ÓRGÃOS COLEGIADOS

Novo calendário adicionou 58 dias de aulas. Assim, o primeiro semestre encerra-se em 21 de setembro. O segundo começa em 14 de outubro, terminando em 22 de fevereiro de 2025

Retomada e prorrogação do 1º/2024 em razão da greve: com as mudanças, UnB garante os 200 dias letivos e busca mitigar eventuais impactos no calendário de 2025. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília aprovou a prorrogação do primeiro semestre letivo de 2024 na instituição. O objetivo é garantir a reposição de atividades interrompidas durante a greve dos docentes. Também foi criada comissão para acompanhamento do ensino durante o período. A reunião ocorreu nesta quinta-feira (27), no Auditório da Reitoria.

O novo calendário acadêmico tem a adição de 58 dias letivos. Dessa forma, o fim do primeiro semestre de 2024 será em 21 de setembro. As férias serão de 22 de setembro a 13 de outubro. O segundo semestre começará em 14 de outubro, com término em 22 de fevereiro de 2025 e recesso entre 23 de dezembro de 2024 e 4 de janeiro de 2025. Excepcionalmente, não haverá o semestre de verão de 2025.

A resolução mantém os 200 dias letivos, conforme determinado pela legislação, e busca mitigar possíveis impactos no calendário acadêmico de 2025, bem como a manutenção dos semestres de verão a partir de 2026. A proposta foi elaborada pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), com ampla participação discente, por meio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Honestino Guimarães.

O Cepe também criou uma comissão para acompanhar a reposição das aulas do primeiro semestre. “A comissão vai garantir a qualidade daquilo que é executado”, resumiu o vice-reitor Enrique Huelva, presidente do Conselho. O grupo é formado por dois professores e cinco estudantes membros do Cepe, além de representantes dos decanatos de Ensino de Graduação (DEG), de Extensão (DEX) e de Pós-Graduação (DPG).

texto alterado às 20h17 para correção de informação sobre o recesso do 2º/2024.