SEMUNI

Evento é oportunidade para conhecer diferentes profissões. Programação segue até quinta-feira (1º) no pavilhão João Calmon, no campus Darcy Ribeiro

Estudantes do ensino médio de diferentes escolas do DF estiveram na Mostra de Cursos que começou nesta terça (30) no campus Darcy Ribeiro Foto: Raquel Aviani/ Secom UnB

Estudantes do ensino médio de diferentes escolas do Distrito Federal têm movimentado o campus Darcy Ribeiro para conferir a Mostra de Cursos, que acontece durante a Semana Universitária até quinta (1º) no Pavilhão João Calmon (PJC). Organizada pelo Decanato de Ensino de Graduação, a atividade ocorre presencialmente este ano e é um momento para estudantes do ensino médio conhecerem as graduações oferecidas pela UnB e despertar o interesse em possíveis vocações profissionais. Quarenta cursos estão presentes nesta edição e são apresentados por discentes, que compartilham suas experiências acadêmicas durante a Mostra.

O grupo de amigos Marcos Antônio, Carlos Eduardo, João Demétryus, Marcus Henrique, Márcio Henrique e Augusto Antunes conheceu um dos projetos em desenvolvimento na Faculdade UnB Gama, onde funciona o curso de Engenharia Automotiva. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Entre centenas de visitantes, um grupo de amigos do Centro de Ensino Médio 5 de Taguatinga pôde conhecer, nesta terça-feira (30), três dos projetos desenvolvidos por alunos e professores de Engenharia Automotiva da Faculdade UnB Gama (FGA) e tirar dúvidas sobre a carreira e o curso. “Acho que a Mostra ajuda muito a tirar nossas dúvidas”, disse o estudante Carlos Eduardo Rodrigues, 15 anos, ainda indeciso sobre qual ramo da engenharia seguir.

Sob olhares atentos, os amigos conheceram iniciativas como a construção de um veículo off road para competição, outra realizada em parceria com montadoras para desenvolver funcionalidades de auxílio ao condutor e uma terceira feita com o objetivo de reduzir o risco de acidentes por meio de um sistema de controle de estabilidade do veículo.

“Criado em 2008, o curso de Engenharia Automotiva ainda atrai mais meninos que meninas, e a maioria dos egressos acaba trabalhando realmente na indústria automotiva”, contou o professor da FGA Rafael Rodrigues.

Também alunos do Centro de Ensino Médio 5 de Taguatinga, Matheus Queiroz e José Davi, de 17 anos, visitaram o estande de Psicologia. “Estou em dúvida entre o curso de Psicologia e Aviação Civil”, disse Matheus. O amigo José ainda não decidiu se cursa Psicologia ou Direito. “Queria saber se o curso de Psicologia é muito difícil e aqui a gente pode perguntar e tirar esse tipo de dúvida”, comentou.

A Mostra de Cursos também foi uma boa oportunidade para divulgar cursos menos conhecidos como a Licenciatura em Educação no Campo, oferecida pela Faculdade UnB Planaltina. O estudante do sétimo semestre Vinícius Rocha, 22 anos, contou que o curso, criado em 2007, busca formar professores em três áreas – Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza – para atuar em escolas que atendam a população no campo, mas nada impede que o egresso lecione também em escolas na cidade. “Essa é uma dúvida muito comum”, destacou Vinícius. Um diferencial, segundo ele, é que o curso valoriza o saber que o estudante do campo já traz consigo. “Ele estimula a troca de conhecimento e a valorização da identidade do aluno”, disse.

Os estudantes do curso de Licenciatura em Educação no Campo Nayanne Mirella e Vinícius Rocha conversaram com alunos do ensino médio interessados em conhecer o curso. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

“É bom que os alunos do ensino médio venham conhecer o curso, acho que ajuda muito na hora de fazer a escolha”, disse Nayanne Mirella, 28 anos, colega de Vinícius, que está no oitavo semestre do curso de Licenciatura em Educação no Campo. “Muitos alunos não sabem que existe alojamento e assistência para os estudantes que precisam e isso faz bastante diferença na permanência para conclusão do curso”, apontou.

Mariza Elizabeth Bellini aproveitou para conhecer a licenciatura enquanto a filha visitava outros estandes da Mostra. “Podia ter mais dois pavilhões apenas voltados para a profissão de professor, pela importância da carreira para o desenvolvimento do país”, sugeriu.

Além de conhecer presencialmente na Mostra de Cursos, os interessados em ingressar em uma das mais de 140 graduações da Universidade de Brasília podem obter informações pela página www.estudenaunb.unb.br. O site também reúne informações sobre os processos seletivos da instituição e dúvidas frequentes sobre a entrada na UnB.

SEMUNI – A 22ª Semana Universitária tem vasta programação nos quatro campi até sexta-feira (2). São mais de mil atividades presenciais, gratuitas e abertas para todos os públicos, como minicursos, oficinas, workshops, palestras, exposições, rodas de conversa, entre outras. Públicos de todas as origens e de todas as idades são esperados para conhecer mais sobre a Universidade e a riqueza acadêmica e científica. As inscrições para participação seguem abertas até o último dia de programação, enquanto houver vagas disponíveis. Basta se cadastrar no Sistema Integrado de Gestão de Atividades (Sigaa) e acessar a lista de atividades e os horários.

>> Confira a programação na íntegra e participe!

Veja alguns registros da Mostra de Cursos: