APROVEITE!

Retorno do Congresso de Iniciação Científica da UnB e do DF à programação e reabertura da Casa Niemeyer são alguns dos destaques. Temas da contemporaneidade também estarão em voga

Congresso de Iniciação Científica da UnB e do DF atrairá público acadêmico ao campus Darcy Ribeiro na Semana Universitária para exposição de projetos. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB


O principal evento anual da Universidade de Brasília está prestes a começar. De 25 a 29 de setembro, a 23ª Semana Universitária (Semuni) irá movimentar os quatro campi da instituição e proporcionar a acadêmicos e comunidade do Distrito Federal a vivência do melhor que a UnB oferece no ensino, na pesquisa e na extensão. Além de incluir novidades na programação científica e cultural, a edição fomenta o debate sobre assuntos diversos da atualidade. Antes da abertura oficial na segunda (25), uma corrida pelo campus Darcy Ribeiro no domingo (24) dá a largada na programação.

>> Quer participar da Semuni? Acesse a programação

A decana de Extensão, Olgamir Amancia, reforça que este ano houve uma indução mais assertiva para oferta de atividades noturnas, de forma a favorecer a participação de estudantes de cursos deste período. "O edital da Semuni 2023 fortaleceu as unidades que propuseram ações também no turno da noite. A qualidade que perseguimos com a indissociabilidade do ensino, da extensão e da pesquisa deve estar presente em toda a Universidade, seja nos campi ou nos diferentes turnos", enfatiza.

Desde 2020 realizado fora da Semuni, o Congresso de Iniciação Científica da UnB e do DF volta à programação. Estudantes de graduação poderão divulgar suas pesquisas nas diversas áreas do conhecimento, no Centro Comunitário Athos Bulcão, de 27 a 29 deste mês.

“Este ano, haverá uma novidade, que é um balcão de exposição de produtos da iniciação científica e da extensão, o que vai ultrapassar o formato de apresentação de projetos em banners”, revela o diretor técnico de Extensão, Alexandre Pilati.

A expectativa é também aproximar os estudantes da educação básica da ciência produzida pelos graduandos, com a inclusão da Mostra Científica no percurso de visitação à UnB pelas escolas. A abertura do Congresso será no dia 26, às 15h, no Centro Universitário UDF.

Diálogo entre estudantes será incentivado em nova dinâmica do Encontro de Extensionistas. Foto: André Gomes/Secom UnB


DINÂMICA INÉDITA – O protagonismo discente também ganha espaço no Encontro de Estudantes Extensionistas, momento em que graduandos compartilham suas experiências na participação de projetos de extensão. A quinta edição ocorre na terça-feira (26), das 8h às 18h, no Bloco de Salas de Aula Sul (BSA Sul), campus Darcy Ribeiro, Asa Norte.

Desta vez, a apresentação de pôsteres dá lugar a outros formatos de participação mais interativos: o relato de experiência, a comunicação oral, além da dinâmica World Café, inédita no evento. A última é um processo participativo e criativo por meio de diálogos que trabalha a diversidade e a complexidade no grupo, bem como a inteligência coletiva.

“O World Café, que é uma metodologia que gera conversa e interação entre os participantes, é mais interessante para a troca de experiências entre estudantes extensionistas, o enriquecimento da perspectiva sobre a atuação deles na extensão e também o fortalecimento da rede de extensão da UnB”, explica Pilati.

RETOMADA – A Semuni também terá um dia dedicado à promoção da cultura e da arte. A Quinta Cultural, no dia 28, será marcada pela reabertura da Casa Niemeyer ao público. Uma das casas de cultura do Decanato de Extensão (DEX), o espaço histórico, projetado pelo célebre arquiteto de Brasília Oscar Niemeyer, interrompeu suas atividades presenciais em 2020, devido à pandemia.

"Nós vamos trabalhar ali com algumas oficinas e, especialmente, recebendo escolas da região do Gama e das proximidades da Casa de Niemeyer, para que a gente possa criar um vínculo com os estudantes e abrir esse espaço à visitação pública de escolas", comenta Alexandre Pilati.

Estudantes de 30 instituições do ensino básico passarão pelo local para participar de atividades educativas e culturais, além de interagir com os projetos de extensão vinculados ao espaço.

>> Confira outras novidades da Semuni e mais sobre a programação principal


DEBATES DA ATUALIDADE – Atividades com especialistas de diferentes áreas também estimulam o intercâmbio do conhecimento na Semuni.

Historiadora Lilia Schwarcz discute branquitude em conferência da Semuni, no dia 27 de setembro. Foto: Leonor Calasans/IEA USP


A historiadora, antropóloga e professora da Universidade de São Paulo (USP) Lilia Schwarcz ministra conferência com o tema Imagens da branquitude: sobre a presença da ausência na quarta-feira (27), às 18h, no auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), campus Darcy Ribeiro. Ela é autora do livro Sobre o Autoritarismo Brasileiro, lançado em 2019, que discute as raízes e o impacto da configuração do processo autoritário no Brasil.

Discutir os desafios para fortalecer as ações de promoção e prevenção em saúde, com a participação da comunidade, no contexto atual de reconstrução das políticas de saúde e de educação, e estimular a troca de experiências de extensão na temática. Esta é a proposta do II Seminário Integrador PNVS Comunidade, que reunirá participantes do Programa de Extensão para a Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde do SUS e a Participação da Comunidade no dia 29 de setembro, das 8h às 16h30, no Anfiteatro 10 do Insituto Central de Ciências (ICC) Sul, campus Darcy Ribeiro.

O evento é promovido no âmbito da primeira etapa do programa, coordenado pelo DEX em parceria com o Ministério da Saúde (MS), o Sistema Único de Saúde (SUS), o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

A temática da saúde também estará em pauta no encerramento da Semuni na sexta-feira (29), às 17h, no Anfiteatro 9 do ICC. A secretária de Saúde Digital do MS, Ana Estela Haddad, e a diretora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília, Fabiana Damásio, analisarão a importância da luta pela saúde pública no Brasil e seu papel na construção de uma nova etapa da democracia no país. A participação das mulheres neste processo também estará em foco.

A UM CLIQUE – Quer saber mais sobre a Semana Universitária? Acompanhe os perfis oficiais da UnB (@unb_oficial) e do Decanato de Extensão (@extensaounb) no Instagram. Informações também circularão no UnBNotícias e no site do DEX. Confira e participe! 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.