ÓRGÃOS COLEGIADOS

O Conselho Universitário também assentiu a concessão do título de Professor Emérito a Francisco Doratioto

O Consuni aprovou por aclamação os nomes indicados para receber os títulos de Honra ao Mérito e de Professor Emérito. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

O Conselho Universitário da UnB (Consuni) aprovou, por aclamação, a concessão dos títulos de Honra ao Mérito a cinco ex-estudantes, que se destacaram em suas respectivas áreas de atuação, e de Professor Emérito ao docente aposentado do Departamento de História (HIS/ICH) Francisco Doratioto. A reunião ocorreu no dia 21, no Auditório da Reitoria, campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. Na ocasião, o Consuni também aprovou uma nota de repúdio a ações de extrema direita na Universidade de Brasília.

 

Izabella Mônica Vieira Teixeira, Leonardo Silva Santos, Karim Aïnouz, Gabriel Nascimento dos Santos e Maria Amélia Enríquez são os egressos indicados para a concessão do título de Honra ao Mérito. A outorga ocorrerá na reunião do Consuni em comemoração aos 63 anos da UnB, cuja data será marcada. O parecer da comissão para análise das propostas de concessão salientou que todos estão dentro do perfil de "ex-estudante da instituição que tenha alcançado reconhecimento nacional e/ou internacional”.

 

A diretora do Instituto de Artes (IdA), Fátima Aparecida dos Santos, pontuou o alto nível das indicações. "Destaco que este ano a gente teve uma excelente lista de indicados. E para vocês terem uma noção da nossa dificuldade, o Karim foi vencedor em Cannes, em 2019. Então, o nível estava muito alto e acho que isso é mérito da UnB."

A diretora do IdA Fátima dos Santos lembrou que um dos egressos, o cineasta Karim Aïnouz, venceu o Prêmio Un Certain Regard no Festival de Cannes. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

CONHEÇA – Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente, foi reconhecida por sua atuação na formulação de políticas ambientais, incluindo o Novo Código Florestal e as negociações da Rio+20. Sua gestão resultou na redução do desmatamento na Amazônia e na estruturação de políticas climáticas.

 

Leonardo Silva Santos, professor titular da Universidad de Talca, no Chile, destacou-se pelo desenvolvimento de um método inovador de detecção da covid-19 utilizando espectrometria de massas, contribuindo significativamente para a saúde pública. Karim Aïnouz, cineasta de renome internacional, dirigiu filmes premiados como A vida invisível, vencedor do Prêmio Un Certain Regard no Festival de Cannes, abordando questões sociais e culturais de forma crítica e inovadora.

 

Gabriel Nascimento dos Santos, professor e pesquisador, é uma referência nos estudos sobre racismo e antirracismo no Brasil, com forte produção acadêmica voltada à formação de professores e à educação linguística. Maria Amélia Enríquez, economista ecológica, teve atuação destacada na formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável, ocupando cargos estratégicos no governo do Pará e em organismos internacionais.

 

Além da homenagem aos egressos, o Consuni aprovou a concessão do título de Professor Emérito ao historiador Francisco Doratioto. Com carreira acadêmica marcada pela dedicação à pesquisa histórica e à formação de novos estudiosos, Doratioto se tornou referência na História da América Latina e nas relações internacionais do Brasil. Graduado em História e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), ele concluiu o mestrado e o doutorado na UnB.

 

Entre suas publicações mais influentes, está Maldita guerra: nova história da guerra do Paraguai, obra reconhecida pela abordagem inovadora e rigor documental. Doratioto também atuou na formação de diplomatas brasileiros no Instituto Rio Branco e teve papel fundamental na orientação de dissertações e teses.

 

DEMOCRACIA – O representante dos estudantes Maktus propôs a divulgação de uma nota do Consuni em repúdio a ações de extrema direita na UnB. Aprovado por unanimidade, o texto critica os ataques às instituições públicas de ensino superior, exemplificado pelas práticas criminosas de intimidação a docentes no legítimo exercício de suas funções.

 

>> Nota do Conselho Universitário de repúdio a ações de extrema direita na Universidade de Brasília

 

A reitora Rozana Naves agradeceu aos membros do Conselho e reiterou que a Universidade está mobilizada para oferecer todo suporte à comunidade acadêmica. "Por meio da Diretoria de Segurança (Diseg/PRC) e por meio da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC) e também da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), damos o acolhimento necessário à comunidade”, garantiu.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.