RECONHECIMENTO

Cinco ex-estudantes receberam o título de Honra ao Mérito, oferecido a egressos com grandes realizações em suas áreas profissionais

Ladeada pela reitora Márcia Abrahão e pelo vice-reitor Enrique Huelva, a nutricionista Janine Coutinho foi uma das homenageadas com a Honra ao Mérito, nos 61 anos da UnB. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

O Conselho Universitário (Consuni) especial em comemoração aos 61 anos da Universidade de Brasília ocorreu nesta sexta-feira (28), no Auditório da Reitoria. Integrante da Coordenação Geral do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), Edmilson Rodrigues de Lima parabenizou a UnB por seu aniversário. “O governo federal anterior cortou orçamento, atacou a educação, mas nós vencemos. Os servidores técnicos, os professores e os estudantes venceram. E estamos em uma nova fase, em que esperamos contribuir novamente para o avanço da UnB”, frisou.

O vice-presidente da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), Nelson Inocêncio, lembrou que o sindicato faz 45 anos no mesmo momento em que a UnB completa 61. “Eu fiz parte dos três grandes segmentos da Universidade: fui discente – graduação, mestrado, doutorado –, fui técnico administrativo, e me tornei docente. Nosso compromisso com essa instituição é enorme. Parabéns UnB e parabéns ADUnB!”, celebrou.

Ao receber a Honra ao Mérito, a médica Ludhmila Hajjar destacou a relevância da professora Vanize de Oliveira Macêdo para sua formação. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

A solenidade marcou a entrega do título de Honra ao Mérito a cinco egressos da UnB. A médica Ludhmila Abrahão Hajjar e a nutricionista Janine Giuberti Coutinho receberam o título pela atuação na área de Ciências da Vida. O engenheiro elétrico André du Pin Calmon e a geóloga Gema Ribeiro Olivo, na área de Ciências da Terra e da Tecnologia. A professora de português Gina Vieira Ponte de Albuquerque foi homenageada pelo trabalho na área de Ciências Humanas e Sociais I.

A reitora Márcia Abrahão fez a outorga dos títulos. “Nada melhor do que comemorar os 61 anos da UnB homenageando os nossos egressos. Mostrando para a sociedade o que de melhor nós fazemos, que é formar bem, com excelência e compromisso social, como fica muito bem demonstrado pelo currículos das nossas homenageadas e do nosso homenageado. É muito gratificante ver como a nossa Universidade deixa essa marca em quem passa por aqui”, ressaltou.

O vice-reitor Enrique Huelva lembrou da primeira formulação da missão da Universidade de Brasília, em que é enfatizado o papel transformador da instituição. "Que saibamos construir as pontes necessárias para que essa excelência científica e intelectual se traduza de um modo mais efetivo em tecnologias, tecnologias sociais, formas de produção e políticas públicas, que ajudem, como apontou Darcy Ribeiro, a resolver os grandes problemas que afligem o nosso povo, transformando crises em projetos. É o nosso desafio e a direção a ser seguida neste início da sexta década da nossa existência”, discursou.

A Honra ao Mérito é oferecida a ex-estudantes que se destacam em suas áreas de conhecimento. Os nomes foram definidos, por aclamação, na reunião do Consuni realizada em 14 de abril.

TRAJETÓRIAS – André du Pin Calmon é professor assistente de Gestão de Operações na Scheller College of Business, Estados Unidos. Graduado em Engenharia Elétrica pela UnB, é mestre pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e PhD em Pesquisa Operacional pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). “Estou extremamente emocionado e honrado. Sou muito grato à UnB. Foi na UnB que minha trajetória começou, que aprendi a sonhar. E, foi na UnB, que ganhei as ferramentas para tentar conquistar os meus sonhos. Minha história não seria possível sem a Universidade de Brasília”, afirmou.

