VIGILÂNCIA

Priorizar trajetos por áreas mais iluminadas e movimentadas e utilizar os corredores de segurança são algumas dicas

 

A segurança na Universidade de Brasília é feita em comunidade. Estudantes, docentes, técnicos, terceirizados e demais pessoas envolvidas na vida dos campi são parte deste processo e têm papel essencial para potencializar o cuidado e a prevenção a situações emergenciais no dia a dia da instituição.

 

Além de ações já implementadas – como corredores de segurança, botões para a comunicação direta com a central de videomonitoramento, treinamento de agentes de segurança, câmeras de vigilância e plantões para atendimento em casos de emergência –, outras iniciativas podem ajudar a diminuir as chances de ocorrências.

 

Orienta-se que sejam priorizados percursos por locais mais iluminados e com maior circulação de pessoas nos campi, em qualquer período. O uso preferencial dos corredores de segurança é uma opção para quem está no campus Darcy Ribeiro – são cinco trajetos com patrulhamento intensificado que ligam os prédios às principais vias da Universidade. É possível salvar os mapas em alta resolução em seu dispositivo e ter os trajetos na ponta dos dedos.

 

>> Acesse os mapas e faça download

 

Também vale aproveitar os momentos de maior fluxo para a saída dos campi e para a espera por transportes nas paradas. Fique atento ao que acontece ao seu redor. Dentro do transporte coletivo, guarde bem os pertences e deixe-os junto a você, onde estejam visíveis.

 

Após o término das aulas, a recomendação é que seja evitada a permanência nos estacionamentos. Para quem está de carro, é importante procurar locais bem iluminados para estacionar e sempre olhar ao redor quando for parar ou retornar ao veículo. Não deixe objetos dentro do carro e não use celular durante os percursos – esta dica é válida para quem está a pé ou de bicicleta.

 

SAIBA COMO PROCEDER – Se perceber alguma situação de perigo ou emergência, procure a Central de Segurança. É possível acioná-la pelos botões de segurança instalados próximos à Faculdade de Educação e à Biblioteca Central do campus Darcy Ribeiro, ou por um dos telefones abaixo, de acordo com o campi da ocorrência:

 

- Campus Darcy Ribeiro: 3107 6222
- Faculdade UnB Ceilândia (FCE): 3107 8423/ 3107 8432/ 3107 8403
- Faculdade UnB Gama (FGA) 3107 8905
- Faculdade UnB Planaltina (FUP): 3107 8215/ 3107 8218

 

A UnB cuida de você! Cuide-se você também!

 

Leia também:

>> Mostra apresenta cursos de graduação da UnB

>> Instituto de Química lança e-book em homenagem aos 60 anos da UnB

>> Indígenas são protagonistas na abertura da Semana Universitária

>> Abertura da Semuni evoca memória de Darcy Ribeiro

>> Semana Universitária começa com jogos pedagógicos indígenas e debate sobre cotas

>> Corrida celebra 60 anos da UnB e 50 anos do HUB

>> Semuni começa nesta segunda (29)

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.