COOPERAÇÃO

Fortalecer a pesquisa na região Centro-Oeste, com colaboração da FAPDF e da Capes, foi um dos temas do encontro entre gestoras das instituições

A decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter; a coordenadora do Stricto Sensu da UCB, Silvia Alcanfor; as reitoras da UnB, Márcia Abrahão, e da UCB, Adriana Pelizzari; e a professora emérita da UnB e professora da UCB Maria Sueli Felipe. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Institucionalizar a colaboração entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Católica de Brasília (UCB), especialmente na área de Biotecnologia e na iniciação científica, além de fortalecer a pesquisa na região Centro-Oeste, foram alguns dos assuntos tratados entre as reitoras da UnB, Márcia Abrahão, e da UCB, Adriana Pelizzari. A reunião ocorreu na quinta-feira (27), no prédio da Reitoria da UnB.

“Para nós, é muito importante institucionalizar a colaboração que já temos em tantas áreas. A UnB é a mais importante universidade do Centro-Oeste, e nós, entre as particulares, somos a que mais desenvolve pesquisa”, disse Adriana Pelizzari. Ela comentou que o Programa de Pós-Graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia da UCB obteve a nota máxima, 7, na avaliação da Capes, curso de nível internacional.

As reitoras combinaram de solicitar uma reunião com a presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) para tratar de editais temáticos de pesquisa, de compra de equipamentos, fortalecimento de redes de pesquisa e inovação do Centro-Oeste, entre outras demandas. “Nós estivemos com a equipe da FAPDF neste ano, e estão dispostos para trabalhar em conjunto”, contou a reitora Márcia Abrahão.

A reitora pediu o apoio da UCB para conversar com os parlamentares e o governo do DF sobre a recomposição do orçamento da FAPDF e sua reestruturação, e apoiando a solicitação de abertura de concurso público para fortalecer o quadro da fundação, por exemplo. A FAPDF tinha um orçamento de 2% e, agora, recebe apenas 0,5% da receita líquida do Distrito Federal.

Uma reunião com a Capes para pensar em estratégias de fortalecer o Distrito Federal e o Centro-Oeste também esteve na pauta. Márcia Abrahão contou que a UnB recebeu em março uma reunião das universidades federais da região Centro-Oeste, da qual participou a presidente da Capes, Mercedes Bustamante. “Nós precisamos dar apoio às universidades supernovas e a Capes está muito disposta em ajudar nisso e fortalecer redes do tipo da Rede Pró-Centro-Oeste”, disse a reitora.

Também participaram do encontro entre UnB e UCB a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter; a professora emérita da UnB, docente da UCB e coordenadora-adjunta dos Programas Acadêmicos da área de Biotecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) Maria Sueli Felipe; e a coordenadora do Stricto Sensu da UCB, Silvia Alcanfor.