ÓRGÃOS COLEGIADOS

Documento construído de forma coletiva prioriza a mobilidade acessível a pedestres e ciclistas

A reitora Márcia Abrahão com membros da comissão responsável pela elaboração do Plano Diretor da FUP. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

O Conselho de Administração (CAD) da Universidade de Brasília aprovou, por aclamação, o Plano Diretor da Faculdade UnB Planaltina (FUP), que inclui a conservação de área de Cerrado no campus e a previsão de um Museu de Ciências. A reunião do CAD ocorreu na quinta-feira (9), no Auditório da Reitoria.

“O campus Darcy Ribeiro demorou 62 anos para ter um Plano Diretor aprovado e discutido democraticamente por este conselho. O que a gente espera é que os outros campi, ainda neste ano, tenham seus respectivos planos aprovados. A FUP completa 18 anos nesta quinta-feira (16)”, disse a reitora Márcia Abrahão ao contar que realiza reuniões periódicas com os gestores dos campi e que uma demanda frequente é a atualização do Plano Diretor de acordo com a identidade de cada uma dessas unidades.

“No primeiro Plano Diretor, imaginávamos que estávamos planejando prédios ou infraestruturas e, na prática, é a ordenação dos nossos passos da melhor maneira possível. O Plano Diretor, que naquele momento estava sendo apresentado na Universidade de Brasília em nome da UnB Planaltina, não nos representa mais”, explicou o diretor da FUP, Reinaldo Miranda Filho. Para ele, a nova proposta reflete a política de planejamento, desenvolvimento e atuação do campus de Planaltina.

Expectativa da gestão é que os campi da FGA e da FCE tenham seus respectivos planos diretores aprovados ainda este ano. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

“É muito especial poder participar e acompanhar de perto um processo tão importante de uma unidade irmã. Nós, dos outros campi, estamos ansiosos para também estar aqui com a apresentação do nosso plano”, disse o diretor da Faculdade UnB Gama (FGA), Sandro Augusto Pavlik, que foi o relator da proposta.

A vice-diretora da FUP, Cynthia Bisinoto Oliveira, reforçou que todo o projeto foi construído de maneira conjunta e colaborativa. “Foi uma grande alegria ter a aprovação unânime do nosso conselho, que reconheceu, sem nenhuma dúvida, como o Plano Diretor apresentado refletia as preocupações e interesses da nossa comunidade”, completou.

Como parte da metodologia utilizada para construir o Plano Diretor da FUP, foi realizada uma consulta à comunidade. “Atendemos às reais demandas e aos temas mais importantes para o campus”, afirmou o diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Caio Frederico e Silva, que coordenou a equipe responsável pela revisão do Plano. O levantamento das informações sobre os princípios da organização do campus e a projeção de crescimento foi crucial para que a pesquisa subsidiasse o trabalho da comissão. O documento prioriza a mobilidade acessível a pedestres e ciclistas.

A projeção mostra a expansão da FUP com construção de novos edifícios, incluindo um Museu de Ciências, um prédio de suporte e manutenção, um galpão de triagem e a ampliação de alojamentos e de outros espaços já existentes. O crescimento do campus está organizado de maneira a aproveitar o espaço lateral da FUP, preservando a área de vegetação nativa. “Essa foi a mudança mais importante de redesenho do Plano Diretor, o espalhamento unilateral”, observou Caio.

Entre as estruturas planejadas estão o Museu de Ciências, um prédio de suporte e manutenção e um galpão de triagem. Imagem: Reprodução/Plano Diretor da FUP