SEMUNI

Como parte da programação da Semana Universitária, alunos do ensino médio vieram conhecer de perto a UnB

Jovens de ensino médio lotaram o auditório da ADUnB durante o evento Universidade em Pauta: conversas com a reitora. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Como se entra na Universidade de Brasília? Quais são os recursos aos quais temos acesso quando entramos na UnB? Dá para criar novos cursos? Quais são as políticas de acessibilidade da Universidade? Essas e outras perguntas foram feitas por estudantes de ensino médio de diversas escolas públicas do Distrito Federal e do Entorno à reitora Márcia Abrahão. O evento Universidade em Pauta: conversas com a reitora, parte da programação da Semana Universitária (Semuni), lotou o auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) nesta quarta-feira (31) e mostrou que o sonho de estudar na sexagenária UnB é possível e mais próximo do que se poderia imaginar.

A reitora e integrantes da Administração Superior esclareceram dúvidas e mostraram que a instituição oferece inúmeras oportunidades de acesso e, ainda, de permanência. A plateia, formada por alunos de escolas de algumas regiões da Rede de Polos de Extensão da UnB, começou tímida, mas, aos poucos, se soltou e não parou mais de fazer perguntas. Interessados, as jovens e os jovens que estão perto de definir seus destinos profissionais foram se sentindo mais próximos da UnB.

"A Universidade oferece auxílio estudantil. Temos bolsas em dinheiro para os estudantes que precisam de auxílio econômico para se manter na Universidade. Temos auxílios que não são financeiros, como, por exemplo, auxílio acadêmico, para os estudantes que têm dificuldade em alguma matéria. Temos uma série de benefícios que são concedidos de acordo com a avaliação socioeconômica”, explicou o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira.

A reitora Márcia Abrahão destacou que, desde 2017, a entrada por cotas sociais para os estudantes considerados de baixa renda já dá acesso automático ao Restaurante Universitário, sem precisar passar por avaliação socioeconômica. Atualmente, são 9.924 estudantes que têm direito a fazer todas as refeições do dia de forma gratuita nos Restaurantes Universitários dos campi – café da manhã, almoço e jantar. Márcia Abrahão ressaltou a prioridade que a sua gestão dá para a assistência estudantil, mesmo com os sistemáticos cortes orçamentários.

Administração superior apresentou a UnB e tirou dúvidas de estudantes durante a Semuni 2022. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

“Queremos ampliar o apoio aos estudantes que ingressam na UnB e que têm necessidade de apoio financeiro para permanência, queremos ampliar os cursos noturnos, como fizemos na época do Reuni, quando criamos mais de 30 cursos noturnos na UnB, queremos que a Universidade seja cada vez mais protagonista em termos de ciência e de pesquisa em todas as áreas do conhecimento”, disse a reitora. “No ensino, cada vez mais estamos atentos à demanda da sociedade e da juventude para as novas modalidades de ensino e aprendizagem, utilizando as tecnologias como meio, mas jamais como substitutas da presencialidade. Por isso é importante confiar na ciência, na educação e na juventude do país, que são vocês.”

EXTENSÃO – O decano de Extensão em exercício, Alexandre Pilati, destacou que a extensão é pilar essencial para colocar em prática o aprendizado, promover a integração e entender as necessidades do país. “Universidade não é só um lugar para ter aulas. Existem os laboratórios, esporte, arte, que fazem parte também da formação do universitário.”

VIAS DE ACESSO – O vestibular tradicional, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Programa de Avaliação Seriada (PAS) são as principais formas de acesso à Universidade de Brasília, mas não são as únicas. Há também o vestibular indígena; o vestibular para Licenciatura em Educação do Campo; a Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira (Libras) e o vestibular da Universidade Aberta do Brasil – Ensino a Distância. Para se informar mais sobre cada forma de ingresso, acesse estudenaunb.unb.br.