Em sua primeira reunião no ano, o Conselho Universitário (Consuni) da UnB trouxe novidades, entre elas, a criação do primeiro curso da Universidade para formação de tecnólogos e o lançamento do conceito para a campanha institucional de 2025: Conhecimento em movimento, sociedade em transformação. A 520ª reunião do Consuni aconteceu na sexta (17), no Auditório da Reitoria.
Os conselheiros deliberaram a favor do pedido para que a Finatec atue como fundação de apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da autorização para que a Finatec continue atuando como fundação de apoio do Hospital Universitário de Brasília (HUB/Ebserh).
Foram apreciados nomes indicados para os órgãos complementares Arquivo Central (ACE), Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Biblioteca Central (BCE), Parque Científico Tecnológico (PCTec), Rádio e TV Universitárias (UnBTV) e HUB, assim como os de membros da Câmara de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos (Capro) e do Conselho Superior da Finatec.
Em nota, publicada ainda na sexta (17), o Conselho reafirmou o compromisso da Universidade com a gestão transparente, ética e responsável de recursos provenientes de emendas parlamentares, inclusive de valores executados de forma descentralizada por fundações de apoio credenciadas junto à UnB. “Conseguimos executar praticamente 100% dos recursos, de emenda 100%”, disse a reitora Rozana Naves ao agradecer o trabalho realizado pelos decanatos responsáveis e técnicos do gabinete no final de 2024.
A reitora informou ainda que o processo referente à URP aos docentes será discutido no plenário do STF em 19 de fevereiro. Para o pagamento da URP dos técnicos, a UnB aguarda a liberação do módulo respectivo pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
DESTAQUES – O Consuni provou a proposta de criação do curso superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva: Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em Contexto Comunitário. O curso será oferecido no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na modalidade à distância, nos polos Maranguape (PE), Camaçari (BA) e Águas Lindas de Goiás (GO). A previsão é que 150 vagas sejam abertas. Este será o primeiro curso da UnB para formação de tecnólogos.
A Secretaria de Comunicação (Secom) da UnB apresentou a campanha institucional 2025, que posiciona a Universidade como agente imprescindível no enfrentamento aos desafios impostos pelo mundo contemporâneo, entre eles, o desafio socioambiental.
Conhecimento em movimento, sociedade em transformação é o tema da campanha desse ano. “A marca e o slogan têm a intenção de simbolizar valores e novos posicionamentos da UnB, principalmente em relação a desafios complexos e multidisciplinares”, destacou o secretário de Comunicação, Thiago Flores.
O conceito da campanha se baseia na fita de Möbius, que representa a contínua construção do saber em um eterno processo de aprendizado e transformação. A marca desenvolvida estará disponível em breve para uso pela comunidade acadêmica.
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