ÓRGÃOS COLEGIADOS

Proposta de outorga de título de Professora Emérita à Elga Ivone Pérez Laborde, do Instituto de Letras (IL), também foi aprovada pelo Conselho

Conselheiros aprovaram a concessão de título de Doutor Honoris Causa ao Nobel William G. Kaelin Jr. por aclamação. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Durante a 505ª reunião do Conselho Universitário (Consuni), foi aprovada, por unanimidade, a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao docente e prêmio Nobel William George Kaelin Jr.. Na oportunidade, os conselheiros também aprovaram a concessão de título de Professora Emérita à Elga Ivone Pérez Laborde, do Instituto de Letras (IL). A reunião do Consuni ocorreu na sexta-feira (04), no Auditório da Reitoria, localizado no campus Darcy Ribeiro.

William George Kaelin Jr. é docente na Escola de Medicina de Harvard (Harvard Medical School) e pesquisador no Instituto de Medicina Howard Hughes (Howard Hughes Medical Institute) – ambas instituições estadunidenses. Formado pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos (EUA), o homenageado é graduado em Química, Matemática e Medicina.

Durante o terceiro ano do curso de medicina, desenvolveu pesquisa laboratorial sobre fluxo sanguíneo tumoral. Especializou-se em oncologia no Dana-Farber Cancer Institute, EUA. Em 2019, foi honrado com o Prêmio Nobel de Medicina/Fisiologia.

William George Kaelin Jr. estará na UnB, em 30 de agosto, para o evento Nobel Prize Initiative 2023. O encontro será na Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), no campus Darcy Ribeiro, às 10 horas.

A proposta de concessão de título foi encaminhada pela Faculdade de Medicina (FM) à Comissão Especial de Concessão de Títulos (CECT) do Consuni. O processo, lido pelo representante da Faculdade de Tecnologia (FT) Reuber Brandão, reconheceu a contribuição do docente em prol da Ciência e da Humanidade.

O vice-reitor Enrique Huelva lembrou que Kaelin Jr. é o quarto ganhador de Prêmio Nobel a ser recebido na UnB e ressaltou a importância da outorga de títulos como um meio de honrar essas visitas.

>> Veja também: IQ recebe Nobel de Química para Aula Magna, dia 14/08, às 14h30

A reitora Márcia Abrahão e o vice-reitor Enrique Huelva lembraram que a outorga de títulos uma forma de honrar a trajetória de pessoas que contribuíram para a ciência, o ensino e a pesquisa. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

RECONHECIMENTO – Foi aprovada por aclamação a proposta de outorga do título de Professora Emérita à professora Elga Ivone Pérez Laborde. Docente da Universidade de Brasília desde 1998, desenvolve importantes pesquisas voltadas à literatura hispânica. Sandra Rocha, diretora do IL, exaltou a vitalidade, o engajamento, a consciência política e as intervenções realizadas pela docente.

“Elga Ivone trouxe consigo essa experiência e compreensão dos processos políticos da América Latina, que sempre enriqueceram e continuam enriquecendo a formação dos estudantes de Letras que passam por ela, agora, na pós-graduação”, ressaltou Sandra Rocha.

23ª SEMUNI – A decana de Extensão, Olgamir Amancia, informou que estão previstas cerca de 1.058 ações para a 23ª Semana Universitária da UnB (Semuni) e reconheceu o esforço das unidades acadêmicas. Afirmou também que, graças aos incentivos, os estudantes do período noturno serão contemplados com cerca de vinte atividades. Com tema O futuro é feminino, a 23ª Semuni ocorrerá entre os dias 25 e 29 de setembro.

A decana lembrou que, em 24 de setembro, haverá a segunda edição da Corrida e Caminhada UnB/HUB, também parte das atividades da Semuni. Olgamir Amancia pediu que todos aproveitassem as oportunidades e priorizassem as atividades realizadas. “É uma semana destinada a essa mobilização da UnB em torno desse conjunto de iniciativas que compõem a formação dos nossos estudantes”, salientou.

>> Inscrições para a 2ª Corrida e Caminhada UnB/HUB

OUTROS TEMAS – Na reunião, conselho aprovou, por unanimidade, a renovação da autorização para a Finatec atuar como fundação de apoio do Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB). O relator Ricardo Ruviaro, diretor do Instituto de Ciências Exatas (IE), leu o parecer da Câmara de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos (Capro) e ressaltou a importância do HUB para a comunidade acadêmica. “Ter órgãos que apoiam financeiramente essas ações é muito gratificante”, pontuou.

Representante da FT, o professor José Alexander Araújo pediu à reitora um informe a respeito da resolução, aprovada no Conselho de Administração (CAD), sobre a Administração de Compossuidores nos prédios residenciais da UnB. Ele disse que foi procurado por docentes para pedir que o assunto fosse pautado no Consuni.

A reitora Márcia Abrahão fez uma breve retrospectiva e relembrou uma audiência pública, realizada em 2014, em que moradores solicitaram a formação de condomínios e pediram por mais autonomia na gestão dos serviços de manutenção.

“Colocamos isso na nossa carta aos moradores à época da campanha, inclusive. Me preocupa muito questionar uma decisão tomada por mais de 80% dos conselheiros. Assim como se quer desrespeitar uma norma por um lado, no futuro pode-se querer desrespeitar para outro lado”, disse.

Professor do Instituto de Química (IQ) e morador da Colina, Marcos Juliano Prauchner questionou a resistência de parte dos moradores sobre a decisão. “É uma oportunidade de melhorar os serviços que temos”, opinou. ”Por mais que a professora Márcia tente esclarecer que não seremos responsáveis por obras estruturais, que isso continua a cargo da UnB, parece que tem um grupo que continua propalando isso para levar os outros nessa ideia”, finalizou sobre as manifestações negativas.

Confira íntegra da 505ª Reunião do Consuni, transmitida pela UnBTV