O engenheiro André Calmon e a geóloga Gema Olivo participaram remotamente da sessão solene do Consuni. Imagem: Reprodução

 

Gema Ribeiro Olivo é graduada em Geologia e mestra em Exploração Mineral pela UnB; PhD pela Université du Québec à Montréal e pós-doutorada pela McGill University, ambas no Canadá. A geóloga tem mais de 30 anos de experiência atuando em pesquisas acadêmicas sobre depósitos minerais e em projetos de exploração mineral no Brasil, Chile, Peru, México, EUA e Canadá, entre outros locais. “É uma grande honra receber esse título de uma instituição tão prestigiada e que tem contribuído muito para a formação de profissionais de alto nível, de cidadãos que têm contribuído efetivamente por um futuro melhor”, agradeceu.

Idealizadora e executora do projeto Mulheres Inspiradoras, Gina Vieira é graduada em Letras Português e Respectivas Literaturas pela Universidade Católica de Brasília. Pela UnB, a professora de português é mestra em Linguística, especialista em Educação a Distância (2009); Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar (2011); e Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais (2015); e pós-graduanda em Educação Básica e Direitos Humanos na Perspectiva Internacional.

“É muito simbólico receber esse reconhecimento neste momento histórico do país, em que nós acordamos de um grande pesadelo regido pelo fascismo. É muito simbólico receber esse prêmio pelas mãos da primeira mulher reitora desta Universidade. Nós temos, hoje, uma UnB diversa, plural, e que produz conhecimento para transformar esta instituição. E para produzirmos o conhecimento transformador, precisamos que os sujeitos que foram historicamente excluídos, intelectuais da margem, estejam aqui, na Universidade”, afirmou.

A professora Gina Vieira discursou pela presença de mais pluralidade e diversidade na UnB. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

Janine Coutinho é graduada em Nutrição e mestra e doutora em Nutrição Humana pela UnB. Ela coordena o Programa de Alimentação Saudável e Sustentável no Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). “Eu passei tantos momentos importantes da minha vida aqui e receber essa homenagem, desta universidade sexagenária, inovadora, inclusiva e democrática, é uma alegria. Darcy Ribeiro disse que a UnB nascia com a missão de inovar. Inovou em muitas áreas, e, aqui, quero destacar que ela foi a primeira universidade federal a adotar política afirmativa de cotas na graduação e segue atuante para democratizar o acesso ao ensino superior, sempre primando pela excelência acadêmica”, ressaltou.

Ludhmila Hajjar se formou em Medicina pela UnB e é professora associada do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Pela USP, a médica é livre docente e doutora em Medicina. “Eu cresci em Goiás ouvindo que a Universidade de Brasília era uma universidade seleta, na qual os alunos de medicina tinham um contato muito próximo com os professores, que era diferente. E isso foi o que encontrei aqui. Isso faz parte da médica que sou, do ser humano que sou. Eu acredito que o ensino seja a grande chave de transformação do nosso país e da nossa sociedade. Aprendi aqui a ser gente, a me tornar humana”, reconheceu.

 

A sessão solene do Consuni pelos 61 anos da UnB está disponível no canal da UnBTV no YouTube:

 

Leia também:

>> UnB seleciona estudantes para operação do Projeto Rondon

>> Edward John Hinch recebe título de Professor Honoris Causa

>> Programa de Iniciação Científica abre inscrições na próxima terça (2)

>> Instituto de Ciências Exatas recebe espaço qualificado

>> Hospital Universitário realiza maior número de transplantes renais no DF em 2022

>> Iniciativas lançam olhares sobre literatura de autoras negras

>> Lançamento da nova edição da Darcy traz debate sobre a fome no Brasil

>> Um país atravessado pela fome

>> Nova resolução sobre concurso para professor é apresentada no Cepe

>> Projetos da FCE recrutam voluntários para exames cardiorrespiratórios gratuitos

>> Nara Cristina Mendes é a nova auditora-chefe da UnB

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.