CONTAGEM REGRESSIVA

De 25 a 29 de setembro, comunidade acadêmica e população em geral podem se aproximar de iniciativas de extensão e pesquisa e conhecer mais a UnB. Escolas estão convidadas a participar

Extensão, ciência, ensino e muito conhecimento estarão mais próximos de estudantes e da população em geral durante a Semana Universitária. Acima, registro do estande da Biologia na Mostra de Cursos, em 2022. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB


Cinco dias de programação para ampliar o aprendizado em diversas áreas do conhecimento, explorar um universo de oportunidades acadêmicas, conhecer projetos institucionais, divertir-se e também encantar-se com a Universidade de Brasília. Estão preparados? Pois vem aí a 23ª Semana Universitária (Semuni), de 25 a 29 de setembro, nos quatro campi: Darcy Ribeiro, na Asa Norte, Faculdade UnB Ceilândia (FCE), Faculdade UnB Gama (FGA) e Faculdade UnB Planaltina (FUP).

Mais de mil ações, entre oficinas, cursos, mostras, seminários e apresentações culturais, serão ofertadas pelas unidades acadêmicas e administrativas. Para propiciar a participação dos estudantes, o Decanato de Ensino de Graduação (DEG) e o Decanato de Extensão (DEX) emitiram circular conjunta que recomenda aos docentes a suspensão das aulas no período.

>> Quer participar da Semuni? Confira a programação

Nesta edição, a UnB exclama que O futuro é feminino! e projeta a atuação das mulheres na construção de uma sociedade mais igualitária e humana. “A Semana Universitária 2023 busca trazer para a centralidade, nos diferentes projetos desenvolvidos pela Universidade de Brasília, a necessidade de se assegurar um debate qualificado acerca do efetivo protagonismo das mulheres nas transformações exigidas pela sociedade", ressalta a decana de Extensão, Olgamir Amancia.

O tema é realçado já na abertura da programação, na próxima segunda-feira (25), a partir das 17h, no auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. Na ocasião, a diretora-geral do Arquivo Nacional e professora do Departamento de História (HIS/UnB), Ana Flávia Magalhães Pinto, ministra a conferência Produção do conhecimento contra o racismo, o sexismo e pelo bem viver. Entre os assuntos que abordará, está o trabalho de preservação das memórias de populações historicamente marginalizadas, como as mulheres negras.

Diretora-geral do Arquivo Nacional e docente da UnB, Ana Flávia Magalhães Pinto é convidada da abertura da 23ª Semuni. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil


“A Ana Flávia tem feito um trabalho de visibilização dessas memórias e, dentro desse trabalho, ressalta-se a questão das mulheres, especialmente as mulheres negras, na construção da nossa nação e como elas sofreram processos de invisibilização em termos de arquivo e documentação”, comenta o diretor técnico de Extensão da UnB, Alexandre Pilati.

A abertura será antecedida por um cortejo, às 16h, com saída das unidades acadêmicas em direção ao Teatro de Arena e depois ao auditório da ADUnB.

A força das mulheres na história brasileira também será celebrada em ato político, no mesmo dia. As reitoras da UnB, Márcia Abrahão, do Instituto Federal de Brasília (IFB), Veruska Ribeiro Machado, e da Universidade do Distrito Federal (UnDF), Simone Benck, estarão na solenidade, que também terá participação de outras personalidades da cidade, parlamentares e docentes.

SAÚDE EM DIA – O pré-evento promete, literalmente, tirar o fôlego dos participantes. No domingo (24), o DEX e o Hospital Universitário de Brasília (HUB) promovem a 2ª Corrida e Caminhada UnB/HUB. O momento é de interação e também de incentivo ao cuidado da saúde.

A largada será às 7h, no estacionamento do HUB (Asa Norte), também destino final da corrida. Instituto Central de Ciências (ICC), Memorial Darcy Ribeiro, Reitoria e Biblioteca Central (BCE) e outros prédios históricos da instituição estão entre os pontos incluídos no trajeto, que poderá ser trilhado em 5 km e 10 km, conforme a modalidade escolhida.

PARA ESCOLAS – Durante a Semuni, a Universidade fortalece vínculos com a sociedade. Parte das ações da programação principal tem foco na comunidade escolar. Mais de 8 mil estudantes do Distrito Federal de cerca de 90 escolas são esperados nos campi para aproveitar as diferentes atividades oferecidas.

De experiências matemáticas até perfomances musicais e exposição de carros de competição. Na tradicional Mostra de Cursos, o público de ensino médio poderá descobrir mais sobre as vivências e iniciativas realizadas nas diferentes graduações da UnB e interagir com os universitários.

Com diversas atividades, os campi da UnB abrem as portas para estudantes do ensino médio. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB


Estandes de mais de 40 cursos ocuparão as salas do Pavilhão João Calmon (PJC), no campus Darcy Ribeiro, de 26 a 28 de setembro, das 8h às 17h30. Para viabilizar a participação das escolas públicas inscritas na atividade, a instituição disponibilizará 85 ônibus para ida e volta.

Novidade nesta edição da Semuni, o Seminário Nacional do Ensino Médio será promovido em parceria com o IFB e entidades sindicais da educação, com o intuito de discutir a proposta de implementação do novo ensino médio no Brasil. A abertura será no dia 26, às 19h, no auditório da ADUnB; já as mesas ocorrerão em 27 e 28, a partir das 9h, e concentram-se no Anfiteatro 9 do ICC.

“Vamos receber vários especialistas no assunto que tenham estudos sobre os impactos do novo ensino médio na educação brasileira e também encaminhar a discussão sobre propostas novas em relação ao paradigma que tinha sido apresentado anteriormente pelo governo brasileiro e que foi modificado por recente consulta pública”, aponta Alexandre Pilati.

Também pela primeira vez, a Universidade receberá o Seminário Internacional de Formação de Professores, em 28 e 29 de setembro, no Anfiteatro 9 do ICC. A iniciativa é do DEX em parceria com a Diretoria de Planejamento e Acompanhamento Pedagógico das Licenciaturas do Decanato de Ensino de Graduação (Dapli/DEG).

Projetos da Residência Pedagógica, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Especial Licenciaturas em Ação ganham visibilidade no evento, que receberá palestrantes para discutir a formação docente em interação com a pesquisa e a extensão.

Em 2022, estudantes de ensino médio lotaram o auditório da ADUnB e tiraram dúvidas com a administração superior sobre ingresso e oportunidades na graduação. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB


ESTÍMULO AO INGRESSO – Como parte da programação da Semuni, a reitora Márcia Abrahão e representantes da administração superior receberão escolas dos territórios onde estão localizados os Polos de Extensão da UnB para dialogar sobre as formas de ingresso na Universidade, cursos oferecidos, políticas de assistência estudantil e as oportunidades de formação e aprendizado.

A ideia é despertar em estudantes do ensino médio o desejo de se tornarem futuros universitários. A conversa está prevista para 27 de setembro, das 10h às 12h, no auditório da ADUnB.

A UM CLIQUE – Quer saber mais sobre a Semana Universitária? Acompanhe os perfis oficiais da UnB (@unb_oficial) e do Decanato de Extensão (@extensaounb) no Instagram. Informações também circularão no UnBNotícias e no site do DEX. Confira e participe! 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.