ÓRGÃOS COLEGIADOS

Documento consolida o planejamento da Universidade para ensino, pesquisa, extensão, gestão, inovação e responsabilidade social dos próximos 6 anos

A decana Denise Imbroisi, a reitora Mária Abrahão e a equipe do DPO que elaborou o PDI 2023-2028. Foto:Beto Monteiro/Ascom GRE

O Conselho de Administração (CAD), em sua 425ª reunião, aprovou a proposta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade de Brasília 2023-2028. O documento é de caráter obrigatório e consolida o planejamento da Universidade de Brasília em seus diversos eixos de atuação, como ensino, pesquisa, extensão, gestão, inovação e responsabilidade social. O encontro ocorreu na quinta-feira (10), no Auditório da Reitoria, campus Darcy Ribeiro.

“O PDI que estamos encerrando foi o primeiro que a gente fez com metas, objetivos e indicadores realizado integralmente pela equipe de Planejamento do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), altamente qualificada, sem contratação de consultoria. Agora, temos o de 2023-2028”, disse a reitora Márcia Abrahão. No novo documento, há links para que todas as ações citadas possam ser conferidas com mais aprofundamento.

À frente do DPO, a decana Denise Imbroisi contou que o setor trabalhou no desenvolvimento do PDI 2023-2028 desde o ano passado, mas devido à mesma equipe ser responsável, também, pela elaboração do Relatório de Gestão (RG), houve uma pausa de quatro meses na elaboração do PDI para a equipe se dedicar ao RG. “Fizemos uma avaliação do PDI anterior: o que deu certo, o que não deu certo, os desafios, as oportunidades. Fizemos um benchmarking de PDIs nas diversas instituições federais de ensino superior (IFEs) com mais 20 mil estudantes. Fomos ler e conhecer os pontos fortes e o que a gente gostaria de ter no nosso PDI. Foi um trabalho bastante abrangente e robusto”, descreveu a decana.

A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional apresentou o PDI 2023-2028. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

O PDI tem um papel fundamental para a Universidade na busca de melhorias e resultados, uma vez que nele estão contidas ações a serem desenvolvidas visando a alcançar as principais metas institucionais. É um documento extenso em que deve constar uma amplitude de informações obrigatórias. Entre os itens discriminados na legislação estão, por exemplo, o projeto pedagógico, o cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição e de cada um de seus cursos, a oferta de cursos e programas de pós-graduação lato e stricto sensu, o perfil do corpo docente e de tutores de educação a distância, a organização administrativa da instituição e as políticas de gestão.

O documento foi elaborado de forma participativa, tendo sido submetido à consulta pública no final de 2022, recebendo sugestões para os próximos seis anos. Assim, o PDI UnB 2023-2028 é resultado da contribuição de toda a comunidade universitária e da sociedade, contando com a participação da administração superior e de diversas unidades acadêmicas e administrativas, as quais, sob a coordenação do DPO, definiram os principais eixos de atuação e as prioridades institucionais para o ciclo 2023-2028.

“Para enfrentar esse grande desafio para a instituição e devido ao nosso maior grau de amadurecimento na elaboração e acompanhamento do Plano, fizemos esse PDI com um período maior, de 2023 a 2028. Agora podemos focar na execução do projeto com sucesso”, contou a decana Denise Imbroisi. O Plano anterior abarcava o intervalo de 2018 a 2022. No documento, constam, ainda, indicadores, metas e iniciativas, conforme as perspectivas do Mapa Estratégico UnB 2023/2028: sociedade, desenvolvimento acadêmico, macro-objetivo transversais e desenvolvimento institucional.

Confira a íntegra da 425ª reunião do Conselho Administrativo da UnB, transmitida pela UnBTV