ÓRGÃOS COLEGIADOS

Política de Segurança da UnB e relatório da utilização de recursos da assistência estudantil foram aprovados pelos membros do Conselho de Administração

A Capgest é responsável pela análise e por emitir parecer sobre o plano de trabalho de cada unidade. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Em reunião na quinta-feira (21), no Auditório da Reitoria, o Conselho de Administração (CAD) da Universidade de Brasília renovou a composição da Comissão de Acompanhamento do Programa de Gestão e Desempenho da Universidade de Brasília (Capgest), responsável por analisar e emitir parecer sobre o plano de trabalho de cada unidade. Se favorável, o documento segue para a reitora, que editará o ato de autorização. Os conselheiros aprovaram também a Política de Segurança da UnB e o relatório da utilização de recursos da assistência estudantil.

“Peço aos que foram escolhidos, que já vejam o material de capacitação que o Decanato de Gestão de Pessoas disponibilizou no portal do PGD”, recomendou a reitora Márcia Abrahão aos nove membros da Capgest escolhidos para um mandato de dois anos, permitida a recondução por igual período. A decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Gomes, vai presidir a comissão.

Na composição, são dois representantes do DGP; quatro das grandes áreas de conhecimento; um da Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS); um servidor técnico-administrativo indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub); e um servidor técnico-administrativo integrante do CAD. Confira os nomes ao fim desta matéria.

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL – Na reunião do CAD, foi apresentado o relatório 2022 da Comissão Permanente do CAD da ação orçamentária 4002, que corresponde aos recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), além de dois programas específicos: Incluir, que destina verbas para acessibilidade na UnB; e Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), direcionado para estudantes de graduação estrangeiros.

A diretora da DDS, Eloisa Barros, destacou que foram destinados R$ 34 milhões para estudantes com renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Foram destinados cerca de R$ 34 milhões para auxílio de estudantes com renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo. A maior parte desse orçamento é utilizado pela Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS), do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), mas também pela Secretaria de Direitos Humanos e Decanato de Ensino de Graduação (DEG).

A Comissão Permanente da ação 4002, criada pelo CAD, presta contas anualmente aos conselheiros. O relatório foi apresentado pela diretora da DDS, Eloisa Barroso, que incluiu ainda programas de assistência financiados por recursos próprios da UnB e emendas parlamentares, pouco mais de R$ 5,5 milhões.

“Embora tenhamos sofrido cortes orçamentários no ano de 2022, a UnB não tirou nenhum centavo da assistência estudantil. De fato, é uma prioridade para essa gestão”, destacou a diretora, ressaltando a importância da implementação do SIGAA para a coleta de dados e a elaboração de relatórios mais detalhados.

A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional e presidente da Comissão, Denise Imbroisi, ficou satisfeita com o salto de qualidade dado com esse relatório. “O DAC criou um núcleo que faz análise estatística e está caminhando para uma integração de análise pedagógica e de assistência estudantil desses estudantes. Fica muito evidente que a instituição está procurando dar o melhor apoio aos estudantes com o olhar pedagógico também”, avaliou

SEGURANÇA – Os conselheiros aprovaram também a resolução que institui a Política de Segurança da UnB. O objetivo é estabelecer diretrizes e competências para aprimorar as ações de segurança institucional, a fim de assegurar a integridade da comunidade interna e externa, das instalações e do patrimônio da UnB.

“A UnB passa a ter uma Política de Segurança aprovada pelo CAD, com base nos princípios do Projeto Político-Pedagógico Institucional, de uma universidade cidadã”, destacou a reitora Márcia Abrahão. Entre as diretrizes que a resolução estabelece, está a adoção de medidas necessárias para que eventuais riscos “sejam identificados, analisados, avaliados, tratados e monitorados de modo permanente, proativo e, quando possível, de forma preventiva”.

Comissão de Acompanhamento do Programa de Gestão da Universidade de Brasília (Capgest):

- Decana de Gestão de Pessoas: Maria do Socorro Gomes (presidente);

- Rep. DGP: Willian Soares (titular) e Aline Kristine (suplente);

- Rep. Ciências Vida: Luiz Blum (titular) e Laudimar (suplente);

- Rep. Ciências Exatas: Cynthia Bisinoto (titular) e Eraldo Matricardi (suplente);

- Rep. Ciências Hum. e Sociais I: Sandra Lúcia Rodrigues (titular) e Fabrícia Borges (suplente);

- Rep. Ciências Hum. e Sociais II: Wilson Theodoro (titular) e Mariana Guerra (suplente);

- Rep. CIS: Maria do Socorro Marzola (titular) e Rogério Marzola (suplente);

- Rep. Sintfub: Junia Falquetto (titular) e José Almiram (suplente);

- Rep. CAD: Rivany Borges (titular) e Rafael Rocha (suplente).