INFRAESTRUTURA

Pavilhões Anísio Teixeira, João Calmon, BSA Sul e Norte, e ICC receberão equipamentos. Mais de 2 mil turmas serão beneficiadas

Os ventiladores vão contribuir para o conforto térmico das salas de uso comum. O projeto e a instalação são uma parceria entre a PRC, a Infra, a SeMA e a FAU Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

Para melhorar o conforto de estudantes, docentes e técnicos administrativos, a UnB está instalando 262 ventiladores em salas de uso comum nos Blocos de Salas de Aula Sul (BSAS) e Norte (BSAN) e nos pavilhões Anísio Teixeira e João Calmon, do campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. Os equipamentos foram obtidos por meio de Ata de Registro de Preços para esses espaços, sendo possível adquirir mais unidades. Ao todo, mais de 2 mil turmas serão beneficiadas.

 

“O assunto não é simples porque envolve questões de sustentabilidade, e temos muitos especialistas na Universidade. Criamos uma comissão para trabalhar em formas de melhorar o conforto térmico das salas de aula. A instalação de ventiladores, juntamente com a plantação de árvores, por exemplo, são alternativas para a melhoria das condições em meio às mudanças climáticas”, salientou a reitora Márcia Abrahão.

 

A ação é realizada por uma comissão formada pela Prefeitura (PRC), pela Secretaria de Infraestrutura (Infra) e pela Secretaria de Meio Ambiente (SeMA), com a colaboração da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

 

Os 262 ventiladores estão sendo instalados em 131 salas de aula de uso comum. Nos pavilhões Anísio Teixeira e João Calmon, o serviço deve ser concluído em setembro. Para as 41 salas do ICC, está em andamento um projeto piloto que visa avaliar se os ventiladores orbitais atendem às necessidades dos locais.

 

ESPECIALISTAS DA CASA – “Na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo [FAU], temos uma área específica dentro do Departamento de Tecnologia, que é focada em conforto ambiental. Portanto, estudamos a compatibilidade de uma solução térmica que não interferisse na qualidade acústica das salas”, explicou o diretor da FAU, Caio Frederico e Silva, membro da comissão criada para melhorar o conforto térmico nas salas de aula.

 

O secretário de Meio Ambiente, Pedro Zuchi, contou que o projeto foi pensado para causar o mínimo impacto ambiental. “Buscamos soluções que não aumentassem a emissão de CO₂, de forma a privilegiar alternativas baseadas na natureza. Além disso, os ventiladores são importantes para a troca de ar nas salas de aula”, detalhou.

 

“Contratamos, ainda, uma empresa de ar-condicionado de grande porte para a manutenção mensal dos equipamentos dos anfiteatros e unidades que possuem aparelhos desse tipo. Além disso, foram adquiridos climatizadores para serem utilizados nos anfiteatros e auditórios dos prédios de uso comum que, por enquanto, não dispõem de ar-condicionado”, complementou o prefeito da UnB, Valdeci Reis.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.