ÓRGÃOS COLEGIADOS

Honrarias reconhecem as contribuições do técnico administrativo Evangelisto Mendes Barbosa e do docente Ennio Marques Palmeira para a UnB

As concessões dos títulos de Mérito Universitário e Professor Emérito foram aprovadas por aclamação na 516ª reunião do Consuni. Foto: Mariana Leal/Secom UnB

O Conselho Universitário (Consuni) aprovou, por aclamação, as concessões dos títulos de Professor Emérito ao docente da Faculdade de Tecnologia (FT) Ennio Marques Palmeira e de Mérito Universitário ao servidor técnico-administrativo Evangelisto Mendes Barbosa. A reunião ocorreu em 20 de setembro, no Auditório da Reitoria, campus Darcy Ribeiro, Asa Norte.

“Nas cerimônias de outorga de mérito a servidoras e servidores técnico-administrativos, sempre reforço a importância desse reconhecimento. Temos um grande problema de evasão de técnicos, principalmente para a Esplanada, com concursos que pagam muito mais. E termos técnicos que permanecem, se dedicam e fazem mais do que o trabalho, de fato, é de se comemorar”, afirmou a reitora Márcia Abrahão.

A indicação de Evangelisto Mendes Barbosa ao título de Mérito Universitário foi feita pelo Departamento de Engenharia Elétrica (ENE/FT). O servidor técnico ingressou na UnB em 1984, como auxiliar de serviços. Dois anos depois, passou a atuar como recepcionista do ENE. Desde 1994, é auxiliar em administração. “Nestes 40 anos de serviços, Evangelisto acompanhou as modificações históricas da Universidade de Brasília”, salientou o relatório, lido por Jake Carvalho do Carmo, da Comissão Especial de Concessão de Títulos (CECT).

A proposta de concessão do título de Professor Emérito a Ennio Marques Palmeira foi encaminhada à CECT pelo Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (ENC/FT). O docente ingressou na UnB em 1987, logo após concluir o doutorado. Aposentado desde agosto de 2022, ele continua atuando voluntariamente como pesquisador colaborador, liderando mais de 10 projetos de pesquisa na área de infraestrutura em Engenharia Civil. Ao longo da vida profissional, publicou 93 artigos científicos.

Confira a íntegra da 516ª Reunião do Consuni, transmitida pela UnBTV: