Os olhares ávidos por informação anunciam a proximidade de um momento decisivo. O tempo de escolha da carreira universitária bate à porta e mexe com as emoções dos milhares de estudantes que transitaram pela Mostra de Cursos 2024, uma das atrações da 24ª Semana Universitária da UnB. Entre 5 e 7 de outubro, alunos de ensino médio do Distrito Federal e de outras unidades da federação puderam conhecer mais sobre a realidade dos 66 cursos de graduação que se apresentaram com esmero nos pavilhões Anísio Teixeira e João Calmon, campus Darcy Ribeiro, Asa Norte.
As atrações da mostra estavam distribuídas nas salas de aula e corredores, convertidos em espaços de experimentos, performances e, sobretudo, de diálogo sobre o futuro. A Engenharia Automotiva, por exemplo, apresentou um protótipo de carro autônomo e disponibilizou simulador de dinâmica automotiva. Os dois dispositivos foram desenvolvidos no Campus UnB Gama (FCTE) e foram apresentados por monitores da graduação.
Os cursos de Ciências Biológicas e de Biotecnologia mobilizaram cerca de 60 alunos para monitoria. Eles prepararam experiências rápidas com organismos vegetais, levaram espécies animais empalhadas e esclareceram dúvidas acerca das possibilidades profissionais da área. No ambiente destinada à Medicina, um esquete sobre socorro e afogamento era um dos momentos mais aguardados pelo público.
As interações seguiam em ambientes como o cinema instalado pelo curso de Audiovisual, o espaço para experiências teatrais promovidas pelos estudantes de Artes Cênicas, e o estande de Química Tecnológica, com balões que eram retraídos e inflados após contato com nitrogênio líquido. Muitas das visitas também foram avivadas com apresentações musicais na entrada do Pavilhão João Calmon.
O capricho dos representantes dos cursos foi estimulado pela novidade desta edição: premiação dos expositores. Os três melhores em categoria técnico-acadêmica e em votação popular obtiveram certificados e placas de reconhecimento. Mais informações estão disponíveis nas mídias sociais do Decanato de Ensino de Graduação (DEG).
EXPERIÊNCIA DECISIVA – Encantada com as dimensões e as oportunidades da UnB, a estudante do segundo ano do ensino médio Isabella Vidal teve o primeiro contato com a Universidade. “É bom estar aqui para ver tudo e visitar uma instituição de tanta credibilidade”, diz ela, que integrou excursão do Colégio Novo Mundo de Unaí (MG) e está indecisa entre os cursos de Medicina Veterinária e de Relações Internacionais. “Estar aqui, com certeza, vai ajudar nas nossas escolhas”, afirma Marina Zorzi, colega de turma de Isabella.
Mara Oliveira também veio de Minas Gerais para conhecer a UnB. Após duas visitas à mostra, ela agora está decidida pelas Ciências Biológicas. “Descobri aqui várias possibilidades de atuação profissional que vão além da sala de aula”, avalia a aluna do terceiro ano do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), campus Pirapora. “Considero vir estudar na UnB”, diz.
A participação em mostras passadas foi decisiva para os hoje universitários Eduarda Neves e Vicente Sakata. “Sempre quis fazer Química, mas escolhi aqui o curso de Química Tecnológica. Percebi que tinha mais experimentos e mais projetos em que me identificava”, diz a estudante de segundo semestre e monitora. “Estive na mostra e hoje apresento a Universidade para as muitas pessoas que ainda conheço da escola”, conta o agora graduando em Engenharia Elétrica.
Sakata foi aluno do historiador Thiago Borges no campus de Ceilândia do Instituto Federal de Brasília (IFB). Egresso da UnB, o professor traz turmas à mostra pelo terceiro ano consecutivo. “Adoro estar aqui. É um momento de estimular o ingresso à universidade”, afirma. “Espero que muitos dos que visitam tenham a oportunidade de voltar aqui como alunos da instituição”.
CARINHO NOS DETALHES – Responsável pela exposição de Ciências Biológicas e Biotecnologia, a professora Sarah Oliveira destaca o trabalho dos alunos na preparação dos espaços, na produção de material explicativo e, em especial, na abordagem aos visitantes. “Está cada vez melhor, mas podemos mais”, afirma ela, que atua na mostra pela terceira vez e cobra a participação de mais colegas docentes.
A coordenadora-geral da mostra e coordenadora de Projetos e Eventos Institucionais do DEG, Veruska Albuquerque, compartilha o desejo de ampliar a representação de cursos no evento. “Ainda há importantes unidades acadêmicas que não estão aqui”, diz. Ela destaca, entretanto, a expansão já notada desde o ano passado. “Pela primeira vez ocupamos os dois pavilhões”, afirma.
“A organização é um trabalho árduo que envolve a dedicação de nossa equipe há, pelo menos, seis meses”, conta Albuquerque sobre as atividades que vão da concepção do edital à avaliação final da mostra. Com nítida animação para apresentar os serviços da UnB à comunidade, ela lembra que áreas meio como o Restaurante Universitário (RU) e a Diretoria de Acessibilidade (Daces/DAC) também marcaram presença. A servidora técnico-administrativa chama atenção ainda para a revista digital Estude na UnB. Os links para a publicação do DEG sobre carreiras e mercado de trabalho estavam disponíveis nas instalações da mostra.
Confira matéria produzida pela UnBTV: