EXTENSÃO

Atividade aproxima jovens da ciência e cultura e fomenta interesse no ingresso ao ensino superior. Publicação é uma das obras de referência do PAS

Museu de Geociências foi um dos pontos do campus Darcy Ribeiro visitados pelos estudantes do CED 104 em ação da revista Darcy. Foto: Flávia Fialho

Conhecer de perto fósseis raros, realizar experimentos que evidenciam princípios das Leis de Newton e explorar o ambiente da Universidade estão entre as vivências proporcionadas a estudantes do Centro Educacional (CED) 104 do Recanto das Emas na terça-feira (15), em visita ao campus Darcy Ribeiro. Promovida pela revista Darcy, publicação de jornalismo científico e cultural da UnB, a atividade busca democratizar o acesso à ciência e cultura e estimular o interesse de jovens no acesso ao ensino superior.

O encontro reuniu 180 estudantes do segundo ano do ensino médio, que foram divididos em grupos menores para caminhar pelo campus, visitar o Restaurante Universitário e conhecer alguns dos espaços científicos e culturais da Universidade. Entre eles, a Biblioteca Central (BCE), a Experimentoteca de Física, o Museu de Geociências, o Observatório Sismológico (Obsis) e o Memorial Darcy Ribeiro – o último, uma das Casas Universitárias de Cultura ligadas à UnB. Antes do tour, a equipe da revista Darcy deu as boas-vindas aos estudantes no anfiteatro 9 do Instituto Central de Ciências (ICC).

A estudante Isabela Vitória, de 17 anos, relatou ter se sentido em casa ao passear pela Universidade. Ela comentou sobre o que mais lhe interessou na visita: “Me chamou muita atenção o Museu de Geociência. Gostei das coisas que estavam lá. Achei bem legal”, disse sobre o espaço, onde pôde aproveitar uma exposição permanente sobre a evolução planeta.

A BCE foi escolhida como um dos espaços mais interessantes para visitação pela estudante de ensino médio Esther Ferreira Braz. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Já a secundarista Esther Ferreira Braz estava na expectativa para conhecer a BCE. “Eu estava muito ansiosa para ver a biblioteca. Gostei porque tem espaços para dormir, ouvir música e para estudar também.” Ela espera estar na UnB nos próximos anos. “Estou achando uma experiência muito boa conhecer nossa futura casa, para a gente se inspirar, estudar mais e poder entrar aqui”, compartilhou.

O tour pelo campus Darcy Ribeiro também inspirou João Guilherme Santana dos Santos a projetar seu futuro na UnB: “Eu tenho interesse em Psicologia, no corpo humano, principalmente a parte da mente, do pensar. Quero me especializar na área de neuropsicologia e vou ver se eu entro pelo PAS [Programa de Avaliação Seriada]”.

Para o professor de Literatura Moacir Natércio, esse contato com a Universidade é importante para estimular o desejo de seguir a trajetória no ensino superior. “O projeto de visitação em parceria com a revista Darcy é fundamental para que a gente possa proporcionar para os alunos a primeira experiência com a universidade. Muitos deles vivem na periferia e nunca vieram ao Plano Piloto, ao centro de Brasília”, comentou.

ACESSO À CIÊNCIA E CULTURA –
A revista Darcy é produzida pela Secretaria de Comunicação desde 2009. Pensada para ser uma vitrine da produção científica da UnB, suas reportagens divulgam, em linguagem acessível, as atividades de pesquisa e extensão da Universidade.

O secundarista João Guilherme Santana dos Santos mal vê a hora de ingressar no curso de Psicologia pelo PAS. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Em 2021, foi iniciado o Projeto de Extensão da Revista Darcy, com objetivo de ampliar o acesso à revista por estudantes de escolas públicas do Distrito Federal e entorno e para incentivar o diálogo sobre seus conteúdos, aproximando este público da ciência produzida na UnB.

O CED 104 do Recanto das Emas tem adotado a revista como material paradidático em atividades e projetos escolares desde 2019. Na avaliação de Mirtes de Oliveira, professora de História do CED 104, a repercussão do projeto de extensão é positiva.

“O CED 104 tem aprovado muitos [estudantes na UnB]. O depoimento deles é de que são os primeiros da família a cursar uma universidade federal. A gente percebe até pelos olhares: brilham na UnB e também quando a gente mostra a revista Darcy, em sala”, observa. E completa: “É necessário mostrar para eles que esse espaço é deles, porque esse sonho às vezes é distante”.

Os desdobramentos do projeto também são vistos pela editora-chefe da revista Darcy, Vanessa Vieira, como impactantes para a comunidade escolar. “Temos constatado que o encontro Darcy nas Escolas desperta o interesse não apenas dos estudantes, mas também dos professores, estimulando-os a adotar a revista Darcy como material paradidático”, observa. “É uma parceria que fortalece a qualidade da educação nas escolas e aproxima esse público da Universidade, contribuindo para alunos mais motivados em seus estudos e estimulados com o ingresso no ensino superior”, avalia.

Este ano, a revista ampliou a oferta de ações extensionistas por meio do edital Casas Universitárias de Cultura (CUC), da Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão (DDC/DEX). O encontro realizado neste mês de agosto foi executado com recursos do edital, como parte das ações da iniciativa.

DARCY NO PAS – Com o dossiê O Cerrado está morrendo da edição 21, a revista passou a integrar o conjunto de obras de referência do Programa de Avaliação Seriada (PAS) para os subprogramas iniciados a partir de 2023. Dessa forma, o saberes produzidos na Universidade ganham ainda mais alcance junto à comunidade escolar e contribuem para a formação científica de qualidade nas escolas públicas.

Conheça mais sobre a Darcy, assine e baixe a publicação gratuitamente.

Confira como foi a visita dos estudantes do CED 104 do Recanto das Emas à UnB:

*Com apoio das estudantes Amanda Malini, Adrielly Lima, Giovanna Silva e Geovanna Ataides, bolsistas do Projeto de Extensão da Revista Darcy e do projeto Ciência e Cultura com a Revista Darcy.