INFRAESTRUTURA

Espaço vai desenvolver novas práticas de ensino, integrando tecnologias e metodologias inovadoras

Laboratório é equipado com tablets, notebooks, lousas digitais, projetores e câmeras inteligentes com visão 360°. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

A Universidade de Brasília inaugurou o Laboratório de Inovação Educacional (Labiê), um projeto inovador do Centro de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (Cead). O evento ocorreu na sede do Cead, no dia 12, e marcou o início de uma nova etapa para o ensino, a pesquisa e a extensão na Universidade, integrando tecnologias avançadas e metodologias ativas em um ambiente transdisciplinar.

 

“Quando fui decana de Ensino de Graduação, o Cead era uma salinha. Depois, foi para o Multiuso. Na primeira oportunidade na nossa gestão, trouxemos o Cead para o novo prédio. Em setembro inauguramos o primeiro estúdio do Cead e, agora, este laboratório. Fico muito feliz de deixar esse legado para a Universidade”, destacou a reitora Márcia Abrahão.

 

Com estrutura de ponta, o Labiê oferece dispositivos como tablets, notebooks, lousas digitais, projetores e câmeras inteligentes com visão 360º, além de mobiliário flexível e um sistema avançado de sonorização e projeção. A conectividade de alta performance garante a interatividade necessária para promover o aprendizado dinâmico e colaborativo. “É um local onde podemos propor, testar e aplicar novas configurações de sala de aula, presenciais e a distância, novas metodologias e recursos educacionais”, disse a diretora do Cead, Letícia Leite.

 

O laboratório foi projetado para ser um ecossistema de troca de conhecimentos, fomentando a integração de ações de ensino, pesquisa e extensão. Seu objetivo é promover metodologias ativas que tornem os estudantes protagonistas do processo de aprendizagem, incentivando o desenvolvimento do pensamento crítico, a autonomia e a retenção de conhecimento.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.