O Consuni, reunido em 21 de março de 2025, repudia veementemente as ações de grupos da extrema direita em curso na Universidade. Percebemos essas ações como parte de um contínuo e articulado ataque às instituições públicas de ensino superior, como exemplificado pelas práticas criminosas de intimidação a docentes no legítimo exercício de suas funções. Entre essas ações, inclui-se a publicação de gravações manipuladas, distorcidas e não autorizadas de aulas, infringindo diretamente a Lei nº 9.610/1998, que versa sobre Direito Autoral, e o artigo 184, §1º, do Código Penal, caracterizando exposição para obtenção de lucro.
Outra ação repudiável é a tentativa orquestrada de realizar filmagens clandestinas dos espaços universitários com o propósito deliberado de distorcer a realidade, propagar mentiras sobre suas finalidades e estimular atos de vandalismo contra o patrimônio público.
Desde 2016, as universidades públicas brasileiras enfrentam uma ofensiva sistemática contra sua própria existência, expressa na propagação de fake news, campanhas negacionistas e difamatórias, políticas deliberadas de sucateamento e tentativas reiteradas de desqualificação do conhecimento produzido nesses ambientes.
Esse contexto expõe a natureza desprezível dessas ações, realizadas por grupos políticos que, incapazes de construir um projeto positivo, dedicam-se a atacar e degradar a universidade pública, símbolo maior do avanço civilizatório e intelectual do país.
Resistir faz parte do DNA da UnB. Corre em cada estudante, técnico e docente o legado de Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira, Honestino Guimarães, Ieda Delgado e de todos e todas que jamais se curvaram nem se curvarão ao retrocesso, ao autoritarismo e ao golpismo.
Nesse contexto, o Consuni reafirma a grandeza desta Universidade, sua pluralidade, seu compromisso democrático e autônomo, bem como seu respeito absoluto à diversidade de pensamento e às liberdades fundamentais.
Brasília, 21 de março de 2025
Conselho Universitário
Universidade de Brasília