ALÉM DOS MUROS

Catálogo reúne ações ligadas à Universidade realizadas em regiões do Distrito Federal e do Entorno

Clique na imagem e acesse o Catálogo de Programas e Projetos da Rede de Polos de Extensão da Universidade de Brasília (Repe). Imagem: Reprodução

O Decanato de Extensão (DEX) da UnB publicou catálogo com informações sobre os 57 projetos que atuam nos cinco polos de extensão da Universidade. O Catálogo de Programas e Projetos da Rede de Polos de Extensão da Universidade de Brasília (Repe) concentra informações sobre projetos em temas, como comunicação em saúde, autocuidado feminino, segurança alimentar, letramento racial e sustentabilidade.

>> Acesse o catálogo

A Rede de Polos de Extensão (Repe) foi oficializada em abril de 2022. A resolução, aprovada pela Câmara de Extensão (CEX), estabelece a Repe como um Programa de Ação Contínua gerido pelo DEX. A ideia é integrar projetos que já são realizados e estimular a criação de novas propostas. A rede deve integrar ações interdisciplinares de extensão, articulada com ensino e pesquisa. O DEX também tem construído acordos com o poder público e a sociedade civil.

O DEX pretende consolidar a expandir os polos de extensão como espaços de diálogo entre a UnB e a sociedade, para que possam construir ações conjuntas a partir de demandas territoriais.

Os cinco polos estão localizados na Chapada dos Veadeiros, em território Kalunga, na Ceilândia, no Paranoá e no Recanto das Emas. O DEX vai distribuir 112 bolsas de extensão por mês até o fim do ano, duas por projeto.

Desde 2023, os polos atuam de maneira regional, abrangendo uma área maior. Assim, o Polo UnB Chapada dos Veadeiros abrange os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul, São Gabriel e São João d'Aliança, e o Polo UnB Kalunga, os municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás, Monte Alegre e Nova Roma, assim como todo o território das comunidades que compõem o Quilombo Kalunga.

Já o Polo UnB Regional Ceilândia atua nas regiões administrativas de Taguatinga, Ceilândia, SCIA/Estrutural, Vicente Pires e Sol Nascente/Pôr do Sol. O Polo UnB Regional Paranoá inclui também o Itapoã; e o Polo UnB Regional Recanto das Emas atua nas RAs de Recanto das Emas, Riacho Fundo e Riacho Fundo II.

Além das bolsas, os projetos fazem parte de um programa de extensão vinculado a cada polo e contarão com apoio financeiro do DEX. O objetivo é viabilizar e valorizar a realização articulada do conjunto de ações previstas. Cada polo deve organizar o Fórum Sociocultural Local, com datas definidas em edital.

Mais de extensão? O DEX e a UnBTV têm um programa só pra isso: