FAC NA SEMUNI

Atividade do projeto de extensão Farmácia Verde na Escola, na Faculdade de Ciências da Saúde (FS), alertou sobre perigos do descarte inadequado

Oficina durante a Semuni conscientizou participantes sobre a importância de descartar adequadamente medicamentos vencidos. Foto: Gabriel Menho/FAC

Como parte das atividades da 23ª Semana Universitária na Faculdade de Ciências da Saúde (FS), uma oficina conscientizou participantes sobre a importância de descartar adequadamente medicamentos vencidos e as graves consequências ambientais quando não há esse cuidado. A ação foi promovida pelo projeto de extensão Farmácia Verde na Escola, do curso de Farmácia.

Coordenadora do projeto e da oficina, a professora Náira Campos explicou que um medicamento vencido ou inutilizável pode se tornar um contaminante emergente. “Diversas substâncias tóxicas persistem no ambiente, na água, no solo, mesmo passando pelo tratamento. É nesse ponto que começamos a ver o problema para animais e humanos", alertou. A oficina aconteceu na quarta-feira (7), terceiro dia de Semuni.

No cenário brasileiro, outro fator relacionado ao problema destacado pela ação é a cultura da automedicação. Gabriel Mundim, graduando em Farmácia, destacou que a questão se agravou ainda mais durante e depois da pandemia, quando o comércio farmacêutico no Brasil teria ficado desregulado. “Quase seis bilhões de medicamentos foram comercializados só no ano de 2022”, relatou o estudante.

“Os medicamentos são caracterizados como resíduos químicos porque contêm substâncias químicas que podem causar danos ao ambiente e à saúde pública”, explicou Eduardo Lima, também graduando de Farmácia. “O número elevado de descartes incorretos está associado ao acúmulo domiciliar dessas substâncias, as chamadas farmácias caseiras”, acrescentou.

Dentre os impactos do descarte incorreto, é possível citar: o solo e os corpos hídricos são bastante prejudicados; antibióticos presentes no meio ambiente podem promover resistência de determinadas espécies de bactérias; cadeias e teias alimentares podem ser afetadas; ciclos biogeoquímicos podem sofrer interferência negativa.

No projeto de extensão Farmácia Verde na Escola, os graduandos, em parceria com a empresa júnior Terapêutica, vão às escolas e orientam os alunos a respeito do uso racional de medicamentos e sobre a forma correta de descarte de medicamentos vencidos e/ou não utilizados após tratamento de saúde.

A oficina alertou que todo medicamento fora do prazo de validade deve ser encaminhado a farmácias de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou outro posto de coleta. O material precisa ser colocado em um totem de descarte separado por espaços para comprimidos, líquidos e embalagens, para ocorrer a devida destinação final, que pode ser incineração, coprocessamento e aterro sanitário.

FAC NA SEMUNI – A Semana Universitária 2023 agitou a UnB de 25 a 29 de setembro. Estudantes, professores, técnicos, pesquisadores e comunidade externa circularam pelos campi, envolvidos em centenas de atividades que apresentaram a UnB e suas ações de ensino, pesquisa e extensão ao público.

Uma equipe de estudantes da disciplina Apuração Jornalística, da Faculdade de Comunicação, acompanhou a programação e produziu registros como o que você leu agora. Para eles, uma oportunidade ímpar de praticar o que aprendem. Para o público leitor, a chance de ficar ainda mais bem informado sobre os destaques da Semana Universitária. Uma parceria de sucesso!

Curta no Instagram um giro pelas atividades do 3º dia de Semuni!

*estudante de Jornalismo da Faculdade de Comunicação (FAC), sob supervisão do professor Sérgio de Sá