FAC NA SEMUNI

Palestras na Faculdade de Ciências da Saúde trataram de temas como romantização, autocuidado e bancos de leite

Comunidade participou, durante a Semuni 2023, de ação na FS sobre aleitamento materno. Foto: Myllena Barbosa/FAC

Realizado na manhã desta quarta (27), terceiro dia da 23ª Semana Universitária, na Faculdade de Ciências da Saúde (FS), o evento O protagonismo feminino na promoção da amamentação: cuidado técnico, nutricional e psicossocial discutiu temas como a questão socioambiental, a importância dos bancos de leite e o autocuidado materno. A coordenação coube às professoras Viviane Belini e Rita de Cássia.

Mulheres que atuam na área participaram do encontro promovido pelo projeto de extensão Nutrindo Com Amor. “A ideia surgiu a partir da necessidade de aproximar as gestantes do meio acadêmico, já que muitas iam até o hospital fazer acompanhamento nutricional, mas não seguiam com as consultas devido a fatores como locomoção ou dificuldade financeira”, contou a pesquisadora Ana Sousa, idealizadora do projeto.

Muriel Romeiro e Fernanda Alves, membros do Banco de Leite Municipal de Anápolis, ressaltaram o quanto a romantização da amamentação prejudica a relação da mãe com a criança. “A mulher é atravessada por diversas forças externas, sejam elas culturais, sociais ou até mesmo crenças que impedem que ela esteja plena para o processo de aleitamento", afirmou Romeiro.

Mães de primeira viagem esbarram com diversas dificuldades durante a amamentação. As palestrantes destacaram a importância dos bancos de leite dos hospitais nesta situação, já que eles auxiliam neste processo. Vale ressaltar que o Hospital Universitário de Brasília (HUB), vinculado à UnB, oferece programa de orientação de forma gratuita, assim que o parto é realizado.

A questão socioambiental foi um dos temas discutidos. Muitas mães escolhem não amamentar seus filhos, outras podem contar com condições fisiológicas que impedem este processo. É daí que vem o papel dos bancos de leite. Ao fornecer leite, eles evitam o uso de fórmulas processadas que não possuem os benefícios necessários para a saúde do bebê.

Camila Dantas e Brenda Barros, ex-estudantes da UnB, contaram um pouco de sua experiência na área da obstetrícia e explicaram a estrutura do seio. Elas destacaram também que passar pelo processo de amamentação previne o câncer de mama.

A iniciativa de promover a palestra partiu do objetivo de ajudar grávidas, mães e pessoas que estejam convivendo com uma gestante. As professoras Viviane Belini e Rita de Cássia expressaram o desejo de levar a ação para mais pessoas da comunidade externa.

FAC NA SEMUNI – A Semana Universitária 2023 está a todo vapor! Até 29 de setembro, estudantes, professores, técnicos, pesquisadores e comunidade externa circulam pelos campi, envolvidos em centenas de atividades que apresentam a UnB e suas ações de ensino, pesquisa e extensão ao público.

Uma equipe de estudantes da disciplina Apuração Jornalística, da Faculdade de Comunicação, está acompanhando a programação e produzindo registros como o que você leu agora.

Para eles, uma oportunidade ímpar de praticar o que aprendem. Para o público leitor, a chance de ficar ainda mais bem informado sobre o que acontece na Semana Universitária. Fique ligado nos canais oficiais da Universidade de Brasília e aproveite o resultado dessa parceria.

Curta no Instagram um giro pelas atividades do 3º dia de Semuni!

*estudante de Jornalismo da Faculdade de Comunicação (FAC), sob supervisão do professor Sérgio de Sá