É outro mundo. Em pouco tempo, já pudemos conhecer um pouco de Darcy e que existe uma comunidade católica na UnB”, comentou. A amiga Laura Dias, 19, que acaba de chegar ao curso de Educação Física, se diz um pouco perdida no campus e ansiosa para o início das aulas. “Espero conhecer gente nova e me formar logo para atuar na área que sempre quis”.

O calouro de Turismo Mateus Lucas Rodrigues, 21, mostrou-se animado com o curso e com a estrutura física da Universidade. “O campus é maravilhoso.” Já a ingressante de Engenharia de Redes Maria Fernanda Calado, 19, disse ter uma expectativa muito boa em relação ao semestre. “O curso de Redes na UnB é muito reconhecido. Acho que vai ser muito bom.”

Além de receberem o Guia do Estudante e visitarem estandes com informação sobre serviços oferecidos pela UnB, ao final da palestra, os estudantes puderam curtir o som do sexteto de jazz Balbúrdia Sonora, parte do projeto Campus Sonoro, promovido pela Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (Deac/DAC). Mais tarde, foi a vez de o anfiteatro 9 ser ocupado por Nicolas Behr, palestrante do #InspiraUnB noturno. Confira como foi!

Confira a íntegra da palestra de Eric Nepomuceno no #InspiraUnB: