Uma emocionante parceria entre a Universidade de Brasília e o Serviço Social do Comércio (Sesc) DF agitou as águas do parque aquático do Centro Olímpico, no campus Darcy Ribeiro, neste fim de semana. A 27ª edição do 25 Horas Nadando, tradicional competição aquática de revezamento, teve início no sábado (16), às 10h, e terminou no domingo (17), às 11h. No total, 1.384 nadadores profissionais e amadores, de 17 instituições, participaram do desafio.
A metragem total percorrida pelos atletas, somada, alcançou a impressionante marca de 617,80 mil metros. Cada raia tinha a capacidade de receber até 150 atletas, representando uma diversidade de academias, equipes, instituições e escolinhas de natação da capital federal.
A reitora Márcia Abrahão fez a entrega das medalhas aos representantes das instituições vencedoras, ao lado do diretor de Programas Sociais do Sesc-DF, Guilherme Reinecken.
“Um evento como esse, 27 anos já de tradição, de parceria também do Sesc e da Universidade de Brasília, incentiva o esporte, fomenta o esporte, é bom demais ver essa galera nadando assim”, disse, antes de complementar:
“É muito bom ver a sociedade aqui dentro, mais de 1.300 pessoas, de todas as idades, desde os dois anos até 92 anos, e incentivar o esporte e a saúde, que é o que nós temos que fazer, e tudo isso com base científica, que é o que nós fazemos.” Na UnB, o evento é coordenado pelo professor Paulo Henrique Azevêdo, do Laboratório Gesporte, da Faculdade de Educação Física (FEF). Ele elogiou o caráter comunitário da competição.
"O 25 Horas Nadando transformou-se, ao longo dos anos, em uma das mais efetivas manifestações esportivas aquáticas do Brasil, sendo de caráter predominantemente social e acolhendo nossa comunidade nas dependências da UnB e oferecendo momentos inigualáveis de saúde e lazer."
O evento contou com uma raia especialmente designada para pessoas com deficiência, com o apoio essencial do Hospital Sarah, Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe) e Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB). Houve ainda uma raia aberta à comunidade, oferecendo a oportunidade para todos aqueles que não tinham uma equipe específica se juntarem à celebração aquática.
O diretor do Sesc-DF, Valcides de Araújo, parabenizou os participantes da maratona. “O Sesc sempre participa, sempre apoia, sempre fomenta o esporte e o lazer, e tem grande satisfação em promover, junto com a UnB, mais uma edição desta, que é uma das maiores e mais importantes competições de natação do Brasil."
Além da competição em si, o evento proporcionou uma verdadeira festa aquática, com gincanas, atividades recreativas, shows musicais, DJ ao vivo e uma variada praça de alimentação.
>> Veja fotos do evento no Flickr do Sesc-DF.
*Do Sesc-DF. Conteúdo publicado originalmente em sescf.com.br.