ÓRGÃOS COLEGIADOS

Conselheiros também aprovaram a criação do Centro Integrado de Tecnologia e Inovação (Citi), a ser instalado no Parque Científico e Tecnológico (PCTec)

A atuação e a ampliação dos fiscais setoriais que fazem a validação dos serviços de manutenção prestados em contrato foram destaques na reunião do CAD. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

A implementação de fiscais setoriais, as ações integradas em áreas acadêmicas e administrativas, o programa de manutenção preventiva e corretiva e as ações necessárias para atender comissões de avaliação de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação estão entre as ações apresentadas pela Comissão Permanente de Infraestrutura na última reunião do Conselho de Administração (CAD) da Universidade de Brasília. O encontro ocorreu na quinta-feira (14), no Auditório da Reitoria. O documento foi elaborado pela Secretaria de Infraestrutura (Infra), a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e a Prefeitura da UnB (PRC).

A reitora Márcia Abrahão destacou que, apesar de diversas barreiras e dada a complexidade do seu maior campus, o Darcy Ribeiro, a infraestrutura da UnB está sendo qualificada e modernizada. “Sabemos que ainda temos muitos desafios, principalmente orçamentários, e também porque a Universidade de Brasília é esse parque de edificações, com um campus aberto e integrado à cidade. Isso cria desafios muito maiores”, comentou.

Uma série de medidas foram implementadas para melhorar os serviços prestados à comunidade, buscando garantir a melhoria da manutenção da Universidade a partir da reorganização das atividades da Secretaria de Infraestrutura (Infra) e da Prefeitura da UnB (PRC). “A gente definiu categorias de serviços de manutenção predial. Encaminhamos uma circular para os diretores, em que informamos o que são serviços emergenciais, de manutenção corretiva e rotineiros”, explicou o prefeito, Valdeci Reis.

A comissão detalhou o trabalho realizado em 2022/2023 e o planejamento de 2024. Entre os principais resultados elencados, está a realização de 4.971 ações de manutenção predial – corretivas, urgentes e emergenciais – nas unidades acadêmicas e administrativas da Universidade de Brasília, de agosto de 2022 a novembro de 2023, com investimento total de R$ 1.702.364,54. Além disso, cerca de dois mil metros da rede elétrica passaram por modernização e mais de 16 mil metros quadrados, em 77 locais, receberam impermeabilização, a um custo de mais de R$ 4.494.941,12.

A reitora Márcia Abrahão destacou que as características de integração à cidade do campus Darcy Ribeiro potencializam desafios relacionados a infraestrutura. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

O prefeito destacou o trabalho realizado pelos fiscais setoriais, servidores que colaboram com a fiscalização das atividades de manutenção realizadas. “Eles são uma espécie de braço da prefeitura. Eles fazem a fiscalização dos serviços básicos, como troca de lâmpadas, e atestam se foi executado. Eles são de fundamental importância para o serviço da prefeitura”, ponderou Valdeci Reis.

A expectativa para este ano é de ampliar o número de servidores que atuam como fiscais setoriais. “Temos um pouco mais de 290 edificações na UnB. A parceria com os diretores e o engajamento desses fiscais setoriais para trabalharem em equipe conosco é muito importante”, reforça o secretário de Infraestrutura, Augusto Dias.

Dias contou que o programa de manutenção preventiva/corretiva foi desenvolvido em conjunto com pesquisadores da Universidade. “Eles fizeram estudos para propor o programa, com critérios técnicos, planejamento, sugestão de instrumento de gestão e ações efetivas e completas de manutenção, com delineamento de todo o programa de conservação e manutenção, sempre com atenção às características arquitetônicas singulares dos prédios da Universidade”, disse o secretário. Ele salientou o valor cultural e patrimonial de diversas edificações da UnB.

A diretora do Instituto de Letras, Sandra Lúcia da Rocha, lembrou que um espaço adequado impacta diretamente o serviço prestado pela Universidade à sociedade. “Sem infraestrutura fica muito difícil desempenhar o trabalho no dia a dia", frisou. A conselheira afirma que o programa de manutenção implementado tem tido resultados concretos. “É, de fato, um serviço e uma organização que merecem o nosso reconhecimento e o nosso elogio explícito”, completou.

Diretora do IL, Sandra Rocha elogiou o programa de manutenção implementado pela Comissão Permanente de Infraestrutura. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

Diretor da Faculdade UnB Planaltina (FUP), Reinaldo Miranda Filho relatou que o atendimento às necessidades da FUP está mais ágil e efetivo. “Desde a implementação da Comissão Permanente de Infraestrutura, começa-se a trabalhar com uma lógica de planejamento ao invés de continuar enxugando gelo, da forma que, historicamente, era feito na Universidade de Brasília. Então, eu queria parabenizar a professora Márcia, a administração superior, a PRC, a Infra e todos os envolvidos.”

PCTec – O CAD aprovou a implantação e instalação do Centro Nacional de Pesquisa em Infraestrutura de Transportes (Ceninfra), como um Centro Integrado de Tecnologia e Inovação (Citi), ancorado no Parque Tecnológico da UnB (PCTec). A medida é resultado de uma solicitação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), cujas tratativas com a UnB começaram em 2021. O novo complexo representa um passo significativo para o fortalecimento da pesquisa, tecnologia e inovação na instituição, além de estabelecer parcerias estratégicas com órgãos externos do Governo Federal.

O espaço contará com laboratório para atender à crescente demanda por serviços de controle de qualidade das diversas unidades estaduais do DNIT e também de servir como suporte para atividades de ensino e pesquisa da Universidade. Além disso, o centro deverá dar oportunidade para a participação de todas as unidades acadêmicas e membros da comunidade da UnB que se interessarem pelos temas trabalhados por meio da parceria.