EXTENSÃO

Instalada entre o Beijódromo e a Reitoria, obra do cubano José Ramon Villa Soberón foi doada no âmbito de programa de residência artística do DEX

Inauguração do monumento Tributo, no campus Darcy Ribeiro, foi prestigiada por embaixadores de diversos países. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

O centenário do antropólogo Darcy Ribeiro, fundador da Universidade de Brasília, ganhou mais um capítulo de comemorações na última sexta-feira (28). Em evento com presença de autoridades internacionais, a escultura Tributo, do artista cubano José Ramon Villa Soberón, foi inaugurada no campus que leva o nome do homenageado. A obra está instalada entre o prédio da Reitoria e o Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo) e simboliza a espiral do conhecimento. “Também lembra um redemoinho, assim como foi a vida de Darcy. Esse é um tributo não só ao pensamento, mas à obra e, sobretudo, à vida de Darcy Ribeiro", apresentou o artista.

Na inauguração, estiveram ao lado de Villa Soberón a reitora Márcia Abrahão, o embaixador de Cuba no Brasil, Adolfo Curbelo Castellanos, e a decana de Extensão, Olgamir Amancia. "Hoje, homenageamos Darcy Ribeiro, um gigantesco intelectual, antropólogo, pensador e escritor brasileiro, cuja obra é exemplo de vida para o Brasil e para o mundo”, reverenciou o embaixador cubano. "Viva, Darcy!", festejou a reitora Márcia Abrahão. Membros da comunidade acadêmica e mais de uma dezena de embaixadores de países de todo o mundo prestigiaram o momento.

O monumento foi doado à UnB por meio da Residência Artística Cuba, Darcy e sua UnB, realizada pela Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão (DDC/DEX) em parceria com a Faculdade de Tecnologia (FT) e com a Embaixada de Cuba. “A Embaixada admira muito Darcy Ribeiro. Estávamos em tratativas em 2022, por conta dos 100 anos de Darcy e dos 60 anos da UnB, mas só neste ano foi possível trazer o escultor”, contou a diretora de Difusão Cultural, Flávia Narita.

A Faculdade de Tecnologia (FT) abrigou o projeto e concedeu apoio técnico para soldar, lixar, transportar e instalar a escultura Tributo. A Prefeitura da UnB também colaborou. Servidor técnico do Departamento de Engenharia Mecânica da FT desde 1980, Arthur Rocha participou da montagem do monumento.

"Foi um trabalho bonito, complexo e arrojado. A escultura é feita em chapa de aço inoxidável 304, com espessura de 3 mm, um material diferenciado, que não enferruja e pode ficar exposto. Todas as pessoas que participaram do projeto se envolveram bastante e trabalharam muito. As peças foram cortadas com uma máquina computadorizada, que usa um filete de água, pois a obra tem muitas geometrias precisas. Ficou lindo! Fiquei satisfeito por ter contribuído com essa escultura que vai ficar para a história da Universidade”, detalhou.

>> Veja mais imagens da inauguração e da montagem da escultura Tributo

O embaixador de Cuba no Brasil, Adolfo Curbelo Castellanos, a reitora Márcia Abrahão e o artista cubano Villa Soberón participaram da mesa de honra da solenidade que marcou a inauguração do monumento Tributo. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

As embaixadas de Argélia, Áustria, Belarus, Chile, Coreia do Sul, Equador, Gabão, Guiné Bissau, México, Nicarágua, República Árabe Saaraui, Rússia, Sérvia, Síria e União Europeia estiveram representadas na solenidade de inauguração. Ahamed Mulay Ali, embaixador da República Árabe Saaraui, se disse honrado por participar da inauguração da obra.

"Na República Saaraui temos um provérbio que é: Aquele que te ensinou uma letra torna-se teu mestre. Portanto, Darcy Ribeiro é o mestre de milhões de pessoas, pois ensinou muitas ciências e culturas. A Universidade de Brasília, ao colocar uma escultura em sua homenagem na campus que leva seu nome, prestigia professores e alunos e marca um caminho digno para quem quer ir longe na vida, estudar a história desse grande intelectual e acompanhar sua trajetória", ressaltou.

>> O campus Darcy Ribeiro é um museu a céu aberto

Também marcaram presença o deputado distrital Max Maciel, o secretário de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal, Paco Brito, e representantes do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

SOBRE O ARTISTA – Natural de Santiago de Cuba, Villa Soberón tem obras expostas em mais de 30 países das Américas, da África e da Europa. Foi decano da Faculdade de Artes Plásticas do Instituto Superior de Arte de Cuba, onde leciona Escultura. De acordo com ele, seus trabalhos transitam da figuração subjetiva ao abstracionismo concreto.

Villa Soberón também participa da programação do encontro ConVida Latina, promovido pela Casa da Cultura da América Latina (CAL) até 15 de maio. A DDC/DEX realizou uma chamada para os estudantes acompanharem a atuação do escultor e receberem orientação do artista nos trabalhos.