FAC NA SEMUNI

Em roda de conversa no Centro de Excelência em Turismo, estudantes com deficiência relataram experiências cotidianas

Roda de conversa no Centro de Excelência em Turismo (CET) expôs relação de estudantes com a acessibilidade no ambiente acadêmico. Foto: Sofia Tremendani/FAC

Na manhã desta segunda-feira (25), o Centro de Excelência em Turismo (CET) abriu sua programação da Semana Universitária 2023 com o tema acessibilidade. Uma roda de conversa promoveu debate sobre acessibilidade na Universidade para Pessoas com Deficiência (PcDs), em particular os desafios enfrentados no dia a dia. “São muitas barreiras”, frisou Marcus Vinícius Souza, mediador do bate-papo.

O evento foi promovido pelo projeto de extensão CET Acessível, que visa propiciar um ambiente acolhedor a estudantes PcD do CET. No começo, Marcus Vinícius apresentou o projeto e falou de sua importância. Houve também a participação de Jessica Campos de Bona e Millena Moraes, estudantes PcD que relataram suas experiências.

Aluna do curso de Direito e integrante do Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães (DCE), Millena Moraes contou como é sua luta e de outros estudantes PcD para ocupar os espaços da Universidade. “Todos os dias nós acordamos e é a mesma batalha de sempre”, disse Millena. Para tentar assegurar direitos, ela decidiu se envolver com a política. “Precisei ir para a linha de frente.”

Jessica Campos de Bona falou da importância de os estudantes PcD ocuparem cada vez mais espaços: “Nos espaços onde não nos querem, é onde nós devemos ocupar”, afirmou. Por ser atleta, Jessica ressaltou a importância do esporte na sua vida. “Se tem algo que é inclusivo é o esporte”, ressaltou.

Tanto Jessica quanto a Millena frisaram a importância da empatia das pessoas sem deficiência – um olhar para além das limitações. “Não estamos pedindo um favor”, afirmou Millena.

No final da roda de conversa, Millena leu carta escrita por discentes com deficiência da UnB, com reivindicações para a garantia de seus direitos como cidadãos. A carta pede mudanças físicas na infraestrutura dos prédios da UnB, como instalação de rampas de acesso para locomoção de cadeirantes e funcionamento dos elevadores.

Na UnB, a Diretoria de Acessibilidade (Daces), do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), tem a missão de facilitar a inclusão no ambiente universitário, oferecendo recursos como materiais inclusivos, carros para locomoção, entre outros direitos assegurados por lei para que os estudantes tenham a melhor infraestrutura possível para frequentar a Universidade.

FAC NA SEMUNI – A Semana Universitária 2023 está a todo vapor! Até 29 de setembro, estudantes, professores, técnicos, pesquisadores e comunidade externa circulam pelos campi, envolvidos em centenas de atividades que apresentam a UnB e suas ações de ensino, pesquisa e extensão ao público.

Uma equipe de estudantes da disciplina Apuração Jornalística, da Faculdade de Comunicação, está acompanhando a programação e produzindo registros como o que você leu agora.

Para eles, uma oportunidade ímpar de praticar o que aprendem. Para o público leitor, a chance de ficar ainda mais bem informado sobre o que acontece na Semana Universitária. Fique ligado nos canais oficiais da Universidade de Brasília e aproveite o resultado dessa parceria.

Curta no Instagram um giro pelas atividades do 1º dia de Semuni!

Veja como foi a abertura da Semana Universitária:

*estudante de Jornalismo da Faculdade de Comunicação (FAC), sob supervisão do professor Sérgio de Sá