DA UNIVERSIDADE PARA A SOCIEDADE

O programa Radar da Extensão divulga atividades desenvolvidas pela comunidade acadêmica

O primeiro episódio mostra o projeto de extensão Gepafi, que realiza exercícios físicos com idosos. Imagem: Reprodução/UnBTV

A UnBTV, em parceria com o Decanato de Extensão (DEX), lançou o programa Radar da Extensão. Com episódios quinzenais, a atração será produzida pelas equipes do projeto Extensão e Comunicação em Rede e da emissora universitária. A intenção é divulgar as ações que acontecem fora de sala de aula, promovendo a integração do corpo acadêmico com a sociedade. O programa será transmitido na TV (canal 15 da NET Brasília), no YouTube (@UnBTV) e no site da UnBTV.

“Neste programa buscaremos demonstrar a importância e relevância, política e acadêmica, das atividades de extensão, o alcance territorial e a amplitude das agendas que desenvolvemos. Participem conosco”, convida Olgamir Amância, decana de Extensão.

No primeiro episódio, o destaque foi o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Física para Idosos (Gepafi). Dentro do seu escopo, o grupo coordena um programa de extensão da Faculdade de Educação Física (FEF) que, como o próprio nome diz, oferta exercícios para idosos. O projeto existe há 26 anos.

A ação proporciona mais qualidade de vida aos participantes. É o caso de Pautilio Alves, de 88 anos: “a atividade física é importante para todas as idades, no caso da terceira, é importante para a manter a força das pernas, que são os pilares do nosso corpo. É essencial. Aqui temos o bônus da convivência e interação com os nossos colegas, fazemos novas amizades”, relata.

Estudantes e professores da Universidade podem estagiar, obter horas complementares ou realizar projetos de estudos em parceria com o Gepafi.

A 23ª edição da Semana Universitária da UnB (Semuni) foi outro destaque do programa. O evento acontecerá entre os dias 23 e 29 de setembro, em todos os campi da Universidade. No total, serão mais de mil atividades presenciais. As inscrições estão abertas aqui.

Assista ao primeiro episódio do programa Radar da Extensão, na íntegra: