EXTENSÃO

Inscrições para primeiro ciclo do projeto Vivência UnB estão abertas até 8 de agosto. Ação será mensal e quer incentivar ingresso de estudantes à instituição

Escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal já podem se inscrever para o projeto Vivência UnB. Inscrições seguem até 8 de agosto. Arte: DEX/UnB

Caminhar pelas paisagens da Universidade de Brasília, contemplar sua beleza arquitetônica, ouvir histórias marcantes sobre a instituição, aproximar-se das vivências acadêmicas, conhecer os cursos de graduação. Estas são experiências que estudantes do ensino básico de escolas públicas do Distrito Federal poderão aproveitar em visitas monitoradas e periódicas ao campus Darcy Ribeiro, oferecidas a partir deste mês.

A iniciativa integra o projeto de extensão Vivência UnB, que está com inscrições abertas até 8 de agosto para escolas interessadas. Para participar, é necessário preencher formulário disponível no perfil do projeto no Instagram (@vivenciaunb).

Estudantes do nono ano do ensino fundamental e de todo o ensino médio são o público-alvo das visitas, cujo primeiro ciclo ocorre nos dias 22, 29 e 31 de agosto. A ideia é que durante a recepção eles se sintam mais próximos à Universidade e sejam incentivados a sonhar com o futuro na instituição.

>> Acesse aqui o formulário de inscrição

Estudantes do ensino básico estão convidados a conhecer os diversos espaços, a história e o cotidiano acadêmico na UnB em visitas monitoradas mensais. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

“A expectativa é que, por meio desse viver e conhecer [a Universidade de Brasília], o estudante e a estudante sintam que é possível participar desta instituição. Acreditamos que a beleza e grandiosidade do que é feito aqui conquiste e desafie estudantes a mirarem a UnB como algo possível em suas vidas. Não temos dúvidas que conhecer a UnB é suficiente para se apaixonar por ela”, comenta a decana de Extensão, Olgamir Amancia, sobre as perspectivas do projeto.

Após a inscrição, as escolas serão selecionadas de acordo com o perfil de onde estão localizadas, sendo foco aquelas em territórios com população em vulnerabilidade socioeconômica. Neste primeiro momento, será priorizado o público do primeiro ano do ensino médio, como forma de incentivar a participação no Programa de Avaliação Seriada (PAS).

Para garantir a adesão das escolas, o projeto oferece ônibus para deslocamento até o campus, kit lanche, além de almoço no Restaurante Universitário (RU).

DESCUBRA O CAMPUS – Com percursos variáveis, o tour inclui pontos como o Instituto Central de Ciências (ICC), os jardins externos ao ICC, a Biblioteca Central (BCE), a Reitoria, o Restaurante Universitário (RU), o Beijódromo, além de unidades acadêmicas, museus e laboratórios. Na visita de agosto, os estudantes também passarão pelo Museu de Geociências (IG), onde conhecerão uma exposição permanente sobre a evolução da Terra, e pelo Observatório Sismológico (Obsis), unidade de referência no monitoramento de terremotos no Brasil.

Graduandos vinculados ao projeto serão os monitores e acompanharão o grupo em todo o trajeto, prontos para interagir, tirar dúvidas, compartilhar suas experiências na graduação e contar a história da Universidade na passagem por cada espaço.

Um dos coordenadores do projeto, Alexandre Pilati destaca que o Vivência UnB fortalece a extensão universitária ao proporcionar aprendizado não só para quem vem de fora, mas também para os estudantes da Universidade no contato com a realidade das escolas públicas.

Museu de Geociências é um dos espaços visitados no tour de agosto e oferece exposição com panorama histórico das transformações do planeta. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

“Qualquer que seja a área do conhecimento desse bolsista que integra o projeto, o diálogo com o estudante de escola básica pode fazer com que ele desenvolva competências e habilidades de comunicação, de escrita, de reflexão crítica sobre a sociedade e de escuta a realidades sociais diferentes da sua”, salienta.

Além de visitar o campus, os participantes poderão saber mais sobre formas de ingresso na Universidade, auxílios disponibilizados aos estudantes, oportunidades acadêmicas, projetos de pesquisa e extensão, e dialogar com a reitora Márcia Abrahão, em uma interlocução do projeto junto à iniciativa Conversa com a Reitora.

“Procuramos fazer com que os visitantes experimentem um pouquinho do sonho de Darcy Ribeiro: o da Universidade democrática, de excelência e necessária para transformar a realidade do conjunto da sociedade brasileira”, diz Alexandre Pilati.

FIQUE DE OLHO – No primeiro semestre de 2023, duas experiências piloto do projeto foram executadas, em preparação para a oferta regular do tour. Agora, a recepção ocorrerá mensalmente, sempre às terças e quintas, no período matutino, com uma escola por dia. No final de agosto, novas inscrições serão abertas para o ciclo de setembro, em link a ser disponibilizado no Instagram do projeto.

É possível também fazer visitas à Faculdade UnB Planaltina (FUP), às sextas-feiras. As inscrições para este campus são feitas diretamente pelo número (61) 99911-0811. Em breve, o tour será ofertado para os campi de Ceilândia (FCE) e do Gama (FGA).

Para obter outras informações sobre o Vivência UnB e acompanhar os períodos de inscrição a cada mês, siga o perfil @vivenciaunb.