HOMENAGEM

Fundar e UnB promovem Encontro e Seminário Internacional nos dias 26 e 27 de outubro

Atividades promovidas pela Fundar e pela UnB homenageiam centenário do fundador da Universidade, Darcy Ribeiro, que completaria cem anos em 26 de outubro. Artes: DEX/UnB

Para comemorar o centenário de Darcy Ribeiro, seus pensamentos e fazimentos, a Universidade de Brasília sediará o Centenário Darcy Ribeiro Aqui (1922 – 2022), na quarta-feira (26), e o III Seminário Internacional UnB e Fundação Darcy Ribeiro (Fundar), na quinta-feira (27), no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo). Os eventos são frutos da parceria entre Decanato de Extensão (DEX) e Fundação Darcy Ribeiro (Fundar).

“Nós temos feito uma série de eventos com a UnB, resultado de um termo de cooperação que assinamos em 2020”, explica José Ronaldo Alves da Cunha, presidente da Fundar. “A ideia é dinamizar o espaço com atividades permanentes, dinâmicas e pedagógicas, envolvendo os alunos. Queremos que o memorial faça parte das atividades da Universidade.”

Em novembro de 2020, a UnB e a Fundar celebraram um acordo de cooperação científica com objetivo de desenvolver atividades envolvendo arte, cultura, preservação do acervo e acesso à biblioteca do Memorial Darcy Ribeiro, o Beijódromo. A ideia é tornar o memorial, gerido pelas duas instituições, um espaço de promoção de eventos, cursos e oficinas com caráter extensionista. “Celebrar o centenário de Darcy Ribeiro no ambiente que ele mais adorava, que é sua filha dileta, a UnB, será muito significativo”, diz ele.

“Estamos cumprindo as tarefas que ele nos desafiou a cumprir, especialmente problematizar o Brasil”, reflete Olgamir Amancia, decana de Extensão da UnB. “Se, anteriormente, pensar a partir de Darcy já era estimulante, neste ano de 2022 essa pauta tornou-se singular.”

Olgamir cita as centenas de atividades desenvolvidas durante a 22ª Semana Universitária, que teve o centenário de Darcy Ribeiro e os 60 anos da UnB como temas. “Darcy é inesgotável, por isso, na data de seu aniversário, continuaremos a perscrutar seus ensinamentos por meio de diálogos com importantes interlocutores, até porque o desafio de problematizar o Brasil continua atual”, afirma.

PROGRAMAÇÃO – No centenário, os participantes poderão conhecer um pouco mais da trajetória pessoal de Darcy, por meio da memória de familiares e amigos, e de obras (entre exposição, livros e filmes) produzidas em homenagem ao antropólogo. A edição 28 da revista Darcy é parte das homenagens. A programação tem início às 9h do dia 26/10, no Memorial Darcy Ribeiro. No encerramento, apresentações culturais de Joana Duah e Victor Vasconcelos e Samba de Folha.

>> Clique aqui e confira a programação completa

O III Seminário Internacional será aberto com aula magna do ensaísta cubano Jorge Fornet Gil. Também reunirá intelectuais e estudiosos da obra de Darcy, em três mesas temáticas sobre cultura, educação, história e política na América Latina. A programação tem início às 9h30, no dia 27/10, no Auditório do Memorial Darcy Ribeiro. No encerramento, haverá apresentações de estudantes do Departamento de Música da UnB, Seu Darcy e Baque Mulher Brasília.

>> Clique aqui e confira a programação completa