EM 1º/9

Além das atividades propostas pela Diretoria de Difusão Cultural, Semuni terá opções diversificadas

Quinta Cultural terá dez atividades abertas para todo o público na Semana Universitária 2022. Arte: DEX/Divulgação

 

Com o retorno às atividades presenciais, a Semana Universitária de 2022 terá uma programação cultural diversificada, com oficinas, apresentações e exposições. No dia 1º de setembro, a Diretoria de Difusão Cultural do Decanato de Extensão (DDC/DEX) apresenta a Quinta Cultural, com dez atividades abertas a todos. A Semuni também terá propostas da Biblioteca Central (BCE), Instituto de Artes (IdA), Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) e Faculdade de Educação (FE), entre outros.

 

“Temos uma variedade de atividades criativas por meio do fazer artístico-cultural que foram pensadas com carinho para esta Semana Universitária, que marca o retorno à convivialidade presencial, (re)conhecendo os espaços de nossa universidade que completou 60 anos e homenageando o centenário de Darcy Ribeiro!”, conta Flávia Narita, diretora de Difusão Cultural.

 

A Quinta Cultural terá atividades no Udefinho, Beijódromo, Anfiteatro 10 e no gramado entre o ICC e a Reitoria. “Temos atividades para quem gosta de ler (pescaria cultural), cantar (karaokê da DDC e Rádio Beijoca), escutar música (apresentações musicais), ouvir histórias (bate-papo), poesias (Festival do Beijo/Poesia no Beijódromo), cinema (CineClube) e de por a mão na massa, ou, no caso, na terra (ou solo) na oficina de terrário e personalizando sua própria ecobag”, diz a diretora.

 

Durante toda a Semana Universitária, o Arquivo Central (ACE/UnB) apresenta a Exposição de acervo fotográfico de Darcy e Berta Ribeiro no Beijódromo, de 8 às 19h. Também ao longo da semana, o Departamento de Música (MUS) oferece o curso História do Rock (do Blues ao Black Metal), no Anfiteatro 9.

 

O público poderá conhecer Jogos de tabuleiro antigos, como xadrez, damas, dominó (29/08 no Espaço POP da BCE), as Origens dos quadrinhos e suas estruturas básicas (30/08, no mesmo local, às 14h). Na quarta (31), acontece a 2ª Apresentação de guitarra e violão popular do Departamento de Música, no Café das Letras, e a Oficina de criação de zine (no Prédio SG1 - sala Ateliê 4). A semana fecha com a Batalha dos riffs, no Anfiteatro 9.

 

“Venham, conheçam, experimentem, vivenciem, produzam! Arte e cultura são parte do ser humano. Uma universidade que investe em arte e cultura investe em seres mais humanizados”, convida Flávia Narita.

 

SEMUNI – As inscrições para a 22ª edição da Semana Universitária da Universidade de Brasília estão abertas. O evento acontece entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro em todos os campi da UnB – Darcy Ribeiro (na Asa Norte), Planaltina, Ceilândia e Gama. Serão mais de mil atividades presenciais, gratuitas e abertas para todos os públicos: minicursos, oficinas, workshops, palestras, exposições, rodas de conversa, entre outras.

 

>> Confira todas as programações da Semuni 2022

 

A Semana Universitária terá como temas o centenário de Darcy Ribeiro e as comemorações dos 60 anos da UnB. Os interessados em participar e receber certificados precisam se inscrever via Sistema Integrado de Gestão de Atividades (Sigaa). Para realizar a inscrição, basta se cadastrar no sistema e acessar a lista de atividades e os horários.

 

Veja a programação da Quinta Cultural:

10h às 11h30 – Oficina de Terrário – Na oficina, conduzida por João Pablo Borges Reduzino, será apresentada a história dos terrários e toda parte teórica e prática para a construção do terrário. Cada participante receberá um kit para confeccionar um terrário durante a oficina.
Local: Udefinho


10h às 18h – Pescaria Cultural – A pescaria cultural, idealizada pela bibliotecária e servidora da DDC/DEX Janaina dos Santos Melo, visa, de uma forma didática, instigar o conhecimento dos participantes acerca dos clássicos e dos best sellers literários. São três níveis de conhecimento sobre o tema e para cada nível um prêmio diferente.
Local: Udefinho


