MODERNIZAÇÃO

São 100 computadores e 96 projetores para espaços do BSA Sul e Norte, pavilhões Anísio Teixeira e ICC

O Laboratório A1 16/37 recebeu 50 novos computadores, em março, adquiridos com recursos próprios. Foto: PRC/Divulgação

A fim de garantir a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, a Administração Superior tem trabalhado continuamente na modernização dos espaços da Universidade de Brasília, com ações que vão além de obras. Nos últimos meses, a UnB vem realizando a substituição de cerca de 200 equipamentos, entre computadores e projetores, em salas de uso comum do campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. O investimento soma mais de R$ 660 mil.

A reitora Márcia Abrahão ressalta que a modernização dos laboratórios e equipamentos sempre foi uma prioridade. “Temos feito um grande esforço para garantir esses avanços. Enfrentamos um período crítico, com sucessivos cortes orçamentários, mas, com o compromisso da nossa comunidade, estamos superando os desafios e aprimorando nossa estrutura para que a UnB continue a oferecer ensino, pesquisa e extensão de excelência”, afirma.

No Bloco de Salas de Aula Sul (BSA Sul), o Laboratório A1 16/37 recebeu 50 novos computadores, em março, adquiridos com recursos próprios, totalizando um investimento de R$ 214,8 mil. Além disso, graças a uma parceria com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), mais 50 computadores foram doados em junho, beneficiando o Laboratório A1 16/30, também no BSA Sul.

O prefeito da UnB Valdeci Reis destaca o compromisso de aprimorar todas as salas de uso comum. “Instalamos novos computadores, ventiladores, e substituímos cerca de 100 projetores”, explica. As melhorias abrangem os espaços da BSA Sul e Norte, Pavilhões Anísio Teixeira e João Calmon, e o Instituto Central de Ciências (ICC).

A renovação dos projetores teve início em 2023, com a aquisição de 10 unidades. Este ano, mais 60 foram compradas, totalizando um investimento de R$ 324,8 mil em recursos próprios. Outras 26 unidades foram obtidas por meio de emenda parlamentar, com um valor de R$ 120,6 mil. Até momento, desse quantitativo, 88 foram instalados.

Os ventiladores vão contribuir para o conforto térmico das salas de uso comum. O projeto e a instalação são uma parceria entre a PRC, a Infra, a SeMA e a FAU. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

VENTILADORES – Para melhorar o conforto de estudantes, docentes e técnicos administrativos, a UnB está instalando 262 ventiladores em salas de uso comum nos Blocos de Salas de Aula Sul (BSAS) e Norte (BSAN) e nos pavilhões Anísio Teixeira e João Calmon, do campus Darcy Ribeiro. Os equipamentos foram obtidos por meio de Ata de Registro de Preços para esses espaços, sendo possível adquirir mais unidades. Ao todo, mais de 2 mil turmas serão beneficiadas.

>> UnB instala 262 ventiladores em 131 salas de aula

A ação é realizada por uma comissão formada pela Prefeitura (PRC), pela Secretaria de Infraestrutura (Infra) e pela Secretaria de Meio Ambiente (SeMA), com a colaboração da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

Os 262 ventiladores estão sendo instalados em 131 salas de aula de uso comum. Nos pavilhões Anísio Teixeira e João Calmon, o serviço deve ser concluído neste mês. Para as 41 salas do ICC, está em andamento um projeto piloto que visa avaliar se os ventiladores orbitais atendem às necessidades dos locais.