10h às 16h – Rádio Beijoca – A Rádio Beijoca exibirá programações de música sobre as temáticas derivadas das expressões artísticas do beijo e do amor, e abrirá o microfone para a comunidade acadêmica da UnB se manifestar sobre os temas. A ação está conjugada com o Festival do Beijo / Poesia no Beijódromo, e é coordenada pelos membros do Núcleo de Arte e Cultura “Travessia”, conduzida pelo professor Fernando Bomfim Mariana. Durante o dia 1º/9/2022, a Rádio Beijoca apresentará as principais ações das Casas Universitárias de Cultura da UnB ao longo de 2022, bem como suas articulações com as demais manifestações artístico-culturais do Distrito Federal.
Local: Gramado entre ICC e Reitoria


12h30 às 13h45 – CineClube Beijódromo – O CineClube Beijódromo é uma ação em parceria entre a Diretoria de Difusão Cultural (DDC/DEX) e a Fundação Darcy Ribeiro (Fundar). Desde 2021, já foram realizadas dez sessões do cineclube, com debate entre convidados e plateia acerca de um filme escolhido, baseado em “pensamentos ou fazimentos” de Darcy Ribeiro. Nesta sessão debateremos o filme “Os Advogados contra a Ditadura: Por uma questão de Justiça”, com a participação do diretor Silvio Tendler. O filme não será passado no evento.
Local: Anfiteatro 10


14h às 15h – Bate-papo | Linha do tempo: o entrelaço de Brasília e da Universidade com Tom Maranhão - Escutaremos histórias de eventos culturais na Universidade de Brasília a partir da vivência do servidor da Diretoria de Difusão Cultural (DDC), Antônio Carlos Ayres Maranhão, servidor “Ouro da Casa”. Haverá uma apresentação de um vídeo do grupo Monocelho para introduzir a atividade.
Local: Anfiteatro 10


14h às 18h – Karaokê da DDC - A atividade organizada pelo regente e servidor da DDC/DEX, Airan Santos Barbosa de Sousa, consiste em proporcionar aos participantes um momento de lazer por meio da música de forma ativa: os interessados selecionam e cantam as músicas que desejarem.
Local: Udefinho


15h às 16h30 – Oficina de Ecobag - A oficina de Ecobag, conduzida por Carlintton Matheus do Nascimento Soares, tem como objetivo expandir e ampliar o conhecimento por meio da imaginação, produção e personalização da peça. Na oficina será ensinado como personalizar as ecobags à mão. Cada participante receberá um kit para realizar a personalização da sua própria ecobag.
Local: Udefinho


16h30 às 18h – Festival do Beijo/ Poesia no Beijódromo - É uma ação integrada entre os Projetos de Arte e Cultura da DDC/UnB, e coordenada pelos membros do Núcleo de Arte e Cultura “Travessia”, conduzida pelo professor da FE Fernando Bomfim Mariana. A atividade visa a dinamização do Beijódromo (Memorial Darcy Ribeiro) através de debates acerca da expressão artística do beijo, apresentações de manifestações culturais sobre o beijo e, em especial, poesias e leituras dramáticas que valorizem as concepções de Darcy Ribeiro sobre o Beijódromo enquanto local de sociabilidade na Universidade de Brasília.
Local: Beijódromo


18h às 19h – Apresentações Musicais: Mulheres Compositoras da UnB e Coro de Extensão - Encerrando a Quinta Cultural 2022, haverá apresentações musicais com uma seleção de composições de mulheres estudantes de graduação da UnB que participaram do projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado: Práticas musicais e (trans)formação humanizadora: a voz e vez da participação feminina. Haverá também a apresentação do Coro de Extensão da UnB. Com ensaios na CAL (Casa da Cultura da América Latina), o coro tem como objetivo a socialização por meio do aprendizado de canto e leitura musical com um repertório multicultural.


Programa da apresentação:
1. Nicolly Barreto: Queria poder
2. Maria Silvia acompanhada de Daniel Lima: Eu sim e Me desintegro
3. Mariana Sobrinho acompanhada de Alencar Ulisses: Gostei bem e Otário
4. Eliana Nesme: Jornada em Dó e Jornada em Ré
5. Hanna Amim: Vem e Projeto 333
6. Coro de Extensão: Tom Jobim e Vinícius de Moraes: Canta, canta mais
7. Coro de Extensão: Martinho da Vila: Canta, canta minha gente
Local: Udefinho

 

Leia também:

>> FCE e FGA completam 14 anos

>> Série de atividades promove saúde e bem-estar durante a Semana Universitária

>> Encontro de Extensionistas terá batalha de rap e apresentação de produtos

>> Reitora dialoga com servidores do prédios residenciais da UnB

>> Medidas garantem segurança da comunidade acadêmica

>> UnBTV lança série para eleições 2022

>> Câmara Legislativa promove sessão solene pelos 60 anos da UnB

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.